Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 14 de dezembro de 2013

Encontro na UFC avaliará resultados do programa Territórios da Cidadania no Ceará


Encontro na UFC avaliará resultados do programa Territórios da Cidadania no Ceará

Será realizado na próxima segunda-feira (16), a partir das 8h30min, o I Encontro de Monitoramento e Avaliação de Territórios Rurais Cearenses, que promoverá um balanço e avaliará resultados do Programa Territórios da Cidadania no estado. O público-alvo são agricultores, profissionais da área e pesquisadores e estudantes que trabalham com temas relacionados ao setor rural.

O Territórios da Cidadania existe desde 2008, com 120 territórios reconhecidos pelo Governo Federal. Seu objetivo é promover o desenvolvimento econômico das localidades e universalizar programas básicos de cidadania, fazendo com que as políticas públicas para o ambiente rural convirjam e funcionem de forma sustentável.  No Ceará, o programa está nas seguintes regiões: Cariri, Inhamuns-Crateús, Sertão Central, Sertões de Canindé, Sobral e Vales do Curu e Aracatiaçu.

O Encontro, que tem apoio do Centro de Ciências Agrárias e do Observatório de Políticas Públicas da UFC, será realizado no auditório do Departamento de Zootecnia (Bloco 808, no Campus do Pici). As inscrições são feitas na hora, gratuitamente. Também apoiam o evento o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). 

Fonte: Felipe Arinézio, da coordenação do evento – fone: 85 8716 8734 

===========

Feira Estadual de Ciência e Cultura começa segunda-feira (16)

Com o intuito de ampliar o espaço para o desenvolvimento da curiosidade pela ciência, em suas dimensões histórica, social e cultural, a Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica da UFC, e Secretaria da Educação do Estado promovem, de segunda (16) a quinta-feira (19), a sétima edição da Feira Estadual de Ciência e Cultura do Ceará. 

Realizado no Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 – Meireles), o evento é gratuito e reunirá estudantes que tiveram projetos selecionados nas feiras regionais e municipais em uma das cinco categorias: Linguagens; Ciências da Natureza e Matemática; Ciências Humanas; Ciências Ambientais e Robótica Educacional. 

Às 14h de segunda-feira (16), haverá premiação dos melhores trabalhos expostos na III Feira Municipal de Ciência, Cultura e Arte de Fortaleza, realizada em novembro, no Campus do Pici da UFC. Às 18h, será iniciada a cerimônia de abertura da VII Feira Estadual de Ciência e Cultura, com apresentação de peça do Grupo de Teatro Científico da Seara da Ciência. Nos dias 17 e 18, as apresentações de trabalhos, bem como experimentos interativos da Seara da Ciência, estarão gratuitamente à disposição do público, das 9h às 17h. 

O encerramento do evento está previsto para quinta-feira (19), às 12h, com a premiação dos melhores trabalhos da VII Feira Estadual. 

Fonte: Prof. José Evangelista Moreira, coordenador da Seara da Ciência na Feira Estadual de Ciência e Cultura do Ceará – fone: 85 3366 9245 


===========

Seminário discutirá cobertura jornalística das manifestações de rua no Brasil

O grupo de pesquisa Mídia, Política e Cultura, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, encerrará as atividades do semestre 2013.2 com a realização do Seminário Comunicação, Poder e Cidadania, nos próximos dias 17, 18 e 19 de dezembro, no auditório do curso de graduação em História (Av. da Universidade 2762 – Benfica) na área 2 do Centro de Humanidades. O encontro debaterá trabalhos resultantes de pesquisa coletiva que o grupo vem realizando após a eclosão das manifestações de rua em todo o Brasil, as chamadas Jornadas de Junho.

No dia 17, às 14h, será exibido o filme Com Vandalismo, seguido de debate com os realizadores do filme. Trata-se de um documentário jornalístico produzido pelo Coletivo Nigéria sobre as manifestações de rua ocorridas em Fortaleza durante os meses de junho e julho de 2013. A exibição e o debate são abertos ao público e não exigem inscrição. A entrada obedecerá a capacidade do auditório.

Nos dias 18 e 19, serão apresentados, das 14h às 18h, os artigos  produzidos pelos participantes do grupo de pesquisa. Os trabalhos serão reunidos em publicação que está sendo elaborada e analisam desde as capas de jornais locais até a cobertura televisiva das manifestações em âmbito nacional. Outros extrapolam a área jornalística e analisam a utilização do humor apresentado nos cartazes expostos nas manifestações, como a ressignificação de slogans publicitários pelos movimentos sociais. 

Fonte: Profª Márcia Vidal, coordenadora do grupo de pesquisa Mídia, Política e Cultura ‒ fones: 85 3366 7708 / 3366 7718 / 3366 7712


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC 
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330


Nenhum comentário: