Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 11 de julho de 2013

A qualidade de vida nas crises

O Povo
 
Artigo10/07/2013
A qualidade de vida nas crises
Estamos em um momento político-social muito importante para os brasileiros. Manifestações em todo o país e propostas da população e de alguns políticos, para a solução dos inúmeros problemas, principalmente nas áreas da corrupção, violência, saúde, educação e nossa representação e prática política.
O aumento do preço das passagens nos transportes populares foi o estopim para que a população aproveitasse para condenar e gritar contra a situação vigente, de maneira em geral. Mas este tema já está sendo amplamente notificado pelos órgãos de comunicações e nosso artigo pretende analisar a qualidade de vida (QV) de nossa população, neste momento tão importante de nossa vida.
Existem vários estudos importantes sobre a QV nas diferentes crises da humanidade que apresentam diferentes resultados positivos e negativos. Especialistas no assunto encontraram diferentes e importantes condicionantes que, algumas vezes, chegam a modificar completamente a vida das populações.
A causa fundamental do que ocorre é o estresse, que pode ser grande e durar muito. Ele pode ocasionar preocupação, angústia, medo, ansiedade, com importantes quadros clínicos de depressão, infartos, hipertensão arterial e paradas cardíacas. E como evitar essas possibilidades? Muitos estudos foram já realizados em várias partes do mundo, com resultados significativos.
Frente aos problemas, devido à fabricação de muitos neurotransmissores prejudiciais a diferentes órgãos de nosso corpo, causados pelo estresse mental, conjuntamente com o metabólico, provocado por maus estilos de vida de muitos brasileiros, os resultados podem ser graves.
Os pesquisadores indicam, então, para prevenção ou cura, dessas patologias, diferentes técnicas e comportamentos : 1. sorrir, cantar e dançar; 2. valorizar os momentos alegres e de esperanças; 3. amar com mais intensidade; 4. aumentar a autoestima; 5. mudar os maus estilos de vida; e 6. utilizar terapias relaxantes (fisioterapias, meditação, ioga, pilates etc.).
Vários centros e academias, algumas famosas mundialmente, utilizam essas técnicas com resultados significativos. Por exemplo, no dia 28 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Sorriso, tal a importância dada por várias organizações de práticas para o público, do ato de sorrir. Pesquisadores de gelotologia, do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, salientam que o sorriso “é muito importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas” e “é um poderoso fenômeno de recompensas interpessoais”.
Lembro também que muitos brasileiros, nas suas diferentes maneiras de “saber viver” (bon vivants) com suas resiliências , estão aproveitando essas manifestações populares atuais, para sorrir, cantar, dançar e gozar. Estes, evidentemente, não terão alterações nas suas qualidades de vida.
E com você, amigo leitor, que está acontecendo? Tristeza de ser brasileiro? Raiva vingativa? Decepção com seu político ou partido?
Qualquer que seja, companheiro desse Brasil tão belo, vamos sorrir, sim! Mas também vamos lutar, com todas as nossas forças, pela sua transformação em um país justo e com boa qualidade de vida.
Antero Coelho Neto
acoelho@secrel.com.br
Médico e professor

Nenhum comentário: