Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 11 de julho de 2013

HUs da UFC são as únicas instituições públicas no Ceará a realizarem ultrassonografia 4D


HUs da UFC são as únicas instituições públicas no Ceará a realizarem ultrassonografia 4D 

Os Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Hospital Walter Cantídio (HUWC) e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) – estão disponibilizando, aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a realização de exames de ultrassonografia 4D. Com a aquisição, no final do ano passado, de dois aparelhos ultrassom com doppler em 4 dimensões, as unidades de saúde são as únicas instituições públicas do Estado a efetuar, gratuitamente, esse tipo de procedimento. 

O serviço de exames é realizado diariamente, através do encaminhamento de pacientes feito pelo Ambulatório de Medicina Fetal da MEAC, pela Central de Marcação do Município, ou com pacientes internados no HUWC. São dois aparelhos: um instalado na MEAC, no setor de Avaliação Fetal (1º andar), e outro no HUWC, no setor de Radiologia. Geane Teixeira, hoje no sétimo mês de gravidez, foi umas das primeiras pacientes a passar pelo exame. De acordo com a gestante, ver detalhadamente seu filho, ainda no útero, foi uma experiência emocionante. “É bom saber que, aqui no Estado, conseguimos fazer esse exame gratuitamente, já que na rede privada ele custa, em média, R$ 400,00”, afirma.

Os equipamentos, incorporados ao parque tecnológico de monitoramento e diagnóstico dos procedimentos médicos dos HUs, foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), superando o valor de R$ 130 mil reais. Como explica o Diretor Clínico da MEAC, Prof. Edson Lucena, a ultrassonografia 4D apresenta vantagens ao oferecer novos recursos na análise fetal. “A capacidade de reconstrução da imagem pelos modos ‘Superfície e transparência’, ‘Análise multiplanar’ e ‘Rotação da imagem’ possibilitaram a melhor avaliação da anatomia e morfologia fetal”, comenta. 

Ainda segundo Lucena, enquanto a ultrassom 3D permite a avaliação da anatomia fetal de maneira estática, a 4D a avalia em tempo real, possibilitando a observação dos movimentos. O impacto dos novos equipamentos para o serviço de Ginecologia da MEAC é ainda mais relevante quando observadas a prática clínica e a pesquisa das malformações, sem a necessidade de realização de procedimentos invasivos. “É difícil imaginar um problema em Ginecologia e Obstetrícia do qual a ultrassonografia não contribua para a solução”, aponta. 

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing do Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8183 / e-mail: nim@huwc.ufc.br

==============

UFC fará concurso para preencher 14 vagas de professor adjunto nos campi de Fortaleza

Estão abertas até 8 de agosto as inscrições para concurso público que selecionará 14 professores adjuntos-A, da Universidade Federal do Ceará, para os seguintes Departamentos e respectivos setores de estudo.

No Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção, do Centro de Tecnologia, para os setores de estudo “Mecânica dos Fluidos” (uma vaga) e “Sistemas Térmicos” (uma vaga);

No Centro de Humanidades, para o Departamento de História, há uma vaga no setor de estudo “Ensino em História”; no Departamento de Literatura, uma vaga para o setor “Literatura Portuguesa” e, no Departamento de Letras Estrangeiras, uma vaga para “Língua e Literatura Italiana”;

Para a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) estão disponíveis: uma vaga para o Departamento de Clínica Odontológica e uma para o de Enfermagem nos setores de estudo “Clínica Integrada / Pacientes Especiais e Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde Mental / Laboratório de Fundamentos de Enfermagem / Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem”;

Faculdade de Direito oferece duas vagas para o Departamento de Direito Público nos setores de estudo “Direito Penal Médico-Legal” (uma vaga) e “Direito Eleitoral” (uma vaga), bem como uma vaga para o Departamento de Direito Processual no setor de estudo “História e Estudo do Direito”;

Na Faculdade de Educação, a vaga se destina ao Departamento de Fundamentos da Educação no setor de estudo “Estrutura da Educação”;

No Centro de Ciências, as vagas são para os departamentos de Computação, Biologia e Química Orgânica e Inorgânica, nos respectivos setores de estudo: “Redes de Computadores”; “Biologia Estrutural e Funcional de Células Animais” e “Química Geral e Orgânica”. O regime é de 40 horas com dedicação exclusiva. Os candidatos devem apresentar título de doutor. 

Todos os detalhes estão disponíveis no Edital nº 249/2013 e mais informações podem ser obtidas na Divisão de Planejamento e Movimentação de Pessoal, pelo telefone 3366 7407 e pelo site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (www.progep.ufc.br). 

Fonte: Núcleo de Seleção e Adaptação Funcional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC – fone: 85 3366 7407

==============

Simpósio sobre práticas de arquivologia e preservação da memória inscreve até dia 18

O Departamento de História da Universidade Federal do Ceará realiza, de 22 a 24 de julho, o I Simpósio de História, Arquivos e Mídias Digitais, iniciativa que visa difundir práticas que ajudem a preservar a cultura e a memória cearenses, por vezes ameaçadas pela ausência de organização sistemática de seus registros e pela carência de profissionais na área de arquivologia. Por meio de minicursos e conferências, a proposta é contribuir com o tratamento e o diagnóstico dos documentos em arquivos públicos. O Simpósio é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação de universidades públicas e privadas, professores do ensino básico, pesquisadores e profissionais que atuam na administração de arquivos. 

Ao longo do evento, haverá minicursos sobre o “Atlas Digital da América Lusa”, com o Prof. Tiago Gil (Universidade de Brasília – UnB), e sobre a “Organização de arquivos permanentes”, com a Profª Ana Célia Rodrigues (Universidade Federal Fluminense – UFF). Haverá, ainda, uma mesa-redonda com Diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC), o historiador Márcio Porto, e três conferências, com os seguintes temas: "Os arquivos públicos e o direito à informação", “A construção da História: a necessidade do fazer arquivístico” e “Mídias digitais e documentos históricos”. 

INSCRIÇÕES – Para participar, é preciso inscrever-se até 18 de julho, pelo e-mail simposiohamd@gmail.com. No caso dos minicursos, as vagas se limitam a 20 participantes. Mais informações sobre inscrições e programação podem ser encontradas no site do evento (simposiohamd.blogspot.com.br). O Simpósio faz parte das atividades do grupo de estudos Gênese Documental Arquivística, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq), que congrega pesquisadores e docentes da Universidade de São Paulo (USP), UnB, UFF e UFC. 

Fonte: Departamento de História da UFC – fone: 85 3366 7738 / 3366 7739

============

UFC Virtual lança hoje (11) livro com orientações e experiências de gestão escolar democrática


O esforço coletivo de pesquisadores, professores e tutores do curso de extensão Formação Continuada em Conselhos Escolares, promovido pelo Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual) para estimular a participação de profissionais da educação e das comunidades na gestão de escolas públicas, originou o livro Conselho escolar: processos, mobilização, formação e tecnologia. O material reúne orientações e experiências desses profissionais no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE), criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC) para fomentar a gestão democrática das escolas públicas do País. O lançamento do livro será hoje (11), às 19h, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), em Fortaleza.

Atualmente, o Curso de Formação Continuada ofertado na modalidade a distância pela UFC Virtual, em convênio com a Secretaria de Educação Básica (SEB-MEC), atende a 10 estados brasileiros: Amazonas, Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. Ao todo, o Programa capacitou mais de 2.600 profissionais de educação contribuindo para a construção de cidadania, respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante da comunidade.

De acordo com José Roberto Ribeiro Junior, Coordenador do PNFCE, que faz a apresentação do livro nas primeiras páginas, o Programa tem sido uma das principais ações no campo do fortalecimento da gestão democrática nas escolas públicas do Brasil. “O material objetiva fazer uma reflexão sobre este movimento popular na educação, mais especificamente direcionado aos conselhos escolares. Para tanto, trata, em um primeiro momento, da conceituação dos conselhos escolares como efetivo lugar de vivência do espaço público na escola”, comenta.

Para o coordenador do curso Formação Continuada em Conselhos Escolares da UFC, Herbert Lima, o livro representa a consolidação da experiência da UFC Virtual, por meio da Universidade Federal, na oferta de um curso on-line, como representação coletiva instituída e de grande importância no âmbito do contexto da escola pública brasileira. “Esta publicação apresenta pesquisas e relatos de experiências vivenciados no curso desde a oferta da formação oferecida até o desenvolvimento de materiais didáticos digitais educacionais desenvolvidos neste curso ou voltados a este tema”, ressalta. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Aberta do Brasil na UFC – fone: 85 3366 9509 

=============

Professor de Coimbra faz palestra sobre sistema de autoavaliação de instituições de ensino

O Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, promove a palestra “Sistema de autoavaliação de instituições de ensino: apresentação de caso prático”, com o Prof. Luís Alcoforado, da Universidade de Coimbra, Portugal. O encontro será amanhã (12), das 9h às 12h, na sala 2 do Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais (Nuper), na Rua Waldery Uchoa, 1, Benfica, em Fortaleza. O palestrante falará da abordagem do Sistema de Avaliação Comum (Common Assessment Framework – CAF), implantado em Portugal desde 2000. 

Fonte: Prof. Marcos Lima, Faculdade de Educação da UFC – fone: 85 3366 7633 / e-mail: marcos.a.lima@terra.com.br


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fone: (85) 3366.7331 - Fax: (85) 3366.7330
twitter: @UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa
www.ufc.br

Nenhum comentário: