Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 25 de março de 2013

"MORRE O IMORTAL JOÃO DE SCANTIMBURGO "







" Nosso associado de número 46, um dos fundadores da UBE,
 morreu na madrugada deste 22 de março de 2013"




" João de Scantimburgo nasceu em Dois Córregos, São Paulo, em 31 de outubro de 1915, filho de João de Scantimburgo e Julia Cenci de Scantimburgo. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 21 de novembro de 1991 e empossado a 26 de maio de 1992.
Militante no jornalismo paulista, era Mestre em Economia e Doutor em Filosofia e Ciências Sociais. Lecionou na Fundação Armando Álvares Penteado e na Universidade Estadual Paulista UNESP.
Exerceu as funções de diretor dos "Diários Associados" em São Paulo e do "Correio Paulistano". Assumiu, também a direção do "Diário do Comércio" e do "Digesto Econômico", ambos editados na capital paulista.
Pertenceu ao Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta - Rádio e Televisão Educativa (São Paulo). Membro da diretoria da Fundação Moinho Santista e do Conselho Curador (vitalício) da Fundação Bienal de São Paulo. Faz parte, também, da Academia Paulista de Letras, Instituto Brasileiro de Filosofia, Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos, Pen Club do Brasil, Instituto Brasileiro de Direito Social, além de algumas instituições culturais sediadas em países da Europa e nos Estados Unidos.
João de Scantimburgo foi contemplado com os prêmios José Ermírio de Morais - Pen Club e Alfredo Jurzikowski - ABL.
Entre as obras publicadas pelo jornalista, merecem especial destaque: O destino da América Latina;  A democracia na América Latina; A crise da república presidencial;  A extensão humana;  Tratado geral do Brasil; José Ermírio de Morais;  Ilusões e desilusões do desenvolvimento; Concepção Cristocêntrica da  História;  O café e o desenvolvimento do Brasil;  O Poder Moderador; Interpretação de Camões;  A Filosofia da ação;  O segredo japonês;   Os Paulistas; Gastão Vidigal e seu tempo; O Brasil e a Revolução Francesa;  Memórias da Pensão Humaitá;  No limiar de novo humanismo; Eça de Queirós e a tradição; Introdução à filosofia de Maurice Bondel e História do liberalismo brasileiro."


FONTE: SITE DA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES- UBE
http://www.ube.org.br/noticias-detalhe.asp?ID=699 

Nenhum comentário: