Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Alunos com vulnerabilidade socioeconômica terão garantidos Residência e Auxílio Moradia



Imagem inline 2

Alunos com vulnerabilidade socioeconômica terão garantidos Residência e Auxílio Moradia
Por determinação do Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, todos os alunos que ficaram na condição de deferidos ou na lista de espera da Seleção para Residência Universitária em 2014.1 serão contemplados.

Os 28 (vinte e oito) estudantes deferidos terão entrada no Programa de Residência Universitária. Já os 104 (cento e quatro) alunos da lista de espera serão atendidos através da extensão do Programa de Auxílio Moradia. Assim, terão direito a Auxílio Moradia, bem como Auxílio Residente, Isenção no Restaurante Universitário e à quarta refeição.

Os estudantes que se enquadrem em condições de vulnerabilidade socioeconômica e por algum motivo não concorreram ao Programa de Residência Universitária 2014 deverão procurar a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis para obtenção de ajuda.

Fonte: Prof. Ciro Nogueira Filho, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis – fone: 85 3366 7440

==================

Vice-Reitor participa de painel que busca melhorar o sistema de saúde sul-africano
O Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, participa de hoje (10) até segunda-feira (14), na cidade de Lynnwood, em Pretória (África do Sul), de painel que congrega estudos coletivos sobre o tema "Reconceitualizando a educação e a formação de profissionais da área de saúde especializados para uma melhoria da saúde da nação". Ele foi indicado pelo Ministério da Saúde, onde preside Comitê Especial para Formação em Saúde, a convite da Academy of Science of South Africa (ASSAF), para integrar-se a reuniões que buscam a reformulação do processo de formação dos profissionais de saúde sul-africanos.

Durante o painel, serão discutidos os seguintes tópicos: tipos de profissionais (e competências exigidas) para alcançar progressos nos parâmetros traçados para o atendimento médico; principais competências necessárias para a promoção da saúde e para o enfrentamento da carga de enfermidades; desenvolvimento de modelo de ensino de Ciências da Saúde para a educação continuada; promoção de abordagem multidisciplinar para o setor de tratamento médico no tocante à formação e à prática; e promoção de abordagens adaptáveis e flexíveis para sistemas de credenciamento e de regulação. 

As deliberações do grupo de estudos visam apontar soluções factíveis e convenientes para o sistema de saúde da África do Sul, tendo como prioridade o incremento da qualidade e da quantidade de profissionais da área de saúde e a melhoria dos graus de retenção e fidelização de graduados em Medicina nos setores em que são mais necessários naquele País. 

Fonte: Vice-Reitoria da UFC – fones: 85 3366 7316 / 3366 7317

===================

Simulação da ONU inicia projeto com estudantes da Escola Governador Adauto Bezerra
O programa Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU) – projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará – dá início à primeira edição do Projeto SONU Escolas. Hoje (10) e amanhã (11), 34 estudantes da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra irão simular a Organização Mundial da Saúde (OMS), discutindo o tema "A visão estatal acerca da (i)licitude das drogas". Além disso, dois alunos irão fazer a cobertura jornalística do debate, simulando a agência internacional de notícias Euronews. 

Os 34 alunos irão representar 17 países para debater a problemática do comitê. Em duplas, os estudantes serão diplomatas das nações que possuem interesse e relevância na discussão do tema proposto, por exemplo, Brasil, Alemanha, México, Japão, Estados Unidos e Nigéria. Durante a simulação, os participantes irão expor os pontos de vista e argumentos dos países que representam e, ao final do segundo dia, terão de elaborar um Projeto de Resolução contendo as decisões tomadas após o debate.

O SONU Escolas tem o objetivo de estimular o interesse por relações internacionais nos estudantes da instituição, abordando, de forma dinâmica, as várias disciplinas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para William Magalhães, Secretário-Geral da 10ª edição da Simulação da ONU, "o aluno tem a possibilidade de simular um contexto onde ele deve lidar com a diferença, respeitá-la e se posicionar criticamente frente a ela, o que beneficia os participantes de maneira acadêmica e profissional". William Magalhães também é estudante do Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará.

Para os organizadores da SONU, inserir o modelo de simulação de organizações internacionais em escolas de Fortaleza é fundamental, pois cumpre o objetivo de promover a extensão universitária que faz parte da proposta da Simulação da ONU. "Levar a simulação para as escolas de ensino médio é interessante porque os alunos podem experimentar, de fato, duas profissões (diplomata e jornalista). É, também, um momento de interação com os outros estudantes, possibilitando o surgimento de novas amizades", aponta uma das secretárias de Comunicação da SONU, Camila Holanda, estudante do Curso de Jornalismo da UFC.

Dois estudantes da Escola Adauto Bezerra também terão a oportunidade de exercer a função de jornalista internacional, de modo que tenham contato preliminar com a rotina produtiva, instigando o interesse pela profissão. "Será muito importante para os alunos que vão ser os jornalistas durante a simulação porque eles vão conhecer como se faz a cobertura de organizações internacionais. Para aqueles que já possuem interesse na área, vai ser a oportunidade ideal de perceberem se esse é mesmo o caminho a seguir", afirma Camila Holanda.

Antes da simulação, os estudantes participaram de um minicurso no qual receberam orientações sobre as regras de procedimento da Simulação e sobre o tema que será discutido. De acordo com William Magalhães, "as expectativas para o SONU Escolas são muito altas. Essa primeira edição tem sido um laboratório para a iniciativa. A experiência representa a oportunidade de firmar um vínculo com a E.E.M Adauto Bezerra e de realizar um evento fora do meio universitário. Esperamos, sinceramente, poder acrescentar à preparação dos alunos para o vestibular, mas principalmente oferecer-lhes uma experiência acadêmica única".

A SONU
Com o objetivo de compreender o funcionamento dos debates e soluções tomadas em organizações internacionais, a Simulação da ONU (SONU) surgiu, em 2004, a partir da iniciativa de um grupo de alunos da disciplina de Direito Internacional Público da Universidade Federal do Ceará. No ano de criação, os estudantes simularam a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Organização das Nações Unidas. 

Desde então, a SONU vem crescendo. Em 2014, na 10ª edição do evento, serão simulados dez comitês – dois serão destinados aos estudantes de ensino médio (Mini-Sonu) e um deles será o Comitê de Imprensa Internacional (CII), destinado aos alunos de Jornalismo. Nos demais comitês, podem participar estudantes de vários cursos, prioritariamente dos cursos de Direito e Relações Internacionais. 

A Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), a Organização Mundial do Trabalho (OIT) e a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) são alguns dos outros sete comitês escolhidos para a 10ª SONU. A Simulação tem data prevista para acontecer no final de setembro. Mais informações na página da SONU no Facebook (http://is.gd/kISNY2) ou no blog do projeto (http://is.gd/AGiwQo).

Fonte: Ana Maria Rodrigues, assessora de Comunicação da SONU 2014 – fone: 85 9784 8593 / 85 8762 1000



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV

Nenhum comentário: