Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 10 de julho de 2013

ARTIGO: AÇUDE CASTANHÃO: COMO UTILIZÁ-LO

Caros amigos
Eis mais  um  artigo que faço sobre a política  de recursos hídricos que há 28 anos vem sendo implementada pela Secretaria de Recursos  Hídricos do Estado do Ceará que, de passagem, desde o  início, tenho me posicionado contrário  por várias razões a começar pelo exagerado porte do Açude Castanhão. Sobre este reservatório escrevi um livro  que tem 326 páginas. Creio que, pela primeira vez no nosso País, a história de  uma barragem foi contada desde a sua concepção até a sua construção nos seus mínimos  detalhes.    Seria oportuno lembrar  que nunca fui contra a este empreendimento. A minha discordância era quanto ao porte exagerado da barragem  ou melhor de seu volume excepcional de acumulação. Na minha ótica esse açude deveria ter, no máximo, 1,2 bilhão de m3 de águas represadas. Com isto, a cidade de Jaguaribara, de 15.000 habitantes,  não teria sido sacrificada. Entretanto, apesar dos  15 anos de discussão,  ela foi  construída com 6,7 bilhões de metros cúbicos de acumulação.  No início seu  objetivo principal era irrigar 75.000 hectares na Chapada do Apodi. Como disse neste artigo, não se falava naquela ocasião em Porto do Pecém , nem em siderúrgica ou refinaria.   Desde 1985, quando ao Açude Castanhão surgiu no cenário técnico/científico do Estado do Ceará,  nada me fez mudar de opinião em relação à sua construção a começar pela sua localização, como disse neste artigo, uma barragem pontual construída “às portas do litoral do Estado onde não há seca”.  E o mais grave, a impossibilidade técnica e econômica de levar  suas águas a poucos quilômetros de suas margens como é o exemplo citado da cidade de Canindé a apenas 93 quilômetros de Fortaleza.  Acho que esta discussão ainda deva continuar até que todos nós da comunidade técnica/científica nos dermos as mãos para  encontrarmos  o caminho certo e definitivo para o grave problema das secas em nosso Estado.  Gostaria de ter a opinião de vocês sobre este assunto. Atenciosamente, Cássio


Veículo: O Povo Cidade: Fortaleza Editoria: Opinião Coluna: - Jornalista: -
Data: 27/06/13 Pág 7 62 cm/col. Tipo de mídia: Impresso


Nenhum comentário: