Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

NOVA POESIA BRASILEIRA: ALDRAVIA

NOVA POESIA BRASILEIRA: ALDRAVIA
 
Teresinka Pereira – Ohio - EUA
Doutora em Filosofia e Línguas Neo-Latinas da University of New México, USA.
Presidente da Associação Internacional de Escritores e Artistas (IWA) com sede em Toledo, Estado de Ohio, nos Estados Unidos.
 
 
O livro de poemas CREPUSCULARES de Cecy Barbosa Campos vem provar mais uma vez que a Literatura Brasileira anda abrindo alas para uma nova era na história dapoesia. Os poetas aldravistas apareceram no interior colonial de Minas Gerais, em Mariana, na mesma região em que se tornaram famosos os poetas da Inconfidência Mineira, pioneiros da poesia revolucionária. Mas há uma grande diferença de estilo, porque os aldravistas ganham de qualquer expert em internet pela concisão do estilo, tema, estrutura e conteúdo do verso. Qualquer exemplo prova ser extraordinário, mas o poema de número 72, me provoca um prazer não só intelectual, mas também emocional e físico: Por isso o cito aqui:
72
floresta
subindo
morros
colore
meus
olhos
(p.47)
Os primeiros aldravistas de que tivemos notícia foram Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.B.Donadon-Leal e J.S.Ferreira. Eles lançaram aos leitores do Jornal Aldrava Cultural o “uso da metonímia como figura primordial da sua produção artística’, segundo J.B.Donadon-Leal, Doutor em Semiótica, que escreveu o prefácio para oCREPUSCULARES.
Alguns poemas do livro fazem menção aos heróis do passado literário, como o de número 101:
 
101
pedras
no
caminho
para
construir
castelos
(p. 62)
 
 
que se refere ao famoso poema “Pedra no Caminho” de Carlos Drummond de Andrade, e outros relembram o mundo do cinema artístico com Charles Chaplin, que o mundo inteiro conhece:
 
103
sorriso
chapliniano
denuncia
absurdo
da
vida
(p.63)
 
Isto conduz o leitor a reconhecer-se nesta poesia nova e ao mesmo tempo redentora de um passado ilustre e admirado.
Como diz no prefácio J.B.Donadon-Leal, o Aldravismo Mineiro foi criado no ano de 2000 e as aldravias (nova forma – nova poesia), em 2010 e nesses três anos de existência vem conquistando os poetas do mundo. Isto não acontece só pelo estilo breve do “poema composto de até seis versos univocabulares, com sintaxe paratática (por coordenação), livre de amarras que venham a implicar na limitação de interpretações, mas porque as aldravias são “poemas densos” e apresentam em sua perfeita forma “o máximo de poesia no mínimo de palavras”. Bom exemplo disso é o poema de número 76:
 
76
meus
olhos
tentando
segurar
a
paisagem
(p.49)
Sem o propósito de competir com a poesia japonesa concentrada do haicai ou do senryu, ou das formas da poesia internacional, o aldravismo tem ganhado na estética literária pela sua simplicidade racional: a poesia sendo considerada como uma continuação do pensamento, deve se iniciar os versos com letras minúsculas, observar a divisão de palavras-versos e a inexistência da pontuação. No livro CREPUSCULARES, a poeta Cecy Barbosa Campos, contribui com sua emoção e humanitarismo, como no poema de número 81, que apresentamos aqui para encerrar esta resenha:
 
81
súplica
de
carinho
com
olhar
canino
 




Dra. Teresinka Pereira nasceu no Brasil e tem residência nos Estados Unidos desde a época da ditadura militar no Brasil. É Presidente da Associação Internacional de Escritores e Artistas.
A diretoria da entidade é composta de diretores em diversos países como Rússia, Cuba, Estados Unidos, Turquia, Tunísia, Argélia, Coréia, Japão, entre outros. A entidade é também representada na UNESCO.
Entre as atividades da IWA estão as menções para o Prêmio Nobel da Paz e para o Prêmio Nobel de Literatura. A IWA apoia a liberdade de expressão e os direitos e liberdades da Declaração Universal dos Direitos do Homem para todos os povos.
A Associação Internacional de Escritores e Artistas (IWA) foi fundada em 1978, com sede em Toledo – estado de Ohio, nos Estados Unidos. Entre os seus membros estão escritores, artistas, editores e colecionadores de arte, além de ativistas culturais.
A IWA é a maior entidade literária e artística do mundo composta por mais de 1.600 membros. A presidente da IWA, Teresinka Pereira, mineira, naturalizada norte-americana.
 
 
Breve Currículo de Teresinka Pereira:
Recebeu da Ordem Soberana de Cavalaria de Malta São João de Jerusalém, o título hereditário de “Dama de Graça” em 1997. Recebeu também o grau nobiliário de Dama de Graça Magistral por ordem do Príncipe Grão Mestre Dom Waldemar Baroni Santos ( Brasil ), pelos seus méritos literários. Recebeu o Prêmio Nacional de Teatro do Brasil, e obteve o título de Poeto f the Year ( Poeta do Ano ) pela Canadian Society of Poets. Em 1989 foi eleita membro da Academia Norte-Americana da Língua Espanhola, correspondente da Real Academia Española. Em 1992 foi coroada com “Lauréis de Ouro” pela United Poets vLaureate International. Em 1994 recebeu o prêmio nacional da Editora Su-Se-Ru, na Coréia e na Grécia recebeu o Prêmio Cidade de Atenas. Em 1999 foi eleita Senadora e Embaixadora at Large do Parlamento Internacional de Segurança e Paz. Em 6 de outubro de 2002, recebeu o Prêmio Nacional “ Valores Universais da Humanidade” na Itália, e em 8 de dezembro, 2002, recebeu o título de Grande Oficial da Ordem Real da Coroa da Núbia, Federado à dupla Coroa Teocrática do Egito. Em 2003 recebeu a Medalha do ESTADO DA SICÍLIA no Palácio do Normanni, Republica Italiana. Teresinka foi nomeada candidata ao Prêmio Nobel em 2005, pela International Poetry Translation and Research Center. Em maio de 2005 ela recebeu a Medalha de Mérito da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Em 2005 recebeu a medalha Parlamentar “SERGIO VIEIRA DE MELO”, o Alto Comissionário da ONU morto num ataque terrorista em Baghdad em 2003. Recebeu o Prêmio Mundial de Poesia na China, em 2006. Em 2008 recebeu o título de Contessa di Santa Sofia de Heristal do Príncipe Don Giuseppe Benvenuto 1º Agatino Raddino de Gevaudan. Diploma “Luogotenente” ( Lieutenant ) from the Legione D’Onore alle Tombe dei Re di Sicília.
1-1973-Doutora em Filosofia e Línguas Neo-Latinas da University of New México, USA.
2-1997-Doutora Honoris Causa da University Simon Bolívar, na Colômbia.
3-1999-Professora Honoris Causa da Internacionale Akademie St. Lukas de Antuérpia.
4-2000-Doctor Honoris Causa / “Honorary of Philosophy in Humanities”, da International
Academy of Culture and Political Science da Moldova.
5-2001-Doutora Honoris Causa / ”Honorary Doctor of Philosophy in Humanities” da International Academy of Culture and Political Science, da Alemanha.
6-2002-Doutora em Ciências Políticas e Doutora Honoris Causa, da American International University of Paramaribo, Surimani.
7-2002-Doctor of Literature (Litt. D.), from the World Academy of Arts e Culture (WAAC). USA.
8-2002-Doctor Honoris Causa from The International Academy Saint Lukas at Antwerpen.
9-2003-attorney delegate in USA, from The Cambridge International University. ( Feb.25, 2003)

Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal 
Mestre em Letras - Estudos Literários pela UFV - Universidade Federal de Viçosa
 
Obras de arte 
 
 
Projetos de Incentivo à Leitura
 
Poesia Viva - a poesia bate à sua porta - Ponto Itinerante de Leiturahttp://pontoleituramariana.blogspot.com/
 
A Diversidade na leitura - haicais nos ambientes presencial e virtual
 
Jornal Aldrava Cultural -
 



--

Prezados participantes do 1° Concurso Internacional da ALACIB
Saudações literárias. A ALACIB (Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil) agradece a participação no I Concurso Internacional de Literatura. Informo-lhes que recebemos 1.346 inscrições. O resultado será divulgado no site:
www.jornalaldrava.com.br, na 2ª quinzena de dezembro de 2013.
A cerimônia de premiação está PREVISTA para o mês de fevereiro de 2014, 1ª sessão da ALACIB. 
Os vencedores serão informados com antecedência.
Obrigada!

Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Mestre em Letras - Estudos Literários pela UFV
Presidente da ALACIB
Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes


Obras de arte 
 
http://www.jornalaldrava.com.br/Doc/Catalogo_deia_dez_12a.pdf


(31) 8893-3779

Projetos de Incentivo à Leitura

Poesia Viva - a poesia bate à sua porta - Ponto Itinerante de Leitura
http://pontoleituramariana.blogspot.com/

A Diversidade na leitura - haicais nos ambientes presencial e virtual
http://sendahaicais.blogspot.com/

Jornal Aldrava Cultural -
www.jornalaldrava.com.br


Sonho V

Imagens são sonhos afetos
colam nas telas
nas fotografias
e lembram alguma coisa
de esculturação natural

imagens são sonhos afetos
a beijar uma superfície

Nenhum comentário: