Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

NOTICIA SBJC 25/12/2013

SOCIEDADE BRASILEIRA DE JORNALISTAS 
                 CORRESPONDENTES  
      Fundada em 10 de fevereiro de 2005.
                    Fortaleza - Ceará 


1. 
Lembremos o SIMBOLISMO:

"Para mim, as  palavras, como têm colorido e som 
têm do mesmo modo sabor" (Escritor e Jornalista
Cruz e Sousa.)

2.
Lembremos a NOTÍCIA:

"A notícia é o registro de nascimento do Fato. Como as pessoas, pode ser boa ou ruim" (Jornalista Vicente Alencar, Editor do CAFÉ LITERÁRIO.)

3.
José de Anchieta, que nasceu em Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha em 1534, tendo morrido no Espírito Santo em 1597 empresta seu nome ao Palácio do Governo na Capital capixaba, em Vitória).

Neste ano de 2014 serão comemorados os seus 480 anos de nascimento. 

Em Fortaleza o INSTITUTO CEARENSE DE CULTURA PORTUGUESA
fará um Seminário a respeito da Vida e da Obra de Anchieta, em apenas um dia, que será uma sexta-feira nos dois expedientes. A data ainda não foi confirmada pela direção da entidade literária.

4.
Continuam as agressões a Língua Portuguesa. No antigo Distrito de Messejana onde nasceu José de Alencar - o maior escritor brasileiro -
uma Loja grafa em sua placa; SKINA do Plástico quando o certo seria ESQUINA DO PLÁSTICO. Afinal SKINA não representa nenhum idioma, não é em ingles, nem em português, nem japonês. O que é então?

5.
Lembrando o cearense José Albano que integra a lista dos 10 melhores poetas da Língua Portuguesa:

AOS QUE SONHAM
Não se pode sonhar impunemente 
Um grande sonho pelo mundo afora
Porque o veneno humano não demora
Em corrompê-lo na íntima semente...

Olhando no alto a árvore excelente,
que os frutos de ouro explêndidos enflora,
O Sonhador não vê, e até ignora
a cilada rasteira da serpente

Queres sonhar? Defende-te em segredo,
E lembra, a cada instante e a cada dia,
O que sempre acontece e aconteceu:

Prometeu e o abutre no rochedo,
O Calvário do Filho de Maria
E a cicuta que Sócrates bebeu!

6.
A ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo tem como presidente na Regional do Ceará o Jornalista José Rangel. O Diretor Administrativo é o Jornalista Vicente Alencar
e o Secretário Geral é o Jornalista Antonio José de Oliveira.

7.
Para os que estão se programando para 2014: O dia 1º de março 
será o sábado de Carnaval que prosseguirá no Domingo (dia 2), segunda-feira (Dia 3), terça-feira (dia 4) quando ficará concluído
exceto em Salvador (BA) que terminará na quarta-feira de Cinzas (dia 5) ao meio dia com o encontro dos trios Elétricos no bairro do Bomfim.

8.
No Carnaval um dos melhores do Estado do Ceará se verifica em Camocim, - cidade onde nasceu o piloto brasileiro Euclides Pinto Martins, que empresta seu  nome do Aeroporto internacional de Fortaleza -  CE.

9.
O escritor José Telles - do Conselho de Cultura do Ideal Clube - informa que por todo o mês de janeiro, em data que ainda será anunciada, será lançado o livro POEMAS DE MESA deste ano de 2013.

10.
É sempre bom lembrar que no horário das 22 às 23 horas (ao vivo) pela Rádio Assunção Cearense- 620 AM, o Jornalista Vicente
Alencar apresenta nas noites se segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sexta-feira, quando não são feitas transmissões de futebol  o seu
PROGRAMA VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTE.
Pela INTERNET pode ser ouvida a emissora e o programa neste endereço; radioassuncaocearense.am

O Programa apresenta Notícias e informações culturais (1º bloco), uma música, Poesia em destaque (2º bloco), uma música: TROVAS (3º Bloco), uma música e A CRÔNICA DA NOITE (4º bloco). 

11.
A SOBRAMES - Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional do Ceará, a exemplo das demais entidades literárias cearenses não contará com reunião no mês de janeiro, voltando a fazê-lo somente em fevereiro. Dirige a SOBRAMES-CE a acadêmica Celina Corte Pinheiro.

12.
Um Feliz dia de Natal para todos os nossos amigos, conhecidos, leitores, confrades e confreiras, enfim um grande dia para a Humanidade sem esquecer-mos o ANIVERSARIANTE.

13.
Informativo de 25 de dezembro de 2013.
Responsáveis:
- Izete de Alencar.
- Fernando de Alencar.
- Vicente Alencar.

Nenhum comentário: