Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 14 de julho de 2015

Aprovado título de professor emérito para José Linhares Filho e Tarcísio Pequeno



Aprovado título de professor emérito para José Linhares Filho e Tarcísio Pequeno

Em reunião na manhã desta segunda-feira (13), o Conselho Universitário (Consuni) da UFC aprovou a concessão de título de professor emérito ao Prof. José Linhares Filho, docente aposentado do Departamento de Letras Vernáculas, e ao Prof. Tarcísio Pequeno, docente aposentado do Departamento de Computação.

Professor Emérito é o título honorífico atribuído ao docente aposentado da Universidade que tenha se distinguido com ações relevantes e dedicação integral ao ensino, pesquisa ou extensão ao longo de sua carreira.

SOBRE OS HOMENAGEADOS – José Linhares Filho graduou-se em Letras pela UFC em 1968. Obteve os títulos de mestre e doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor da UFC de 1969 a 2009, quando se aposentou como Professor Titular de Literatura Portuguesa, tendo assumido diversas funções ao longo desse período, inclusive coordenador da Casa de Cultura Portuguesa e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. Em 1980, tornou-se membro efetivo da Academia Cearense de Letras e da Associação Internacional de Lusitanistas. "Sua participação e presenças marcantes nos diversos fóruns onde atuou estão diretamente vinculadas ao nome da UFC, honrando essa Instituição", disse o Prof. Cássio de Aquino, relator da proposta de homenagem aprovada.

Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno graduou-se em Engenharia Civil pela UFC em 1970. Sua relação com a UFC, porém, vinha de antes, pois seu pai, Haroldo Cipriano Pequeno, foi docente da Escola de Agronomia e costumava levá-lo ao Campus durante as férias. Em 1971, Tarcísio ingressou como professor da UFC no Instituto de Física, que depois se tornou o Departamento de Física. Com destacados conhecimentos em computação, liderou a instalação do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da UFC, atual Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). Em 1981, tornou-se o primeiro doutor em computação do Ceará e, em 1985, criou o curso de graduação plena em Ciência da Computação na UFC. Aposentou-se da Instituição em 2007. "Foram 36 anos de extrema dedicação à sua área de atuação, tendo sua carreira acadêmica se identificado com o progresso da computação na UFC e no Estado do Ceará", disse a Profª Simone Borges, relatora da proposta. Atualmente, Tarcísio Pequeno é professor titular da Universidade de Fortaleza (Unifor) e presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza.

Fonte: Antônio Aritomar Barros, secretário executivo do Conselho Universitário – fone: 85 3366 7340

====

Reabertas inscrições para professor substituto de Física

Foram reabertas, nos dias 10, 13 e 14 de julho, as inscrições para seleção de professor substituto do Departamento de Física da UFC. O setor de estudo é "Física Geral / Ótica", com regime de trabalho de 20 horas semanais e remuneração de R$ 2.018,77.

Do candidato é exigido diploma de graduação. Mais informações sobre o processo seletivo devem ser vistas no Edital n° 134/2015 e na nota de reabertura correspondente, disponíveis no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC (http://bit.ly/1fkRuYF).

Fonte: Divisão de Planejamento e Movimentação de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – fone: 85 3366 7407


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – Fortaleza/CE – CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 – Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi


Nenhum comentário: