Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O DIA DOS PAIS - Vicente Alencar

O DIA DOS PAIS
Vicente Alencar
(Presidente da UBT-FORTALEZA)

Comemorar o Dia dos Pais, não tão lembrado como o Dia das Mães, no segundo domingo de maio, tem, também, o seu prestígio e, pode se constituir num momento importante dentro da família. O Pai, sempre, tem a sua presença muito discutida. Você pode até não saber quem é seu Pai, pode até ter dúvidas quanto à paternidade. E, é, justamente, aí que reside a diferença nas comemorações das datas de Dia dos Pais e Dia das Mães. Em qualquer circunstância, todas as pessoas tem Mãe, 99 por cento a conhecem, mas, quanto ao pai, já podemos encontrar reservas.

Muitos são aqueles que são pais, e que às vezes, nem sempre sabem se o são ou se o foram! Em muitos casos de romances difíceis ou amores furtivos, a presença do Pai não é, exatamente, aquela que um casal normal, ou seja, com uma união celebrada, em qualquer religião ou cartório, junto ao Juiz de Paz, tenha sido completada, exista de fato.

Ocorrem casos em que a noite do amor, ocorrida sem que nenhum dois dois soubessem que viria a acontecer, ou seja, chegou, viveu, sentiu, nunca mais se viu. Nestes casos, o Pai nem sabe se foi Pai, mas a Mãe sabe que foi Mãe. Ocorre, também, 
que pode desconhecer o Pai, não sabendo nem o seu nome, nem o seu destino, de onde veio nem para onde foi. Você pode achar que é difícil de acontecer? De ocorrer? Não, não é, de maneira alguma.

Existem os pais que, simplesmente, nem mesmo sabem da existência do filho. Existem pais, apenas, biológicos, que nunca foram informados que nasceu seu filho. Existem os pais que nunca saberão quem foi seu filho, pois, a Mãe, simplesmente, ignora o acontecido e não seria, depois, de tanto tempo, que iria reabrir a questão.

Mas, existem também, os pais que são dedicados, que procuram atender ao filho, desde o seu nascimento, sentindo orgulho do seu rebento, daquele que fará seguir pelo futuro, o que plantou,
o que conseguiu e o que acha que é certo.

ser Pai é difícil! Arcar com todas as atribuições, desde a gestação ate um dia em que não se sabe qual, quando os filhos seguem em frente e lhe dão netos. Os filhos dos seus filhos. Aí, o Pai que, durante toda a vida desdobrou-se para lhe proporcionar uma vida saudável, da saúde aos estudos, dos respeito à ética, do abraço a palavra de carinho, reconhece que, durante toda a sua vida, fez o certo e colocou no mundo uma família honrada.

No Dia dos Pais, sempre, no segundo domingo de agosto, a nossa Mensagem de atenção a todos os Pais, na certeza de que cada um deles, procurando acertar e fazer o melhor por seus filhos e sua família, muito podem colaborar para com o crescimento de todos, mesmo num país tão mal vestido, tal mal dirigido e tão desorganizado como o nosso. Parabéns, a todos os Pais do Ceará e do Brasil, neste dia que é dedicado a todos eles.

Fortaleza, CE, 09 de agosto de 2015, 2º domingo de agosto.

Nenhum comentário: