Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ministra participa do lançamento da maior pesquisa da AL sobre violência doméstica



Ministra participa do lançamento da maior pesquisa da AL sobre violência doméstica

Convênio para execução da pesquisa sobre as condições socioeconômicas e a violência doméstica e familiar contra a mulher será assinado quarta-feira (26), às 17h, entre a UFC e o Instituto Maria da Penha, na presença da Ministra de Estado da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira.

A ativista Maria da Penha também participará do ato. A pesquisa é coordenada pelo Prof. José Raimundo Carvalho, do Curso de Pós-graduação em Economia (CAEN) da UFC. A solenidade será realizada às 17h, no auditório do Palácio da Abolição (Rua Silva Paulet, 400, Meireles).

Serão mais de 30 mil famílias pesquisadas, nas nove capitais nordestinas, durante dois anos, o que constituirá o maior estudo sobre o tema na América Latina. "É um projeto de pesquisa pioneiro que vai coletar a melhor base de dados para se estudar violência doméstica no nosso País. Várias perspectivas teóricas vão ser contempladas, como criminológica, sociológica, econômica, de direitos humanos e de saúde pública, dentro de um contexto de uma metodologia científica de coleta de dados e acompanhamento longitudinal dessas famílias", diz o pesquisador.

Imagem: Prof. José Raimundo Carvalho pesquisará 30 mil famílias (Foto: Ribamar Neto)"Quando tivermos essa primeira onda de base de dados, já a partir do primeiro ano, vamos conseguir diagnosticar, de uma maneira mais precisa, como é a violência doméstica, em que nível ela está no Brasil", completa.

Toda a diversidade econômica, cultural e social do povo brasileiro estará presente na pesquisa: diferentes grupos étnicos, de faixas de renda, educacionais e religiosos. Casais homoafetivos femininos e mães solteiras que sofram violência física ou psicológica de atuais ou ex-companheiros integram também o trabalho.

Para a ativista Maria da Penha, é necessário que seja feita a sensibilização dos gestores para criar as condições em que cada mulher, no seu município, possa denunciar os casos de violência. "Isso ainda não temos e essa pesquisa, com certeza, vai mostrar a gravidade da presença da violência doméstica na estrutura dos Estados do Nordeste".

Na ocasião, será renovado convênio de colaboração técnica entre a UFC e o Instituto Maria da Penha, ativo desde 2012. Uma parceria que "sem dúvida damos todo apoio e que nos traz a oportunidade, do ponto de vista institucional, de fortalecer esse tema dentro dos nossos processos de formação", avalia o Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, um dos signatários do documento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC  – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332

----
Eleições para diretores e vice-diretores da UFC serão realizadas nesta quarta-feira

Na próxima quarta-feira (26), a partir das 8h, acontecerão as eleições para diretores e vice-diretores das Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Ceará. O processo de escolha foi regulamentado pela Resolução nº 34/CONSUNI (http://is.gd/OuLjFG), aprovada pelo Conselho Universitário no dia 13 de julho de 2015. As chapas se inscreveram no dia 7 de agosto e os atuais mandatos serão concluídos no dia 20 de outubro de 2015.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332

----
Empresa júnior de Agronomia realiza oficina de cultivo de hortaliças, no sábado (29)

A empresa júnior Agronômica, do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), está com inscrições abertas para oficina de cultivo de hortaliças em pequenos espaços.

A proposta é estimular hábitos alimentares mais saudáveis e ainda proporcionar economia na hora das compras, aproveitando-se materiais recicláveis para a produção de pequenas hortas em casa ou no trabalho.

A oficina, voltada para os públicos interno e externo da UFC, será no próximo sábado (29), às 8h, na sede da Agronômica (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, bloco 808, anexo ao Laboratório das Sementes). As inscrições podem ser feitas pela Internet, preenchendo-se o formulário eletrônico (https://goo.gl/zWfyrF). Não há prazo para se inscrever e os interessados poderão fazê-lo mesmo após o dia 29, pois, de acordo com a demanda, haverá novas turmas.

Também é possível se inscrever por telefone, através dos seguintes números: (85) 98520 8640 e 99701 0427. O investimento é de R$ 30,00.

Mais informações na página da empresa júnior no Facebook (http://is.gd/ZxmD3i).

Fonte: Eliete Reis, vice-presidente da Agronômica – fone: 85 98520 8640

---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – Fortaleza/CE – CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 – Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi

Nenhum comentário: