Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 14 de dezembro de 2013

FORTALEZA AFLITA 14/12/2013



Nesta sexta-feira a tarde eu tive o desprazer de andar
a pé em algumas ruas do centro de minha Fortaleza 
querida que eu chamo desde 03 de novembro de 1997 quando lancei o Programa JORNAL DOS ESPORTES na assassinada
Rádio Dragão do Mar AM 690 de "Capital do Nordeste".

Querida por alguns comunicadoras, por alguns cronistas onde 
onde acredito que faço parte, como também lhe queriam bem Otacílio Colares, Antonio Girão Barroso, Ciro Colares, Carvalho Nogueira, César Coelho, Caio Cid e tantos outros, sem se falar no maior de todos há dezenas  e dezenas de anos Paula Ney autor do famoso poema.

Fortaleza hoje em seu Centro é um Dragão de horror. Eu que chamei há alguns anos a Praça do Escritor de "Catedral do Inferno" tenho que admitir que tudo piorou e não somente na Praça José de Alencar  onde  "o cão perdeu as botas". 

Quem  quiser tirar "a prova dos noves" vá de õnibus, no seu carro próprio ou de taxi até a Rua General Sampaio. A partir do quarteirão cruzamento com a Rua Pedro I, até o  seu final.  Você dificilmente andará pelas calçadas. Ente o "fio de pedra" e a parede dos prédios alí existentes, está  o  comércio de Rua. Não confundir com ambulantes que usam seus taboleiros.
Ambulante é uma coisa, vendedor de Rua é outra. É como Motoqueiro e Motociclista a diferença é grande   entre às duas classes.

Hoje os vendedores de Rua são terceirizados pelo Comércio das lojas que colocam seus produtos na Rua, na calçada, impedem a passagem das pessoas e aumentam seus lucros. Pagam um pequeno percentual aos "vendedores" e "o pau canta". Não existe fiscalização. É o verdadeiro MUNDO CÃO.

Se você cair na besteira de reclamar que não po andar, não pode passar o mínimo que vai ouvir é o seguinte: "você não é besta não!", "é o dono da rua" e outras e outras. Se insistir você apanha do vendedor ou de quem estiver com ele.

É o fimda picada! A Rua General Sampaio (depois eu falarei das outras) está um "sarapatel cru". Alí tudo é permitido e com o calor que está fazendo na Cidade tudo piora.

Qual a saída?  Não existe a primeira vista. Mas vocês sabem o que se deve fazer para acabar com isso.  Fortaleza não tem Prefeitura nem Prefeito é uma Cidade desorganizada, arrombada, perdida, entregue a sanha de comerciantes que não sabem o que é comercio. Apenas uma lição, ganhar dinheiro, nem que seja tomando, imitando o  Governo Oficial.

Fortaleza é uma BOMBA que pode explodir a qualquer momento. Só apelando para o Papa Francisco.

Vicente Alencar - Jornalista e Radialista, Administrador e Observador da Cidade.

Nenhum comentário: