Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 27 de julho de 2015

UVA, URCA E UECE - Gonzaga Mota- professor e escritor

UVA, URCA E UECE
 
É sempre saudável, nesta época de tanto fisiologismo, relembrar para alguns e mostrar para outros a atitude digna de um homem símbolo dos cearenses. Trata-se do “reitor dos reitores”, o engenheiro de várias Universidades, professor Antonio Martins Filho. Quando assumi o Governo do Estado do Ceará(1983), formando com cautela a equipe de auxiliares, recebi a visita do eminente mestre. Com respeito e honrado, perguntei-lhe:  em que posso ser útil ao senhor? De forma objetiva e afável respondeu-me: gostaria de “ser seu Secretário sem pasta e sem vencimentos”. Tomei um susto,   fui dominado por uma nervosa alegria, e falei que êle merecia era ocupar a cadeira de governador. No entanto, ressaltou que haveria reciprocidade, pois eu teria de apoiá-lo na concretização de três objetivos: dar condições ao padre Sodoc de Araújo para que a UVA fosse estadualizada, vez que seria extinta, pela legislação federal, por ser uma autarquia municipal; criar a URCA e melhorar as condições de funcionamento da UECE. Fiquei emocionado, levantei-me, contornei a mesa de reunião e lhe dei um abraço de agradecimento. Não tive dúvidas, concordei com as três propostas: o senhor terá todas as condições necessárias. Apesar da idade, sem nenhuma vantagem financeira ou de qualquer outra natureza, não mediu esforços, alcançando o que pretendia. Ah, se tivéssemos outros Martins Filho, não só no Ceará, mas no Brasil. P.S. Meu estimado prefeito Roberto Claudio e nobres vereadores de Fortaleza, por que não chamar de Martins Filho a Avenida da Universidade? Justa homenagem.
Gonzaga Mota- professor e escritor

Nenhum comentário: