Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Capes aumenta conceito de 17 programas de pós-graduação da UFC




Capes aumenta conceito de 17 programas de pós-graduação da UFC


Foi divulgada, na tarde desta terça-feira (10), a mais recente avaliação trienal dos programas de pós-graduação, referente a 2013, elaborada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação que gerencia a expansão da pós-graduação stricto sensu do País.

Na UFC, o destaque foi o aumento do conceito 5 para 6 dos programas de pós-graduação em  Engenharia Civil – Recursos Hídricos, Matemática e Ciências Médicas, igualando-se aos programas de pós-graduação em Física e Farmacologia, já detentores da nota 6, nível que indica desempenho equivalente ao alto padrão internacional. O conceito máximo da Capes é 7.

No total, 17 programas da UFC tiveram seu conceito melhorado em relação à avaliação anterior, de 2010. De conceito 3 para 4: Administração e Controladoria (Mestrado/Doutorado), Administração e Controladoria (Profissional), Avaliação de Políticas Públicas (Mestrado), Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Mestrado), Ciências Médicas (Mestrado) e Psicologia (Mestrado).

Houve aumento do conceito 4 para 5 em: Cirurgia (Mestrado/Doutorado), Economia (Mestrado e Doutorado), Geografia (Mestrado/Doutorado), Linguística (Mestrado/Doutorado), Ciências da Computação (Mestrado/Doutorado), Desenvolvimento e Meio Ambiente (Mestrado), Farmacologia (Profissional) e Microbiologia Médica (Mestrado/Doutorado).

Para acessar todos os dados da avaliação trienal 2013, basta acessar o site da Capes (avaliacaotrienal2013.capes.gov.br).

DADOS GERAIS – De acordo com a Capes, o Sistema Nacional de Pós-Graduação teve crescimento de aproximadamente 23% no último triênio. O desenvolvimento do sistema se deu em todas as regiões do Brasil, com destaque para a região Norte (40% de crescimento), seguida pelo Centro-Oeste, com 37%, e Nordeste, com 33%. Sul e Sudeste, regiões com maior número de programas de pós-graduação, tiveram crescimento de 25% e 14%, respectivamente.

Na avaliação trienal 2013, referente ao período de 2010 a 2012, foram analisados 3.337 programas de pós-graduação, que compreendem 5.082 cursos, sendo 2.893 de mestrado, 1.792 de doutorado e 397 de mestrado profissional.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

==================

Reitor participa do programa Rádio Debate desta sexta-feira (13); envie perguntas

O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, é o entrevistado do programa Rádio Debate, da Universitária FM (107,9 MHz), desta sexta-feira (13). No programa, que vai ao ar das 11h30min às 12h30min, o Reitor falará sobre diversos assuntos relacionados à administração da UFC, como a adesão dos hospitais da Instituição à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em novembro último; as resoluções sobre carreira docente que estão em debate na comunidade acadêmica; autonomia universitária; a decisão da UFC em ofertar, já em 2014, 50% de suas vagas de acordo com a chamada Lei de Cotas, entre outros assuntos.

Ouvintes podem participar enviando perguntas durante o programa, através do telefone (85) 3366 7474. O Rádio Debate poderá ser ouvido também, ao vivo, pelo site da Rádio Universitária FM (www.radiouniversitariafm.com.br).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

==================

Lançado novo site do Biotério Central da UFC 


Foi lançado o novo site do Biotério Central da UFC
(www.bioteriocentral.ufc.br), órgão técnico-administrativo que cria e mantém animais de laboratório (ratos e camundongos) destinados às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFC.

O Biotério Central foi constituído em junho de 1991 e produz animais do tipo convencional, como ratos (Rattus norvegicus) albinos da linhagem Wistar e camundongos (Mus musculus) albinos da linhagem Swiss, utilizados nas atividades de pesquisa e de ensino.

O BIOCEN-UFC promove o intercâmbio com outras instituições similares visando à difusão dos conhecimentos produzidos e o material disponível, além de documentar, catalogar e difundir toda a produção científica de relevância para a Ciência de Animais de Laboratório. Também dá apoio técnico e científico às pesquisas e estudos nas áreas Biológicas, Biomédicas e da Saúde.

Fonte: Erlon Cristiano Lavor Oliveira, biólogo e técnico de laboratório responsável pela produção de camundongos – fone: 85 3366 9828


==================

Livro sobre pedagogia organizacional será lançado nesta quinta

O Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, e a Escola de Gestão Pública lançam, nesta quinta-feira (12), o livro Pedagogia organizacional: gestão, avaliação e práticas educacionais.

A obra é uma coletânea de artigos de alunos da graduação em Pedagogia e em Administração, organizados pelos professores Marcos Lima e Gabrielle Marinho. O lançamento será realizado às 9h, na sala de reuniões do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação, e contará com a apresentação da Profª Simone Cunha (Unifor).

Fonte: Prof. Marcos Lima – fone: 85 3366.7677 / e-mail: marcos.a.lima@terra.com.br

---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV


Nenhum comentário: