Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 16 de março de 2013

Notícias da UFC - 15.03.13



Casas de Cultura Estrangeira inscrevem para teste de nível

As Casas de Estrangeira da Universidade Federal do Ceará inscrevem, nos dias 18 e 20 de março, candidatos que desejem ingressar, por meio do Teste de Nível, nos Cursos Básicos (Inglês, Italiano, Espanhol e Alemão) e no Curso Avançado (Alemão Intermediário-Avançado) no período de 2013.1. 

Os candidatos devem comparecer ao térreo do prédio da Casa de Cultura Britânica (Av. da Universidade, 2683, Benfica), no horário das 8h às 17h. São exigidos os seguintes itens para a inscrição: duas fotos 3x4 idênticas e recentes, documento original de identidade com foto, comprovante de conclusão do ensino fundamental, CPF e a taxa de inscrição no valor de R$ 50,00.

Teste de Nível – Podem inscrever-se para o Teste de Nível alunos que já tenham algum conhecimento do idioma e que desejem ingressar nas Casas de Cultura para obter certificado de Nível Básico. O candidato pode concorrer a uma vaga entre o segundo e o sexto semestres nas Casas de Cultura mencionadas acima. O Curso Avançado de Alemão é destinado apenas aos falantes que já possuem um certificado de Curso Básico e desejam continuar aprimorando seus conhecimentos. 

Fonte: Coordenação das Casas de Cultura Estrangeira da UFC – fones: 85 3366 7606 / 3366 7607 / site: www.casasdeculturaestrangeira.ufc.br / Casa de Cultura Britânica – fone: 85 3366 7640 / site: www.culturabritanica.ufc.br


============================================

Ciência sem Fronteiras tem novas chamadas para graduação sanduíche

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informa aos alunos da Universidade Federal do Ceará que o programa Ciência sem Fronteiras está com seis editais abertos, destinados a graduandos de diversas áreas. Os alunos podem concorrer a bolsas de graduação-sanduíche na Áustria, Bélgica, Finlândia, China e Irlanda. As inscrições para a Bélgica e Finlândia podem ser feitas até 5 de abril, enquanto o prazo para as chamadas da Áustria, China e Irlanda se estende até 6 de abril.

Os formulários de inscrição já estão disponíveis no site do Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br), onde também podem ser encontradas informações referentes ao processo de candidatura, seleção, documentação e requisitos exigidos para cada edital. Os candidatos poderão fazer apenas uma única inscrição para uma única chamada. Caso o estudante realize uma segunda inscrição, dentro do prazo estabelecido, ela será considerada substituta da anterior, sendo levada para análise a última inscrição submetida.

Para ter a inscrição homologada, exige-se que o candidato tenha nacionalidade brasileira, esteja regularmente matriculado em curso de nível superior de uma das áreas incluídas no programa, tenha integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso, além de ter fluência comprovada no idioma oficial do país para o qual realizou a inscrição.

A nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2009 será utilizada como critério classificatório e só virá a ser considerada nos casos em que a demanda qualificada for maior que a oferta de vagas no país de destino. Porém, todos que atendam aos requisitos mínimos das chamadas estão aptos a concorrer às bolsas, ainda que não tenham realizado o exame.

Atualmente, mais de 300 alunos de graduação da UFC estudam no exterior através do Ciência sem Fronteiras. O programa pretende ofertar mais de 27 mil bolsas de graduação-sanduíche até 2015, quantidade estabelecida com o objetivo de permitir aos estudantes aperfeiçoar seus conhecimentos, além de promover a interação entre pesquisados de vários níveis acadêmicos, inserindo as instituições brasileiras no cenário internacional de desenvolvimento do conhecimento. 

Fonte: Prof. Cláudio Marques, coordenador do Ciência sem Fronteiras na UFC – fone: 85 3366 9496

============================================

Programa Inglês sem Fronteiras lança site

O Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), criado pelo Ministério da Educação, acaba de lançar seu site (isf.mec.gov.br). O IsF visa atender às demandas do Programa Ciência sem Fronteiras, incentivar o aprendizado do idioma inglês e propiciar uma mudança no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País. Entre as ações previstas estão cursos a distância em módulos de ensino de inglês on-line (My English Online – MEO), diagnóstico do nível de proficiência no idioma inglês, além de ensino presencial. 

Especialistas de língua inglesa e de Educação a Distância de 10 universidades federais, incluindo a Universidade Federal do Ceará, integraram a Comissão de Trabalho, criada pela Secretaria de Educação Superior do MEC (SESu), para instituir o IsF. 

Além da UFC, a comissão teve representantes da Universidade de Brasília, da Federal Fluminense e das federais de São Carlos, de Minas Gerais, de Uberlândia, do Mato Grosso, de Pernambuco, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A organização das ações também contou com a parceria da Capes e do CNPq.

Poderão participar do Programa alunos de universidades públicas e particulares, e ele é aberto a parcerias com empresas e organizações que desejem auxiliar o IsF. O sistema de inscrição para os testes está em desenvolvimento. Em breve, será disponibilizada inscrição para os interessados em fazer o teste de proficiência/nivelamento TOEFL ITP (que avalia habilidades e competências no idioma inglês) a ser realizado em uma instituição de ensino superior pública do país. 

No site, estão o histórico do Programa, a portaria ministerial que o criou e detalhes sobre as ações. O link “Perguntas e Respostas Mais Frequentes” permite aos candidatos se informar e esclarecer dúvidas. 

Fonte: Denise Abreu e Lima, do Núcleo Gestor do IsF – e-mail deniseabreuelima@gmail.com ou site isf.mec.gov.br

============================================

Desafio oferece viagem à Europa para estudantes de graduação 

Estão abertas as inscrições para a competição “Desafio Sem Fronteiras 2013 Suécia-Brasil”, voltada para alunos brasileiros matriculados em cursos de graduação. Ligado ao Programa Ciência Sem Fronteiras, o Desafio tem o intuito de promover a Suécia como destino de intercâmbio de estudos. Inteiramente on-line, a competição irá contemplar dois vencedores com uma viagem de uma semana à Suécia, entre os meses de junho e julho deste ano. A premiação inclui passagens, estada e visitas a universidades e empresas suecas. Para participar, estudantes podem se registrar no website bit.ly/15t8fGG. O Desafio Sem Fronteiras 2013 Suécia-Brasil é organizado pelo Instituto Sueco em conjunto com 14 universidades suecas. Mais informações na página do Programa no Facebook (www.facebook.com/CSF.Suecia). 

Fonte: Prof. Tito Lívio Cruz Romão, Coordenador de Assuntos Internacionais da UFC – fone: 85 3366 7333

============================================

Professor da UFC integra Sociedade Interamericana de Psicologia 

A Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) publicou, no último dia 1º, os resultados da eleição para a mesa diretiva para o biênio 2013-2015. O Prof. Aluísio Ferreira de Lima, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, foi eleito representante do Brasil na entidade. A nomeação para o cargo ocorrerá entre os dias 15 e 19 de julho, em Brasília, quando o Brasil sediará o XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. Criada em 1951, na Cidade do México, durante o IV Congresso Internacional de Saúde Mental, a SIP é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos. Atua como importante meio de comunicação da Psicologia nas três Américas e Caribe. A SIP tem possibilitado, principalmente por meio de seus congressos regionais e internacionais, o aprofundamento das relações científicas e profissionais entre pessoas ligadas à Psicologia e áreas afins. 

Fonte: Regiane Lipardo, auxiliar administrativo no Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3613 1663

============================================

Projetos de extensão da Faculdade de Direito retomam atividades

Os projetos de extensão do Grupo Transdisciplinar de Estudos Interinstitucionais (G-Teia) e o Núcleo Interdisciplinar em Direito e Dramaturgia (Nididra), coordenados pelo Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, reiniciam as atividades de 2013 no sábado (16). Os encontros serão das 15h às 17h, na sede da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), na Rua Ramires Maranhão do Vale, nº 70, Água Fria, em Fortaleza.

Para participar dos projetos, abertos a alunos e professores de outras instituições, os interessados poderão comparecer aos encontros e se inscrever. Nos blogs dos grupos (www.gteia.ufc.br ou www.nididra.blogspot.com) estão disponíveis o calendário anual de reuniões e detalhes sobre as atividades. 

O coordenador explica que o objetivo do G-Teia é incentivar a pesquisa transdisciplinar e a produção acadêmica em suas linhas temáticas – Educação, Psicologia, Direito, Bioética e Filosofia –, levando ações extensionistas à sociedade por meio da interação com organizações não governamentais, movimentos sociais e, sempre que possível, com a população em geral.

O Nididra, por sua vez, incentiva o estudo e a produção teatral nas instituições de ensino superior, abrindo espaço para reflexões sobre as relações entre o direito e as artes, em especial, as artes cênicas. O projeto também permite aos participantes desenvolver competências e habilidades que vão auxiliá-los na futura atuação profissional, através de técnicas de desinibição, oratória, uso correto da voz, expressão corporal e postura. 

O Prof. Flávio acrescenta que a produção acadêmica, nas linhas de seus respectivos eixos temáticos, poderá ser submetida à avaliação para se publicar na Revista Ágoras (www.agoras.ufc.br) e em outros periódicos científicos e ser apresentada nos encontros universitários de ensino, pesquisa, extensão e arte. Os estudantes envolvidos com atividades de pesquisa e extensão irão receber declaração ou certificado de participação, válidos como atividade complementar. 

Fonte: Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito – fone: 85 9634 94557
---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
(85) 3366.7331 / 3366.7332

Nenhum comentário: