Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Maternidade-Escola comemora 50 anos nesta sexta-feira


Maternidade-Escola comemora 50 anos nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (13), a partir das 10h, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand celebra 50 anos de sua criação, com apresentação do coral da Santa Casa de Misericórdia, homenagens, exposição de fotos, contação de histórias e música ao vivo. Os festejos têm como tema "MEAC – 50 anos de crescimento: memórias e histórias de atenção à saúde da mulher e da criança", pois haverá oportunidade para usuários e colaboradores contarem, na ocasião, momentos vivenciados por eles na Maternidade.

A MEAC é uma maternidade terciária, atendendo à mulher em todas as fases de sua vida. Destaca-se pelo atendimento ao parto humanizado, com a presença de acompanhante de livre escolha, em salas individualizadas. De acordo com dados do último relatório, que compreende o período de janeiro até o final de outubro de 2013, a Maternidade realizou 28.802 consultas médicas, 1.379 consultas de enfermagem e 2.327 consultas em outras especialidades.

Com emergência aberta 24 horas, onde é realizado o acolhimento com classificação de risco, foram registrados, no mesmo período, 17.950 atendimentos de urgência, além de 1.660 partos normais, 1.691 cesarianas e 763 curetagens obstétricas ou ginecológicas. Até outubro último, haviam sido realizadas 2.963 cirurgias ginecológicas, mastológicas e obstétricas (incluindo as cesáreas).

Em relação aos exames complementares foram realizados 9.954 ultrassonografias, 5.241 exames citológicos ou a fresco do conteúdo vaginal, 245 punções ou biópsias mamárias e 2.006 cardiotocografias anteparto. Destaque-se, no ano em curso, a aquisição de um aparelho de ultrassonografia 4D.

A MEAC possui, no serviço de Neonatologia, duas unidades de terapia intensiva, com 21 leitos; duas unidades de cuidados intermediários neonatal convencional, com 30 leitos, e uma unidade de cuidados intermediários, método Canguru, com cinco leitos. Dispõe, ainda, de uma UTI Materna com quatro leitos.

Já o Banco de Leite Humano da Maternidade, no decorrer deste ano, realizou 15.389 exames no leite humano. Por suas ações de incentivo ao aleitamento materno, a MEAC é classificada como Hospital Amigo da Criança. Em decorrência das iniciativas desenvolvidas em relação às boas práticas ao parto e nascimento, foi indicada, recentemente, para ser um dos Centros de Apoio da Rede Cegonha, pelo Ministério da Saúde.

Como centro formador, a MEAC recebeu, em 2013, 646 estudantes da UFC em suas dependências. Além deles, 219 alunos de outras faculdades realizaram atividades na Instituição. Possui, ainda, Residência Médica nas áreas de Tocoginecologia (26 residentes), Neonatologia (12 residentes) e Mastologia (dois residentes), além da Residência Multiprofissional, hoje com 14 residentes.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing do Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8183 / e-mail: nim@huwc.ufc.br

============

Reitor recebe equipe masculina de basquete campeã dos 61º Jogos Universitários Brasileiros

A equipe masculina de basquete da UFC, campeã da categoria na segunda divisão dos 61º Jogos Universitários Brasileiros (JUB's), foi recebida, na manhã de hoje (12), pelo Reitor Jesualdo Farias para comemorar os resultados obtidos ao longo de 2013. O encontro contou com a presença do coordenador de Atividades Desportivas da UFC, Wildner Lins, e do técnico da seleção de basquete, Tancredo Menezes, além da equipe técnica e dos atletas vitoriosos.

O Reitor iniciou o encontro parabenizando os atletas e revelando a satisfação em receber "dentro de um curto prazo de investimento" resultados positivos obtidos pela equipe de basquete masculino em 2013. Ressaltando os crescentes investimentos na área do desporto com o aumento na oferta da Bolsa Atleta e reestruturação do parque desportivo, o Prof. Jesualdo Farias pontuou que o processo de investimento é irreversível, pois faz parte da política institucional da UFC. Jesualdo Farias destacou a importância em implantar uma resolução para que os alunos/atletas não sejam prejudicados em suas atividades acadêmicas ao representar a UFC nos diversos campeonatos.

O coordenador de Atividades Desportivas, Wildner Lins, ressaltou que "a criação da Bolsa Atleta – com valor equiparado ao das bolsas do CNPq – foi uma ação de gestão desportiva pioneira dentro das instituições federais de ensino superior", colocando a UFC como referência para outras instituições públicas de ensino.

O capitão do time, Edgar Lassance, agradeceu o apoio da Universidade ao time e falou do papel do desporto no processo de integração social, que, dentro da UFC, "possibilita a construção de laços fraternos dentro das equipes e a construção de amizades sólidas entre estudantes oriundos das mais diversas realidades sociais", disse.

O técnico Tancredo Menezes desempenha suas atividades de forma voluntária e é um dos responsáveis pelo processo de reestruturação do basquete da UFC. De acordo com ele, "o título é reflexo do resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há três anos". Ele apontou como objetivos para 2014 a vitória nos Jogos Universitários Cearenses (JUC's) e na primeira divisão dos JUB’s.

O time de basquete masculino da UFC figura hoje entre os 10 melhores times universitários do País, ocupando o 7º lugar no Ranking da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Neste ano, a seleção de basquete sagrou-se vitoriosa nos JUC's; obteve o vice-campeonato brasileiro (divisão única) de Basquete 3x3, ocorrido em Salvador (BA), e encerrou o ano com o acesso para a 1ª divisão do basquete universitário ao conquistar a vitória nos 61º JUB's.

Fonte: Wildner Lins, Coordenador de Atividades Desportivas – fone: 85 3366 7871


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV


Nenhum comentário: