Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 27 de julho de 2013

Desvendando a Ilíada

Amigos leitores do BRAZILIAN TIMES,
 A Brazilian Endowment for the Arts está reiniciando a colaboracao que mantivemos  com o nome de UBENY, União Brasileira dos Escritores de Nova York, que teve no jornalisa Edirson Paiva o seu co-fundador.
O que desejamos  é oferecer à comunidade brasileira e ao público brasilianista a nossa herança cultural em toda a linha e nas formas mais variadas das artes.
Neste espaço o leitor encontrará resenhas e análises de livros, eventos, filmes, música clássica e popular, teatro, etc. ocorridos nos salões da BEA.
Estaremos apresentando textos de prosa e poesia fruto da contribuição dos mais diversos leitores, acadêmicos, profissionais,  novos e promissores talentos, desejosos de  experimentar a pena  no mundo das letras.
A todos o bem-vindo da  SENHORA DONA CULTURA!

Senhora Dona Cultura
Desvendando a Ilíada

A Nova Ilíada

A dedicação com que Ednilo Soarez, nascido em Fortaleza, Ceará, mergulhou na epopéia grega transparece na riqueza de “Desvendando A Ilíada”, lançado em 2012. Ednilo não economizou esforços na tarefa de explicar, para um vasto público, a intrincada obra de Homero, e nos presenteia com uma leitura prazerosa, ao mesmo tempo que enriquecedora. Além disso, à qualidade do texto, alia-se uma imensa sofisticação gráfica.

Apesar de sua importância e influência, o poema “A Ilíada”, composto de mais de 15.000 versos – distribuídos em 24 cantos – é muitas vezes lido sem a devida profundidade. Em “Desvendando A Ilíada”, Ednilo esclarece os feitos descritos na narrativa do largo poema grego, apresenta seus personagens e ressalta aspectos da cultura do período, essenciais para a boa compreensão do texto.

A obra trabalha a favor do leitor, facilitando o entendimento dos versos que são considerados entre os fundadores da literatura ocidental. Isto se dá tanto por ressaltar a importância e contribuição da sabedoria grega para o mundo ocidental, quanto por oferecer um resumo dos cantos. Sem dúvida alguma, Ednilo nos prepara para a leitura de “A Ilíada”, e modestamente revela a densidade de sua pesquisa.

São examinados aspectos da psicologia de personagens como, Aquilles, Agamenon, Ajáx, que poderiam passar despercebidos em uma leitura mais superficial, enquanto a importância deles para o desenrolar da epopeia é analisada. Somos convidados a ver além do heroísmo atribuído a estes personagens, desvendando também sua fragilidade. Abre-se um olhar especial sobre a trama de Homero.

Enfim, ao brindar-nos com bem mais do que um guia para o entendimento de “A Ilíada”, Ednilo de fato nos convida a desfrutar de seus segredos, unindo as pistas que levam à sua fruição, reinventando, passo-a-passo e de mãos dadas com o leitor e a leitora, o proveito da obra.

Sobre Ednilo Soarez: O autor é titular da cadeira número 10 da Academia Cearense de Letras, tendo  sido titular da cadeira número 7 da Academia Fortalezense de Letras, e da número 12 na Academia Cearense de Retórica. É também segundo tesoureiro do Instituto do Ceará, sócio da União Brasileira de Escritores e membro da Associação Brasileira de Bibliófilos. Possui seis livros publicados, dentre os quais o romance “A Brisa do Mar”, de 2006, e “Ramalho Ortigão”, de 2008. “Desvendando A Ilíada”, de Ednilo Soarez é a mais nova aquisição da Brazilian Endowment for the Arts.


Nenhum comentário: