Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 18 de julho de 2013

COLUNA DO VICENTE ALENCAR Nº 446

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
Nº 446 - 18 DE JUNHO DE 2013. 
QUINTA-FEIRA.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL.



HOJE 18 DE JULHO - DIA DO TROVADOR

A nossa homenagem aos Trovadores do Estado do Ceará e do Brasil:

FESTIVAL DE TROVAS

Cresce e avulta o desejo,
em minha alma, que se apresta,
para a conquista de um beijo,
como presente de festa.
BATISTA SOARES.

Cause ou não dano profundo,
Reprove ou não quem quiser,
Mas aqui no nosso mundo, 
o melhor mesmo é mulher. 
HELÁDIO FEITOSA E CASTRO +

O sino dobra na Aldeia
é Natal, chegou Jesus,
enquanto a saudade alteia
o peso da minha Cruz...
FERNANDO CÂNCIO ARAÚJO.

Beijando assim, as vermelhas,
Iracema, à virgem bela
Bebia o mel que as abelhas
Na flor, sim, deixou para ela.
CLÉA CAMPELO.

O linho que Stela fia
É custoso de fiar
A Lia nem desconfia
Que esse linho é de luar.
FRANCISCO CARVALHO +

O inverso se me avizinha
e, no espelho, a contragosto,
vejo que o tempo caminha
deixando o rastro em meu rosto.
FRANCISCO JOSÉ PESSOA.

Não quero apenas abraços
meu amor é mais fraterno,
vou me esquecer nos teus braços,
nas noites frias de inverno.
MARIA AUGUSTA RAMOS FERREIRA

Se a chuva cai no sertão
deste solo nordestino,
o inverno se faz canção
e tudo mais é divino...
JOÃO UDINE DE VASCONCELOS.

Dentre as previsões que der-nos
a FUNCEME ou coisa igual,
sou muito mais os invernos
das minhas pedras de sal.
DEUSDEDIT ROCHA.

É fim de inverno e as flores
que enfeitam nosso jardim,
exalam cheias de amores,
o teu perfume por mim.
JORGE PONTES LIMA.

Vejo as flores se espargindo
e o amor ficando mais terno
e a natureza sorrindo
com a chegada do inverno.
VITAL ARRUDA.

No inverno da minha vida,
contrita, peço ao senhor:
Sentir-me sempre aquecida
pela paz do teu amor.
ZENAIDE BRAGA MARÇAL.

Em noite fria de inverno
em meu peito adormeceste
jurando-me amor eterno
mas no outono me esqueceste.
HORTÊNCIO SALES PESSOA.

No invernio de uma existência
onde a vida nos renova,
sinto de deus a assistência
e a alegria se comprova.
ARGENTINA ANDRADE.

Na trajetória da vida
Há menos flor e mais cardos
Na escalada ou na descida
Conduzem-se grandes fardos.
HILNÊ COSTA LIMA.

Nestes teu olhos risonhos,
senti que o amor chegaria...
Foram-se os dias tristonhos,
Chegaram os de alegria!
VICENTE ALENCAR.

O meu coração ensina
que o preto é uma linda cor,
quando o vejo na retina
dos olhos do meu amor!
MOACIR GADELHA.

Pitágoras, teu empenho,
Euclides, tua atenção.
Na poesia, és meu desenho,
na forma de um coração.
NEIDE AZEVEDO LOPES.

Canta, alma de cigarra, 
em nome do meu amor
és canção que na guitarra
soluça saudade e dor.
CID CARVALHO.

Amor, palavra pequena,
que tanta coisa nos diz.
E quem não ama, que pena!
Não sabe o que é ser feliz!
NAZARET SERRA. 

Vaidade é coisa boa
em aparência e beleza!
Mas se torna coisa a-toa
se no espírito há pobreza!
CLANDYRA DIAS DA ROCHA.

Eu de tí tenho saudade,
em cada noite sombria!
Eu te abraço sem vaidade,
quando o amor me acaricia!
RAIMUNDO ANDRADE PAIVA.

A vaidade a que me entrego,
sem pompa e em dose normal,
se não faz bem ao meu ego,
não lhe pode fazer mal!
PEREIRA DE ALBUQUERQUE.

Vaidade? Confessso, sim!
Eu escondê-la? Por que?
Se ela está dentro de mim
E tem um nome: você!
FRANCINETE AZEVEDO.

O meu verso pouco ensina,
mas uma verdade encerra: 
toda vaidade  termina
em sete palmos de terra.
LUIZ GONZAGA ARRUDA FIGUEIREDO.

Eu bendigo a mãe natura
que fez de mim menestrel
para cantar a doçura
destes "teus lábios de mel".
WALDIR RODRIGUES.


"Iracema" índia airosa
repercutiu além mar
pela pena poderosa
do grandioso Alencar.
ILNAH SOARES.

Iracema, bela e pura,
é lenda do Ceará:
Romantismo e criatura
cantadas por Alencar!
JOÃO DE DEUS PEREIRA DA SILVA.

Não preciso nem dizer
mas assim mesmo le digo,
sempre soube que você
é o meu melhor amigo.
MARIA LUISA BOMFIM.

Sempre em linhas paralelas,
eu e tu vamos, em idas,
qual pálidas aquarelas,
no infinito diluídas...
GISELDA MEDEIROS.

Quando o ventodfa lembrança
bate à porta do passado,
a saudade é uma criança
que abre o trinco do outro lado.
ALUÍSIO ALVES DA COSTA +

Às pedras que mejogaram,
jamais me fizeram mal:
elas próprias se juntaram
e ergueram meu pedestal.
KIDENIRO TEIXEIRA +

Gosto muito desta terra
tenho apreço a natureza
não canso de olhar a serra
Maranguape, que beleza!
DEDÉ LOPES.

As nuvens bordam o espaço
e a chuva permanente
joga fora o mormaço
renova a terra inclemente.
RAIMUNDO R. ARAÚJO.

Tem dias ela vem logo
em outros ela vem não
vem agora eu te rogo
minha doce inspiração.
JOÃO OSVALDO SOARES (VAVAL).

Em Maranguape tem serra
de beleza inigualável
quero ficar nesta terra
neste lugar formidável.
VANDERLANE XAVIER.

Mesmo que a luta perdure
no trabalho fatigante
a madrugada procure
o prazer junto ao amante.
RAMOS PONTES.

Qual jangadeiro singrando
no mar da desilusão,
sinto a saudade chegando
nas praias do coração...
GUTEMBERG LIBERATO DE ANDRADE.

O decote em teu vestido,
na cor de ouro, me alucina,
qual garimpeiro perdido,
entre os cascalhos da mina.
IDEUSMAR FAHEINA.

Muitas trovas que fazemos,
em momentos de emoção,
são tormentos que nós temos
guardados no coração!
IONE ARRUDA.


Do meu pai herdei o amor
pela prosa e a poesia.
Escrevendo com vigor, 
faço trovas todo dia.
JOÃO BATISTA de L. FERREIRA.

Em suas mãos eu deponho
meu sonho e vida, porque
além da vida e do sonho, 
meu sonho em vida é você.
LÊDA COSTA LIMA.

A trova é breve poema,
acalanto da ilusão.
Há nos versos de seu tema
arrulhos do coração!
NEIDE FREIRE.

Com espinhos coroaram
Nosso Cristo Salvador
Quanto a mim amarguraram
Coração com muita dor.
PE. RAYMUNDO FROTA BEZERRA.

Na passarela da vida,
desejo sempre passar
e, com a mulher querida,
seguir, a devanear.
EZEQUIEL PINTO DE SOUZA +

As vezes, dizes com graça,
que o sonho passa veloz,
Mentira! Sonho não passa
Os que passam somos nós!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES.

O bom sonho, de verdade,
Nunca mais é reprisado.
deixa em nós só a saudade
e se perde no passado.
SILVIO DOS SANTOS FILHO.


Aquele sonho tão lindo
muito cedo se acabou,
pois você sempre sorrindo
aos poucos me abandonou.
BÁRBARA MAYÃ DE ALENCAR.

Quando elevo o pensamento
e a janela eu transponho,
eu já sei que é o momento
de viver um grandes sonho.
CÍCERO MODESTO LIMA.

Meu sonho vazou no tempo
piscou outro olhar deslumbrado.
Ambos sumiram no vento
que sonho! Foi congelado.
SONIA NOGUEIRA.

Porque nasci trovador,
nos meus dias mais tristonhos,
invoco com todo o amor,
Nossa senhora dos Sonhos!
CÉSAR COELHO.

Saudade virou rotina
Para quem a sabe dizer,
Saudade bem pequenina
Difícil de se entender.
ANTENOR GOMES DE BARROS LEAL +

Quando fico distante
Do meu torrão brasileiro
Sinto saudade constante
Da canção do seresteiro.
JUFACHA.

Amor, eu venho pedir-te
Um favor, por piedade,
Dê-me dos teus males todos
Mas nunca me dês saudade.
DOMINGOS CALDAS.

Iracema,flor morena,
de belos lábios de mel,
Tens uma face serena,
tal a luz da luz no céu.
ALUISIO MEDEIROS +

Iracema, luz-mulher
símbolo de romantismo
do mago Alencar, José
que dele fez seu lirismo.
BENILDES BATISTA.

Iracema, com beleza
cheia de muita paixão,
partiu deixando tristeza,
muita dor no coração.
SÉRGIO ARAGÃO.

A chuva, para alegrar-me
numa atitude singela,
salpica com muito charme
cristais em minha janela.
LISE HORTÊNCIA.

PALESTRA NO INSTITUTO DO CEARÁ
No próximo dia 22 de julho (segunda-feira) o
Instituto do Ceará estará promovendo importante palestra, subordinada ao tema PADRE CÍCERO, ATUAÇÃO HISTÓRICA E PERMANÊNCIA  NO IMAGINÁRIO POPULAR.

Será responsável pelo pronunciamento o médico e escritor Wellington Alves, um dos pesquisadores da vida ao Padre Cìcero, sendo um dos mais acreditados, em assuntos que tratam sobre o Carirí e seus filhos.

UBT REUNIR-SE-Á DIA 3 DE AGOSTO
A União Brasileira de trovadores - Secção de Fortaleza dirigida pelo titular desta coluna,
tem reunião programada para o dia 3 de agosto. Como se sabe, em todos os primeiros sábados de cada mês a UBT realiza a sua reunião, em nossa Capital.

TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO NO DIA 13
Por outro lado, a próxima reunião da TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO será dia 13 de agosto, às 7 e meia da noite, na Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, 1. Você está convidado.

RÁDIO CULTURA DE FORTALEZA.
Ouça no seu computador ou no aplicativo do seu celular radioculturadefortaleza.com.br

Você ouvirá o melhor da Música Popular Brasileira:
Francisco Alves, Nélson Gonçalves, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Carlos Galhardo, Roberto Silva, Augusto Calheiros.

Ataulfo Alves, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Maurício Benevides, Ângela Maria, Dalva de Oliveira,  Núbia Lafayette, Roberto Carlos, Carlos Alberto, Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano, Agnaldo Timóteo, Carmem Costa, Roberto Luna, Moacir Franco, Ademilde Fonseca, Carlos Augusto, José Augusto,  

Mazé Dourado, Aíla Maria, Maliza Bomfim, Rose Espíndola, Isaurinha Garcia, Helena de Lima, Élen de Lima e muitos outros.
radioculturadefortaleza.com.br

REUNIÃO DA ALMECE
O escritor Lima Freitas, presidente da Academia de Letras dos Municípios do Ceará-ALMECE lembra que na manhã do sábado, dia 31, haverá reunião da entidade, começando as 10 horas, no Palácio da Luz, Rua do Rosário 1.

CASA DE LIVROS USADOS O GERALDO
Localiza-se na Rua 24 de maio, 950, no centro de Fortaleza. Dicionários, coleções, romances, filosofia, administração, livros em geral e, também, para o primeiro, segundo e terceiro graus. Preços a combinar.

SORRIA - A VIDA É BELA!

CUIDADO!
Você, pelo amor de Deus, não seja corrupto. Não aprenda o que é ruim!

KIT DE SEGURANÇA DA B & Q
Ao construir ou comprar sua casa, mande instalar o KIT SEGURANÇA da B & Q, contra quedas e subidas de energia. Segurança para toda sua família, com o KIT ENERGIA da B & Q. Você paga em quantas vezes puder. Ligue agora para 0800-095 67 77. Tratamento empresarial diferenciado para você e sua família!

UMA BOA QUARTA-FEIRA PARA VOCÊ. Preste bem atenção na inflação e cuidado com os assaltos. 

LEMBRETE:
Cuidado com as calçadas da Rua Torres Câmara. Elas não existem mais para os pedestres. Viraram estacionamento de veículos. E se você for reclamar poderá apanhar dos lojistas.

O CIDADÃO paga Impostos no Brasil - principalmente em Fortaleza - mas não tem direito de usufruir o que seriam os benefícios do Governo, advindos destes mesmos IMPOSTOS!

ATENÇÃO! Não dê atenção a pedintes ou "flanelinhas" nas esquinas. Há sempre um assaltante nas imediações!

 - LEMBRETE:
Somente com um povo educado e com instrução, um país, pode escolher dirigentes competentes e honestos. Sem Educação e sem Instrução, não há solução". (Antonio de Alencar).


Nenhum comentário: