Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

NOTICIAS ICCP 26/12/2013

INSTITUTO CEARENSE DE CULTURA
                 PORTUGUESA
   Fundada em 01 de junho de 1992


Noticias & Informações:

1. 
O presidente da União Brasileira de Trovadores -UBT secção de Fortaleza,  Jornalista Vicente Alencar informa a todos os Confrades e Confreiras que será guardado recesso no mês de janeiro e a UBT reunir-se-á somente em fevereiro.

2. 
LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES:
Livro: A UM SOPRO DO INFINITO.
Autor: Geraldo Menezes Barbosa.
Modo: Romance da vida real.
Ano de lançamento: 2007.
Editora: REALCE - Fortaleza - CE.

3.
O cearense Sam Alves que é radicado no exterior residindo 
nos EEUU foi o ganhador do programa A VOZ,  da Rede Globo de Televisão. Parabéns ao ganhador do concurso, pois ele fez questão de dizer que nasceu no Ceará. Não negou suas origens.

4.
O túnel que estão construindo na Praça Paulino Rocha, em frente ao Estádio Governador Plácido Castelo  (Castelão), que será palco de alguns jogos da próxima Copa do Mundo está com as obras paradas. Acredita-se que no dia da inauguração, realização do primeiro jogo, ainda pela manhã estarão concluindo as obras. Se terminarem...

5.
No próximo dia 1º de maio (2014) o aniversário de José de Alencar. Ele nasceu em 1829 e serão completados 185 anos. 
José de Alencar morreu no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1877 onde está sepultado.

6.
Entre os destaques da obra de José de Alencar o destaque para a Literatura Indigena com os livros Iracema, O Guarani e Ubirajara.

7. 
O Instituto Cearense de Cultura Portuguesa fará no mês de maio uma Sessão Especial em homenagem ao  aniversário de José de Alencar.

8. 
O centenário do escritor cearense José Maria MOREIRA CAMPOS terá seu centenário comemorado agora no mês de janeiro precisamente no dia 6 de janeiro. Ele nasceu em Senador Pompeu Cidade do interior cearense em 6 de janeiro 
de 1914.

9.
Numa roda onde se encontravam João Carlos Nunes, Hermenegildo Rios, Fernando de Alencar, entre outros o Jornalista Vicente Alencar comentava na noite de nascimento do Menino Deus sobre as enchentes no Sudeste e as secas  no Nordeste.  De repente ele lembrou de POMPEU BRASIL SOBRINHO Engenheiro pela Escola de Minas de Ouro Preto e que foi um grande nome das Letras cearenses.

Disse ele:  "Há 98 anos Pompeu Brasil Sobrinho escreveu uma obra denominada O PROBLEMA DAS SECAS NO CEARÁ. Foi publicada em 1916 após a famosa Seca do 15. Alguns anos depois Raquel de Queiroz escrevia O QUINZE. Mas de lá para cá foi feito muito pouco. A Seca existe mas pode muito bem ser controlada pelos homens, isto é, pelas autoridades. Ocorre porém que é mais comodo para grande parte da classe política mentir sempre, enganar sempre, pois isso é eleição certa, renovação de mandato. É uma pena mas é verdade.

Nenhum comentário: