Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 28 de março de 2013

Notícias da UFC - 27.03.13




Reitor assina 30 ordens de serviço para execução de obras nos campi de Fortaleza e interior 

Foram assinadas na manhã de ontem (26), em solenidade realizada no auditório da Reitoria, 30 ordens de serviço dadas pela Universidade Federal do Ceará por meio da Superintendência de Infraestrutura, no valor total de mais de R$ 43 milhões, para a execução de obras cujos editais de licitação foram lançados em 2012. As obras estão se iniciando neste mês, e algumas têm conclusão prevista para agosto e outras para janeiro de 2014. Estão em processo de licitação as obras para os campi da UFC em Crateús e Russas, bem como para as primeiras obras da Universidade Federal do Cariri, tutorada pela UFC.

O Reitor Jesualdo Farias fez a entrega de cada ordem de serviço enumerada pelo Coordenador de Obras e Projetos, engenheiro Rafael Henriques, aos representantes das empresas que executarão os trabalhos e agradeceu a todos que se empenharam para viabilizar os mais de 60 processos de licitação, em tempo recorde, citando as equipes da Pró-Reitoria de Planejamento, da Pró-Reitoria de Administração, da Procuradoria, da Auditoria, da Superintendência de Infraestrutura e da Coordenadoria de Obras e Projetos.

Disse o Prof. Jesualdo esperar que as construtoras entendam o que é trabalhar para uma instituição como a UFC, quando qualquer atraso é comprometedor, porque são 50 mil pessoas (a comunidade universitária) cobrando cada obra. Ressaltou que o orçamento da UFC, superior a R$ 1 bilhão, é o sexto maior entre todas as universidades federais, estando à frente dela apenas as universidades federais do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, de Brasília e a Fluminense. Já atingimos a meta traçada em agosto de 2012, quando a Superintendência foi criada, conforme assegurou o Prof. Sérgio Armando de Sá Benevides, que também agradeceu o esforço de sua equipe. 

São as seguintes as obras a serem executadas nos campi da UFC em Fortaleza, Cariri e Sobral:

1 – reforma do laboratório de ensino prático e da sala do Programa de Educação Tutorial (PET) do Labomar;
2 – pavimentação e gradil do campus de Quixadá;
3 – construção de um galpão de máquinas no bloco 804 do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias;
4 – drenagem da via de contorno de acesso ao Instituto de Cultura e Arte, no campus do Pici;
5 – construção da primeira etapa do campus da UFC de Crateús;
6 – reforma do Laboratório de Preservação e Conservação de Documentos no Campus do Benfica;
7 – reforma do prédio do laboratório de produtos naturais no Campus do Pici;
8 – interligação e reforma das instalações do prédio do Departamento de Teleinformática, do Centro de Tecnologia;
9 – reforma do Laboratório de Cereais do Centro de Ciências Agrárias;
10 – construção do bloco de pós-graduação da Faculdade de Medicina do campus de Sobral;
11 – construção de bloco didático no Centro de Ciências Agrárias;
12 – construção do alojamento do Instituto de Educação Física e Esportes, no Campus do Pici;
13 – construção do bloco didático do UFC Virtual;
14 – ampliação do prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação;
15 – construção do refeitório e circulação vertical da Faculdade de Medicina de Barbalha;
16 – reforma da Casa de Cultura Alemã;
17 – ampliação e modernização do bloco 917 do Departamento de Matemática, do Centro de Ciências;
18 – reforma do Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos e do de Bioinorgânica nos blocos 933 e 935, do Centro de Ciências;
19 – construção de um bloco didático no Centro de Ciências;
20 – reforma dos galpões, almoxarifado e oficina da fazenda experimental Vale do Curu, do Centro de Ciências Agrárias, em Pentecoste;
21 – construção do observatório da Seara da Ciência, no Campus do Pici;
22 – construção do Laboratório de Química Analítica, do Centro de Ciências, no Campus do Pici;
23 – reforma do bloco 703, do Departamento de Engenharia de Transportes, do Centro de Tecnologia;
24 – substituição da rede elétrica dos blocos 931, 932, 933, 935 e 939 do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, no campus do Pici;
25 – reforma do bloco da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, no Campus de Porangabuçu;
26 – construção da terceira etapa do Instituto de Cultura e Arte, no Campus do Pici;
27 – construção de bloco didático no Centro de Humanidades, no Campus do Benfica;
28 – construção do Laboratório de Ensaios Mecânicos, no Campus do Pici;
29 – recuperação da caixa d’água do bloco 708, do Departamento de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici;
30 – reforma do Laboratório de Microalgas do Labomar;
31 – construção de Residência Universitária do Campus do Benfica.

Fonte: Superintendência de Infraestrutura da UFC – fone: 85 3366 9543

=====================

Estudantes de Quixadá desenvolvem portal sobre investimentos em educação

Estudantes do Curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará no Campus de Quixadá desenvolveram um portal como trabalho curricular, que obteve repercussão nacional, tendo sido motivo de discussão na Sociedade Brasileira de Computação e matéria do portal Instituto Claro. O portal desenvolvido pelos alunos, www.educabrasil.org, serve para organizar dados sobre investimentos públicos em educação.

A matéria do portal do Instituto Claro destaca que “o uso de tecnologias na educação pode ir além da sala de aula e encontrar caminhos para aprimorar a educação em nível mais amplo”. Prova disso é o projeto desenvolvido por seis jovens estudantes de Engenharia de Software da UFC que pretende chamar a atenção da população e dos governantes para os investimentos destinados à educação no Brasil. 

O portal dos estudantes da UFC, no ar há um mês, já contém dados de 180 dos 184 municípios cearenses. Um dos criadores, Bruno Furtado, formulou o projeto partindo da constatação de que os investimentos em educação são determinantes para a transformação do setor no País. Toda verba destinada a escolas, como alimentação, uniformes e manutenção, entra na lista detalhado do site. Os dados são requisitados a partir da Lei de Acesso à Informação, que está em vigor desde 2011. 

Fonte: Prof. Camilo Almendra, Vice-Coordenador do Curso de Engenharia de Software da UFC do Campus de Quixadá – fones: 88 34120919 / 3412 0068

====================

CAEN inscreve para Encontro Acadêmico

O CAEN, Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas para o VI Encontro CAEN-EPGE de Políticas Públicas e Crescimento Econômico, que acontece nos dias 13 e 14 de junho. A ficha de inscrição e as normas para submissão de artigo estão disponíveis no site do CAEN (www.caen.ufc.br). As inscrições para participação no evento ocorrem até o próximo dia 20 de maio. Porém, a submissão de artigos estará limitada até o dia 10 de maio. A princípio, serão disponibilizadas 100 vagas. 

A comissão científica do evento é formada por Carlos Eugênio da Costa (EPGE-FGV), Fabrício Carneiro Linhares (CAEN-UFC), Roberto de Góes Ellery Júnior (UnB) e Márcio Antônio Salvato (Ibmec-MG). O encontro é uma realização do CAEN-UFC e da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE-FGV) e conta com o apoio do Laboratório de Estudos da Pobreza do CAEN e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social (INCT). 

As atividades do Encontro serão realizadas no próprio CAEN (Avenida da Universidade, 2700, 2º andar, Benfica). Mais informações nos sites www.caen.ufc.br e www.epge.fgv.br. 

Fonte: CAEN – fone: 85 3366 7751

=====================

Simpósio de Recursos Naturais do Semiárido inscreve trabalhos até dia 31

Encerra-se no próximo dia 31 o prazo para submissão de trabalhos no I Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido, que será realizado em Iguatu, de 22 a 24 de maio. O Simpósio, cujo tema é “Pesquisa e Transferência de Tecnologia Contextualizada ao Semiárido” promoverá a interação entre pesquisadores e comunidades do Interior, com discussões sobre a exploração do Semiárido de forma sustentável e limpa. 

“A interiorização da pesquisa e da transferência de tecnologia torna-se cada vez mais forte entre agências de fomento que apoiam esses estudos”, aponta a comissão organizadora do evento. As normas e o modelo para submissão de resumos estão disponíveis no blog do Simpósio (sbrns.blogspot.com.br). A decisão do aceite e da modalidade de apresentação será feita pela Comissão Científica Avaliadora. 

O evento é realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus de Iguatu), através do Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo de Água e Solo no Semiárido (Massa) e Programa Ecológico de Longa de Duração (PELD). 

Fonte: Comissão Organizadora do I Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais no Semiárido – fone: 85 3366 9731


---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
(85) 3366.7331 / 3366.7332

Nenhum comentário: