Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 25 de julho de 2013

UM NOVO DNOCS PARA O NORDESTE

UM NOVO DNOCS PARA O NORDESTE
 
 
Após décadas de investimentos escassos, ameaças de desmonte e tentativas de extinção, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, ganha um novo desenho, graças a mobilização nacional liderada pela bancada do Ceará na Câmara dos Deputados, para garantir  sua reestruturação. Foram audiências públicas, seminários, debates, caravanas, apoio da bancada nordestina, Assecas e Sintsef.  Enfim, a união de todos está garantindo um novo DNOCS, revigorado, fortalecido e qualificado para o desenvolvimento regional. A luta continua. A proposta segue agora para o Ministério do Planejamento,  processo esse de negociação fundamental à mobilização da sociedade civil, servidores e o Parlamento para darmos  ao DNOCS sua nova tarefa para o Nordeste.
 
Conforme a proposta, o DNOCS atuará nacionalmente, com sede em Fortaleza e nova denominação: Departamento Nacional de Infraestrutura  Hídrica e
Convivência com a Seca. A instituição será fortalecida com criação de um Conselho Consultivo e Administrativo, uma Diretoria Colegiada e superintendências em todos os estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. É o conhecimento de um século de existência a serviço do Brasil.
 
Estão garantidas novas atribuições, entre elas a gestão de recursos hídricos, operação e manutenção de barragens, regeneração de ecossistemas hídricos e de áreas degradadas;  realização de estudos  e pesquisas voltados para a elaboração de planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas, desenvolvimento de atividades de piscicultura e aquicultura, irrigação  e implementação de políticas de enfrentamento à desertificação.
 
 
Cordialmente:
Hugo Moreira Pinheiro
Correspondente/DNOCS
 

Nenhum comentário: