Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 846

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 846.
2ª FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2015.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL.
AMÉRICA DO SUL.
Nós somos sul-americanos.
Estamos na fase da Lua - quarto minguante (Não é bom parara cortar cabelos).
São passados 222 dias do ano. Faltam 143 para o ano chegar AO FIM.

"Plante uma árvore em frente a sua casa ou, junto ao edifício onde você mora. Colabore com a melhoria do clima do Estado do Ceará. Mia árvores, mais oxigênio". (Jornalista Vicente Alencar).

"Criuticar não é ser contra. Se você critica as coisas erradas, no Brasil, você está colaborando, decisivamente para que os problemas sejam vistos e resolvidos. A crítica daquilo que está errado é construtiva". (Professor Cesar de Queiroz).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO - Começará dia 13, prosseguirá dia 14, concluindo-se no dia 25 deste mês, o IV Congresso Brasileiro de Sistema Nervoso Periférico, a se realizar no Instituto Médico Legal e no Hotel Sonata de Iracema.

O evento corresponde à atividade mais importante do Departamento de Nervos Periféricos, da Sociedade Brasileira dse Neurocirurgia e, estudará dentre outros assuntos, o angustiante problema das lesões dos nervos periféricos, que aparecem em 40 por cento dos acidentes de trânsito, deixando sequelas graves, inclusive, a incapacidade definitiva.

O Congresso será presidido pelo médiuco cearense, de projeção internacional, Flávio Leitão Filho que, por sinal, será o presidente do conclave, em nossa Capital.

O Congresso contará com,  nada menos que 46 palestras. Dois conferencistas, de renome internacional, estão sendo aguardados com muita atenção: Gregor Antoniadis, da Alemanha e Mariano Socolovsky, da Argentina.

No dia 13 haverá Curso Prático, será aberto com o Professor Gregor Antoniadis, que dissertará sobre "Anatomia do Túnel do Carpo", logo às 8 da manhã.

Às 8h30min haverá um outro curso intitulado "Anatomia do Sulco Cubital". com o professor Mário Siqueira, seguindo-se a programação normal.

A abertura oficial do evento será, por volta das 20 horas. no Sonata Hotel, com a presença de convidados, de todo o Brasil e do exterior, num certame que coloca o Ceará em alto patamar, mo mundo médico, naquele dia o maior destaque das três Américas, no âmbito da Saúde. 

PRAÇA CAPISTRANO DE ABREU
Sendo membros da Sociedade Cearense de Geografia e História, vez por outra, sou procurado por alunos, interessados em saber alguma informação sobre nossa Fortaleza ou, nosso Estado.

Assim sendo, dois alunos, Fábio de Castro Moreira e Francisco Ernane Rocha Rodrigues, me perguntaram sobre se é verdade que, em Fortaleza, existe a Praça Capistrano de Abreu, que eles "ouviram falar", mas, não tinham certeza.

Como nós, educadores, não devemos deixar perguntas sem respostas, nos dispusemos a dar, imediatamente, a informação:

A Praça Capistrano de Abreu, em Fortaleza, é o nome oficial, da conhecida Praça da Lagoinha, que se localiza no cruzamento da Av. do Imperador  com Rua Guilherme Rocha, e Avenida Tristão Gonçalves, tendo, ao lado, o Hospital e Maternidade César Cals, e a Casa de Saúde São Lucas.

Chamou-se, há alguns anos, Praça Coronel Teodorico e 16 de Novembro, além de Comendador Teodorico. A sua demarcação dista de muitos anos, pois, em 1859 havia ali uma pequena lagoa, que foi aterrada, em virtude da grande quantidade de lixo que ali se acumulava. Daí a origem de sua denominação que, perdura até hoje.

Também, durante muitos anos,  eixistiu na Praça belo Chafariz que, posteriormente foi transferido para a Av. da Universidade esquina com Av.  13 de maio e, atualmente, se encontra na Praça Murillo Borges, em frente ao antigo edifício Raul Barbosa, que foi sede do Banco do Nordeste do Brasil, hoje Justiça Federal. Núcleo Presidente Castello Branco. Por sinal, o Chafariz vem sendo muito castigado, por vadios e desocupados, que teimam em ocupar aquele local.

PALESTRA NO "SEMEANDO CULTURA" - SOBRAMES-CE - O Seminário Semeando Cultura, promovido pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-SOBRAMES-CE prosseguirá à noite de hoje, segunda feira, dia 10 de agosto, no Espaço Cultural Dra. Nilza dos reis saraiva, Av. Rui Barbosa, 1880, vizinho à sede da entidade. O palestrante da noite será o Dr. Dalgimar Bezerra de Meneses, que se reportará ao tema "A Vida é breve".

Todos os membros da SOBRAMES-CE, integrantes de outras associações, Institutos e Academias, amigos do palestrante e o público, em geral, são convidados para comparecerem ao evento.

O BRASIL PRECISA DE UMA MELHOR EDUCAÇÃO E UMA MELHOR SAÚDE PÚBLICA.

CRONOLOGIA DO UNIVERSO TEIXEIRIANO
O radialista e poeta Pedro Sampaio, integrante dos
quadros da Rádio CIDADE AM - 860, lançará, no próximo dia 29 de agosto, a partir das 19h30min, no Náutico Atlético Cearense, seu novo livro, intitulado "Cronologia do Universo Teixeiriano - O nosso doutor do baião".

Trata-se de uma homenagem

Trata-se de uma homenagem ao iguatuense Humberto Teixeira, um dos maiores compositores do Brasil, imortalizado na voz de Luiz Gonzaga, O Rei do Baião. Ambos compuseram, durante anos, uma dupla famosa, que introduziu o baião em todos os salões do Brasil.

Acadêmicos Vicente Alencar e josé Feliciano de Carvalho. Nomes da Academia Cearense de Retórica

________________________________________
UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES.
 Reuniões no primeiro sábado de cada mês.
Das 10 às 12 horas.
Local: Academia Cearense de Letras.
(Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1)
Centro - Fortaleza - Ceará.
________________________________________


LIVRO: MEU PERCURSO NA UNIVERSIDADE.
EDITORA: IMPRECE.
AUTOR: ANTONIO DE ALBUQUERQUE SOUSA FILHO.
PROJETO GRÁFICO E CAPA: GERALDO JESUÍNO.
ANO: 2014.

Nenhum comentário: