Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 29 de julho de 2013

COLUNA DO VICENTE ALENCAR Nº 452

COLUNA DO VICENTE ALENCAR JORNAL DA INTERNET
Nº 452 - 29 DE JULHO DE 2013. 
SEGUNDA-FEIRA.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL.

SOC. CEARENSE DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA
O historiador Ângelo Barreto e este repórter estão preparando seus artigos para o próximo número da REVISTA da Sociedade Cearense de Geografia e História. Aguardamos a colaboração dos demais colegas.

LÍNGUA PORTUGUESA
No mês de Agosto, que começará na próxima quinta-feira, a Academia Cearense da Língua Portuguesa voltará a reunir-se, normalmente, após o recesso de Julho. A reunião, como sempre, será às 16 horas, na última quinta-feira, dia 29.

CORDEL DE GUTEMBERG
Recebendo os elogios de todos aqueles que acompanham sua nova carreira de Cordelista, o Trovador GUTEMBERG Liberato de Andrade, Ele escreveu "Tenente Laurentino - O herói da Resistência".

DÉA CAMPOS FROTA
Fragmento do poema EU, de Déa Campos Frota: 

Quem sou eu
aquí e agora,
sentindo um vazio
que quase me enlouquece?
Quem sou quando choro?
Desabafo, sentimento
ou solidão?

INSTITUTO DO CEARÁ
O ex-Governador Gonzaga Mota, membro do Instituto do Ceará, será o próximo conferencista, dentro do Ciclo de Atividades programadas para este ano. Ele falará, no próximo dia 20 de agosto, uma terça-feira. Detalhes, posteriormente.

FAGNER
O cantor cearense Fagner,uma das figuras mais destacadas do mundo artístico cearense, é presença segura no PROGRAMA EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, deste repórter, às 22 horas, na Rádio Assunção Cearense - AM 620, nos dias em que não se transmite futebol. Hoje, por exemplo, segunda-feira, estaremos no Ar até às 23 horas.Duas músicas gravadas por ele: "As Rosas não falam" e "Asa Partida".

JUSTINIANO DE SERPA
O ex-Governador do Estado, jornalista e escritor Justiniano de Serpa, membro destacado da Academia Cearense de Letras,
nasceu a 6 de janeiro, de 1856, em Aquiraz. No próximo dia 01 de agosto serão passados 90 anos de sua morte, fato que ocorreu naquela data, em 1923.

UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES - UBT
A próxima reunião da União Brasileira de Trovadores - UBT Fortaleza será, às 10 horas da manhã, do próximo sábado, dia 3 de agosto.

Todos os Trovadores cearenses são convidados para participar. Principalmente, aqueles que pertencem às UBTs de Maranguape, Ocara, Pentecoste, Aracoiaba e Horizonte, cujos Presidentes também, pertencem ao elenco de valores da UBT local.

MEYA PALAVRA
O trovador Deusdedit Rocha, que coordenaa UBT de Horizonte, edita, também, o Jornal Meya Palavra, onde divulga as atividades culturais do município e, também, de Fortaleza. Parabéns Deusdedit.

TROVA DE DEDÉ LOPES
Uma trova de Francisco José Moreira Lopes, o escritor Dedé Lopes:
A lua branca de luar
ilumina toda a serra
e sempre nos faz sonhar
com a paz aquí na terra.

LIVRO DE HORÁCIO
Editado em l998, pelo Programa editorial  da Casa de José de Alencar, acabei de reler um dos grandes livros escritos por Horácio Dídimo (Academia Cearense da Língua Portuguesa), eque intitula-se "A Estrela Azul e o Almofariz".

REUNIÃO DA ACL
Hoje, à tarde, as entidades culturais de Fortaleza estarão reunidas, na Academia Cearense de Letras, presidida pelo escritor José Augusto Bezerra. Assuntos dos mais importantes em pauta. Também, de interesse da Cidade de Fortaleza.

PROSA E VERSO
Lembramos a todos os amigos da TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO, que será no próximo dia 13 de agosto, às 19 horas e 30 minutos, a sua próxima edição, no auditório da Academia Cearense de Letras. Poesia, crônica, música, trovas, e muito mais, para todos os presentes.

FALTA UM MUSEU
É lamentável, mas na Cidade de Viçosa do Ceará, berço de Clóvis Beviláqua, não existe nenhum Museu, para que os estudantes e professores possam realizar importantes trabalhos. Uma falha que poderia ser corrigida
pelo Ministério da Cultura.

ANTENAS E ROTATIVAS
Hoje, ao meio dia e cinco minutos e até as 13 horas, o Programa Jornalístico Antenas e Rotativas, dirigido e apresentado por Cid Carvalho, com a nossa presença, e as noticias 
Culturais. Sintonize a RÁDIO CIDADE AM 860.

NÃO ESQUEÇA
O analfabetismo é a grande chaga aberta na Sociedade Brasileira.  Convivemos com 41 por cento de analfabetismo absoluto no Brasil atualmente".

CASA DE CHRISTIANO CÂMARA
Rua Baturité,162 a Casa de Cultura Christiano Câmara. O patrono e Douvina, sua mulher, recebem os amigos e intelectuais entre 14 e 17 horas de segunda a sexta-feira. Alí se respira a pesquisa em música popular e e dificilmente sairá.  

DILERCY ASSUME
A escritora e poetisa maranhense Dilercy Adler assumirá agora no mês de agosto a presidencia nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil. Sem nenhuma dúvida alavancará e muito importante entidade.

"LEÃO DA METRO"
O radialista Océlio Pereira comanda de segunda a sexta-feira no horário das 8 às 9 da manhã o Programa "Leão da Metro" pela Rádio METRO  930 AM. Fala sobre o dia a dia do "Leão do Pici" o Fortaleza Esporte Clube.

PRÊMIO IDEAL CLUBE DE LITERATURA
O V Prêmio Nacional Ideal Clube de Literatura e o XVI Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura estão com inscrições abertas. Começaram no dia 6 de maio e prosseguirão até 30 de novembro na categoria POESIA. Os dois concursos formam o PRÊMIO JÁDER DE CARVALHO que distribuirá 50 mil reais aos ganhadores. Outros informes pela internet: secretaria@idealclube.org,br

RÁDIO CULTURA DE FORTALEZA.
Ouça no seu computador ou no aplicativo do seu celular radioculturadefortaleza.com.br

Você ouvirá o melhor da Música Popular Brasileira:
Francisco Alves, Nélson Gonçalves, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Carlos Galhardo, Roberto Silva, Augusto Calheiros.

Ataulfo Alves, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Maurício Benevides, Ângela Maria, Dalva de Oliveira,  Núbia Lafayette, Roberto Carlos, Carlos Alberto, Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano, Agnaldo Timóteo, Carmem Costa, Roberto Luna, Moacir Franco, Ademilde Fonseca, Carlos Augusto, José Augusto,  

Mazé Dourado, Aíla Maria, Maliza Bomfim, Rose Espíndola, Isaurinha Garcia, Helena de Lima, Élen de Lima e muitos outros.radioculturadefortaleza.com.br

REUNIÃO DA ALMECE
O escritor Lima Freitas, presidente da Academia de Letras dos Municípios do Ceará-ALMECE lembra que no dia 31 (quarta-feira) reunião da entidade, começando às 19h30min no Palácio da Luz, Rua do Rosário 1. Na oportunidade será empossado como novo membro da entidade o médico e escritor Aírton Marinho, representando a Cidade de Aratuba.

CASA DE LIVROS USADOS O GERALDO
Localiza-se na Rua 24 de maio, 950, no centro de Fortaleza. Dicionários, coleções, romances, filosofia, administração, livros em geral e, também, para o primeiro, segundo e terceiro graus. Preços a combinar.

CUIDADO!
Você, pelo amor de Deus, não seja corrupto. Não aprenda o que é ruim!

KIT DE SEGURANÇA DA B & Q
Ao construir ou comprar sua casa, mande instalar o KIT SEGURANÇA da B & Q, contra quedas e subidas de energia. Segurança para toda sua família, com o KIT ENERGIA da B & Q. Você paga em quantas vezes puder. Ligue agora para 0800-095 67 77. Tratamento empresarial diferenciado para você e sua família!

UMA BOA SEGUNDA-FEIRA PARA VOCÊ. Preste bem atenção nas esquinas de Fortaleza (cruzamentos) e cuidado com os assaltos. 

ATENÇÃO! Não dê atenção a pedintes ou "flanelinhas" nas esquinas. Há sempre um assaltante nas imediações!

 - LEMBRETE:
Somente com um povo educado e com instrução, um país, pode escolher dirigentes competentes e honestos. Sem Educação e sem Instrução, não há solução". (Antonio de Alencar).

PALAVRINHAS MÁGICAS
Você lembra?
- Bom Dia.
- Boa Tarde.
- Boa Noite.
- Com sua licença.
- Muito obrigado.
- Por favor...
- É possível...




Nenhum comentário: