Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 14 de abril de 2014

JORNAL DO VICENTE ALENCAR Nº 623

JORNAL DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 623.
SEGUNDA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2014.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL.

Estamos presentes em todos os países onde se fala ou se adota a Língua Portuguesa.

Estamos no 104º dia d ano, faltam 261  para 2014 acabar.

SANTOS DO DIA:

* Lamberto. 
* Donina.
* Próculo.

Comemoramos hojeo DIA DO PAN-AMERICANISMO.

PENSE:

"Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje"
(Provérbio chinês).

FORTALEZA - A CAPITAL BRASILEIRA DO ARTESANATO.

LITERATURA E JORNALISMO
A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo a convite da Delegação Europeia no Brasil, compareceu ao Seminário Conjunto sobre Pesquisa e Inovação entre a Europa e o Estado do Ceará, no auditório Paulo Petrola da Universidade Estadual do Ceará-UECE, evento promovido pela Secretareia de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Ceará, e aquela Casa de Ensino Superior.

O evento abordou a importância do intercâmbio de tecnologia entre o Brasil e os países da Comunidade Europeia, no caso do Ceará, mais especificamente, com foco em desafios e oportunidades de negócios no campo da exploração de energias renováveis.

A MOTO MATA - O veículo MOTO é o maior agente de mortes, acidente e crimes de pistolagem no Brasil. Ao adquirir uma MOTO você está comprando uma montanha
de problemas.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES

LIVRO: Medicina, meu Humor!
AUTOR: Marcelo Gurgel. 
EDITORA: Expressão Gráfica.
ANO: 2012.

LIVRO: A PRAÇA DO CARMO, MINHA AMIGA.
AUTOR: Francisco Edmilson Pinheiro (+)
EDITORA: Do Autor.
ANO: 1989.

LIVRO: SONETOS
AUTOR: Jorge Tufic (acreano de nascimento e radicado no Ceará).
EDITORA: UFC.
ANO: 2000.

LIVRO: PADRE MORORÓ: O Político e o Jornalista.
AUTOR: João Alfredo de Sousa Montenegro.
EDITORA: ACI. 
ANO: 1985.

LIVRO: TRÊS MOMENTOS DE REBECA E OUTROS SONETOS.
AUTOR: Wilson Fernandes.
EDITORA: ACM INFORMÁTICA.
ANO: 1997.

RECORDANDO E LEMBRANDO
Em 14 de abril de 1824, portanto há 190 anos, o Ceará assistiu a deposição de Tristão Gonçalves  e Pereira Filgueiras pela Câmara, em Fortaleza, dentro das pelejas da Confederação do Equador.

Compareça as reuniões da Sociedade Cearense de Geografia e História as 16 horas do dia 16 de cada mês na sede da Academia Cearense de Letras, Palácio da Luz, Rua do Rosário, 1.

ROTARY CENTENÁRIO
Sob a presidencia de Marne Lins o Rotary Clube Fortaleza Centenário reuniu-se na última sexta-feira. A Arquiteta Sandra Viana foi a conferencista da tarde e como convidados especiais estiveram presentes Dimas José de Oliveira e Dimas José de Oliveira Junior, do Rotary Clube de Londrina-PR.

CIGARRO - CEIFANDO VIDAS DIA A DIA. O grande agente do câncer de pulmão nos seres humanos.

LADROAGEM CONTINUA
O percentual é menor que dez por cento mas existe. 9 (nove) postos de combustíveis que estavam fraldando os clientes foram autuados pelos peritos do DECOM e da ANP em Fortaleza, na última sexta-feira entre os 120 que  atuam na Cidade. Lamentável que estas práticas continuem numa cidade onde as pessoas tem tantas dificuldades para manterem seus veículos. Furto é furto e roubo é roubo em quase todo o Brasil. 

SEM MARCAÇÃO
Não se sabe a quem reclamar pois o "jogo de empurra" é muito grande. Porém podemos registrar a insatisfação dos fortalezenses que pagam caros impostos para trafegarem em vias melhores. 

Por exemplo: A Av. Barão de Studart em toda a sua extensão não conta mais com as marcações no asfalto nas cores brancas e amarelas. Também nas esquinas as passagens de pedestres estão apagados. Uma pena! E vejam lá, nós somos uma Cidade de espírito turístico. Porém é o que estamos vendo negativamente. Alô moçada que cuida da cidade, trabalhe!

POETISA DE OCARA

Sócia efetiva da UBT Fortaleza e dirigente da UBT de Ocara a poetisa Artemiza Correia vem de publicar o poema que segue:

PRE-MODERNISMO

Nasci nas agitações sociais
criei-me no café-com-leite.
Não tenho estilo definido
tenho propostas inovadoras
dentro da realidade brasileira.

Uma linguagem simples, coloquial,
Sou o Brasil regional
do subúrbio e do marginalizado!

Tenho ligações políticas - econômicas e sociais
Das décadas de transições.

Tenho Augusto que é dos Anjos.
Tenho Cunha e Barreto
Lobato e Graça Aranha.

Nasci depois do simbolismo
Vivi 22 anos e sobrevivo a tudo

Não morri em Canudos
Eu sou o pré-modernismo.

MOTO - A MOTO MATA NÃO ESQUEÇA.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES

Livro: CASCAVEL 300 ANOS.
Editora:  GRÁFICA UNIFOR.
Autores: Antonio Manuel de Sousa (Barão),
               Evânio Dias Bessa.
               José Nélson Bessa Maia.
               Osvaldo Benício Sampaio.
Ano: 1994.

Livro: RETALHOS DO COTIDIANO.
Autor: JOSÉ ARTUR DE CARVALHO.
Editora: HENRIQUETA GALENO.
Ano: 1982.

Livro: POESIA QUASE PERDIDA.
Autor: EDGAR DE ALENCAR.
Editora: ARTENOVA S.A.
Ano: 1973.

Livro: TRÁGICOS DESTINOS.
Autor: ANTENOR GOMES DE BARROS LEAL.
Editora: HENRIQUETA GALENO.
Ano: 1981.

NÃO ESQUEÇA
Dia 13 de maio a  nossa reunião de intelectuais cearenses, convidados, estudantes, professores e todos aqueles que gostam de cultura. A TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO a partir das 19 horas e 30 minutos no auditório da ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS - Rua do Rosário, 1, (Praça dos Leões). A grande reunião de poetas e escritores, trovadores e artistas há 14 anos, desde  dezembro de 2000. Termina pontualmente as 21 horas e 30 minutos. 

NOMES
Entre os muitos nomes presentes esperamos contar com
Dedé Lopes, Haroldo Lyra, Maria Luisa Bomfim, Evan Bessa, Fátima Lemos, Pereira de Albuquerque, Vital Arruda, Januário Bezerra, Giselda Medeiros, Jorge Pontes Lima,
Argentina Andrade, Vera Maia, Izete Alencar, Professor 
Manoel Marcelino, Lúcio Ernane Silveira, Jones Cavalcante
e muitos outros.

É BOM SABER:
O aniversário do Padre Valdivino Nogueira, que foi membro do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Letras e hoje é nome de Rua em Fortaleza, comemora-se no dia 24 de abril. Valdivino (com dois "is") ele nasceu naquele dia em 1866. Portanto serão passados 148 anos do seu nascimento. O Padre Valdevino morreu em Redenção em 8 de setembro de 1921.

CONVITE
Compareça as reuniões da Sociedade Cearense de Geografia e História. São realizadas as 16 horas do dia 16 de cada mês. Hoje, segunda-feira, dia 14, a reunião será realizada depois de amanhã no auditório da Academia Cearense de
Letras, Rua do Rosário, 1, ao lado da Praça dos Leões. Entrada franca para estudantes, professores, historiadores, geógrafos e a todos aqueles que admiram a Geografia e a História.

90 ANOS DE TIAGO
Se ainda estivesse vivo meu confrade e amigo Tiago Otacílio de Alfeu, que foi um dos fundadores da APCDEC e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, estaria completando 90 anos muito em breve. Ele nasceu em 1º de maio de 1924 em Cascavel. Foi liceista, graduou-se em Direito pela UFC e foi dirigiu a assessoria jurídica da RVC e RFFSA por 32 anos. Um grupo de seus amigos festejará seu aniversário mesmo sem sua presença.

FINALISTAS 
Deu a lógica: Fortaleza (o primeiro campeão cearense em 1920) e Ceará Sporting que conquistou seu primeiro titulo em 1922, disputarão às finais do Campeonato Cearense de Futebol de 2014 o 94º da história do futebol cearense.

SOBRAMES FAZ FESTA
Hoje à noite no auditório da UNIMED reunião festiva da SOBRAMES - Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
Sessão de Outorga de placa e Diploma de VOTO DE LOUVOR a Drª Maria Izabel Florinda Guedes que é Professora Adjunta da UECE, Doutora em Bioquímica com Phd em Bioquímica de Proteínas e Biologia Molecular do CNPq, tendo se destacado em Pesquisas Científicas sobre hiperlipidemias, diabetes, mellitus e vacinas contra a dengue no ano de 2013.

O convite para comparecimento a sessão especial de hoje da SOBRAMES está sendo feito pela Presidente Celina Côrte Pinheiro, pelo professor Doutor Francisco Tomaz Ramos - Vice Presidente da SOBRAMES  - e pelo Dr. João Cândido Borges, presidente da UNIMED.

É pedido traje esporte fino para os convidados, com a solenidade começando por volta das 20 horas, Av. Santos Dumont, 949.

CEARENSE CAMPEÃO
O volante e zagueiro cearense Jackson Caucaia sagrou-se ontem Campeão Paulista jogando pela equipe do Ituano que venceu o Santos na decisão por penaltis. Veja como é o futebol: em 2013 ele foi titular no Fortaleza e não conseguiu destacar-se. Agora foi Campeão em São Paulo.

UMA LÁSTIMA
É lastimável a situação da Rua Afonso Celso, na Aldeota.
Muitos buracos, asfalto em péssimo estado de conservação, vegetação rasteira tomando o meio fio e outros problemas relacionados ao lixo. Todos os que residem nos imóveis daquela arteria pagam impostos. Mas o retorno é muito
pouco, muito pouco, quase nada. Com vistas as equipes do Prefeito Roberto Claudio Bezerra.

REUNIÃO DA RETÓRICA
Não esqueçam amanha à noite no auditório da Academia Cearense de Letras a reunião especial da Academia Cearense de Retórica, comemorando os seus 35 anos a 
partir das 19 horas e 30 minutos. Presidencia dos trabalhos com Maurício Cabral Benevides.

LIVRO DE JOÃO LOBO AMANHÃ
No Centro Cultural do Jornal O POVO amanha, dia 15 de abril, a partir das 19 horas o lançamento do livro de poesias do professor João Lôbo, da UFC e da Academia Cearense da Língua Portuguesa. Ele convida todos os seus amigos para se fazerem presentes. O livro intitula-se ANDANÇAS DE AMOR.

Atenção:
- Comemora-se hoje o DIA DO PAN-AMERICANISMO.

REUNIÃO DA UBT
Quero informar aos meus amigos da União Brasileira de Trovadores - UBT FORTALEZA, que a nossa próxima reunião
será no dia 3 de maio, o primeiro sábado do mês. Maio começará com o feriado do dia 1º que será uma quinta-feira. 

NO BRASIL
Os escândalos brasileiros continuam. Cada dia, um supera o anterior.

É triste o nosso país. Insegurança, falta de moradia, saúde ruim, educação falha, propaganda enganosa.  dengue em todos os estadoas, Febre amarela na região norte, enchentes. Nosso pais...mas um dia aparecerá um Gestor e Dirigente Maior que o colocará em lugar de destaque. Eu acredito!



KIT DE SEGURANÇA DA B & Q
Ao construir ou comprar sua casa, mande instalar o KIT SEGURANÇA da B & Q, contra quedas e subidas de energia. Segurança para toda sua família, com o KIT ENERGIA da B & Q. Você paga em quantas vezes puder. Ligue agora para 0800-095 67 77. Tratamento empresarial diferenciado para você e sua família!

RÁDIO CULTURA DE FORTALEZA.
Ouça no seu computador ou no aplicativo do seu celular radioculturadefortaleza.com.br
Você ouvirá o melhor da Música Popular Brasileira:
Francisco Alves, Nélson Gonçalves, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Carlos Galhardo, Roberto Silva, Augusto Calheiros. Ataulfo Alves, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Maurício Benevides, Ângela Maria, Dalva de Oliveira,  Núbia Lafayette, Roberto Carlos, Carlos Alberto, Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano, Agnaldo Timóteo, Carmem Costa, Roberto Luna, Moacir Franco, Ademilde Fonseca, Carlos Augusto, José Augusto,  Mazé Dourado, Aíla Maria, Maliza Bomfim, Rose Espíndola, Isaurinha Garcia, Helena de Lima, Élen de Lima e muitos outros.

________________________________________
UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES.
 Reuniões no primeiro sábado de cada mês.
Das 10 às 12 horas.
Local: Academia Cearense de Letras.
(Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1)
Centro - Fortaleza - Ceará.
________________________________________

Nenhum comentário: