Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O NOVO CARIRI

O NOVO CARIRI
Antonio de Albuquerque Sousa Filho*
Estive recentemente no Cariri (Crato, Juazeiro e Barbalha), onde várias mudanças ocorrem. Conversando com técnicos, indaguei quais fatores estão determinando o progresso, ao que enfatizaram a chegada de cursos superiores, principalmente medicina, ofertados por diferentes instituições, com exigência de novas moradias para estudantes. Não somente  construções se multiplicam, mas também o comércio oferece produtos novos e mais sofisticados, o lazer amplia alternativas, surgem novos restaurantes e hotéis, cresce a oferta de  transporte coletivo e individual, serviços médico e odontológico. Completam tais fatores a chegada de novas indústrias - sobretudo a de calçados- ,  o turismo religioso e a migração de outros estados, tudo contribuindo para uma visão empreendedora,  a par de investimentos estatais existentes.
Juazeiro lidera pela localização das sedes de várias Instituições (inclusive a Universidade Federal do Cariri), aeroporto regional (com voos diários), Hospital Regional, comércio moderno e variado ( um grande Shopping e outro em construção, revendedoras de automóveis e grandes supermercados), indústrias de calçados e ourivesarias, grandes distribuidoras (principalmente de alimentos) e brevemente instâncias administrativas do  estado.
Barbalha é a grande surpresa, com indústrias de porte significativo como  a de medicamentos, cimento, calçados, vagões; distribuidoras de alimentos, parques ecológicos e de lazer com estruturas modernas, buffet capaz de receber milhares.  É a área urbana mais bem cuidada, com novo hotel de qualidade na saída para Juazeiro, dois hospitais de alta performance, aptos a realizar transplantes e operações do coração, bem como sedia a Central de Abastecimento Regional (CEASA).
Crato parece estar parado no tempo: perdeu a sede do Senai, da nova universidade, as revendedoras mudaram-se para Juazeiro. O  governo do Estado está concluindo ali um Centro de Convenções (com dimensão que deixa a desejar), uma Escola Profissionalizante, um ginásio esportivo e realizou reforma urbana no centro. Consta que não houve apoio para construir um novo parque de exposição animal por resistência local. Lamentavelmente tudo indica que o Crato vai ser reduzido a “cidade dormitório”.
A região tem duas emissoras de TV, cinco jornais, metrô de superfície, emissoras de radio, artesanato rico e variado, folclore característico e forte espirito  religioso. Existem ainda gargalos, como: manutenção do calçamento, limpeza publica, saneamento das vias publicas, iluminação publica e encargos com educação e saúde; apresenta deficiências  com a segurança; o aeroporto  encontra-se subdimensionado, apesar da ampliação em curso e o trânsito precisa ser melhor organizado.  
*Engenheiro-Agrônomo,  Professor da UFC.

(Publicado no jornal O Estado do dia 11|07|2013).

Nenhum comentário: