Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

domingo, 22 de dezembro de 2013

LEMBRANDO ALTAMIRO CARRILHO

Vicente Alencar

A música brasileira continua cada dia sendo cada dia mais desprestigiada pela maioria das nossas   estações de rádio AM e FM em nossa terra.

Grandes valores sejam, cantores, cantoras, instrumentistas, artistas de rádio, tv e teatro não são lembrados.  Simplesmente porque não faem parte do HOJE.

Num pais como o nosso que um neto não sabe nem o nome completo do avô da avó que morreu e está sendo sepultada (o) não se pode realmente exigir quase nada.

Principalmente se quisermos lembrar de um artista da estirpe de Altamiro Carrilho o grande poeta da flauta.  Um homem que começou a tocar aos cinco anos de idade com uma flauta feita de lata e que agradou a mais de 40 países do mundo por onde excursionou elevando cada vez mais a Música Popular Brasileira a verdadeira MPB e não o bando de baboseiras que atualmente se grava e se tenta "cantar" no Brasil.

São péssimas composições que somos obrigados a ouvir principalmente em estações de baixa categoria, onde o jabaculê (jabá) come de esmola para que se escute o que não presta.

Se forem feitos levantamentos dos últimos 20 anos, fatalmente você  encontrará  no máximo 20 músicas de sucesso que ficaram. Lamentavelmente uma média de um sucesso por ano. Quem quiser pode começar a pesquisar.

Atualmente contamos com um bando de Bandas Mambembes que vivem a mudar de nome para se manterem na "mídia" (como o termo é usado atualmente por pessoas quem nem sabem o que estão dizendo).

Altamiro Carrilho era aplaudido em todo o Brasil. Tive o prazer de acompanhar uma Noitada de Flauta no Teatro José de Alencar - que atualmente abre muito o pouco para um tipo de atividade assim -
quando ele lotou aquela Casa.

Lembrei de Altamiro por que se vivo estivesse teria completado ontem 89 anos pois nasceu em 21 de dezembro de 1924. tendo falecido em 15 de agosto de 2012. 

Nossas emissoras de rádio através de seus "programadores" não sabem quem foi Ernesto Nazaré, Donga, Silvio Caldas, Carlos Galhardo,
Lamartine Babo e tantos outros a exemplo de
Altamiro que cantando, executando ou mostrando a Música Popular Brasileira muito fizeram por ela.

Nos 40 países em que excursinou levando nosso choro, nosso chorinho, nosso samba e tantos ritmos nossos ao exterior o prezadissimo Altamiro Carrilho sempre foi aplaudido de pé, numa demonstração cabal e patente do domínio de ritmo que mantinha com o instrumento. E tocava em todos os tipos de flauta,   fosse ela  doce, cano longo, cano curto, de todas as maneiras.

Que Deus o tenha em sua morada tocando nossos maiores sucessos pois aqui pela terrinha ninguém lembrou-se de homenagea-lo.

Nenhum comentário: