Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 20 de março de 2013

COMO RECUPERAR O NAVIO COSTA CONCÓRDIA


COMO RECUPERAR O NAVIO COSTA CONCÓRDIA  

Aqui está o engenhoso plano de U$400 milhões para retirar
o Costa Concordia encalhado.
Em Janeiro de 2012. o navio de cruzeiro Costa Concordia
atingiu uma rocha ao largo da costa de Isola del Giglio,
no Mediterrâneo.
30 pessoas a bordo do maior naufrágio de passageiros de
todos os tempos perderam suas vidas; 2 ainda desaparecidas.
Quase um ano depois, os destroços ainda estão assentados
na costa italiana, e na sua maior parte submerso.
Porque o Costa Concordia está em um parque marinho nacional,
de recifes de coral protegido, ele deve ser removido da área
para que ele possa ser desmontado, o que representa inúmeras
dificuldades.
Em um relatório sobre os esforços para remover os destroços,
Leslie Stahl do 60 Minutes visitou o local e achou a operação
de resgate notável, a qual tem um preço de US $ 400 milhões.

Não só é o mais arriscado plano de resgate, como o mais complicado,
e mais caro já realizado, mas ninguém tem certeza se ele vai funcionar.
O navio que esta preenchido com água do mar pesa 60.000 toneladas.
Ele está assentado em dois picos de montanhas submarinas.
65 por cento dele está abaixo da superfície.
O naufrágio é uma cena oficial de crime.
A operação, que vai custar cerca de US $ 400 milhões, está sendo pago pelas companhias de seguros.
O plano é para girar o barco na posição vertical sobre uma plataforma submarina.
Em seguida, o farão flutuar, elevando a maior parte da sua estrutura acima da superfície.
Dai então ele poderá ser rebocado.
Antes de entrar no navio inclinado, os trabalhadores tiveram um curso de
escalada em montanha durante 4 dias.
A plataforma submarina está sendo construída no norte da Itália.
A armação deve ser transportada através do Mar Adriático, em torno da bota da Itália até o naufrágio.
A armação, que pesa três vezes mais do que a Torre Eiffel, será fixada no fundo do mar.
A broca de perfuração será encerrada num tubo de grande porte, para manter os detritos sem contaminar a área protegida.
Por enquanto, o navio é mantido no lugar por cabos de aço, mas as tempestades fortes pode desalojá-lo. Em seguida, ele afundaria mais ao fundo do mar, tornando a operação de resgate quase impossível.
111 mergulhadores de resgate estão trabalhando atualmente na operação de resgate durante todo o dia, em turnos de 45 minutos.
Eles ligaram os cabos que prendem o navio onde ele está.
Todos eles vivem em barracas flutuante, ao lado do local do naufrágio.
Como exatamente os trabalhadores girarão o Costa Concordia para a plataforma?
O plano envolve essencialmente “soldando um navio novo ao naufrágio”,
Relatórios Stahl.
O novo “navio” será composto de enormes caixas de aço ocas.
Chamados estabilizadores, maiores que 11 andares de altura.
9 irão ser soldados sobre a face exposta do navio, com apenas 2,5 cm entre eles.
Em seguida, os cabos de aço vão ser ligados dos estabilizadores à plataforma.
Polias hidráulicas vão puxar vertical do “Costa Concordia”.
Mais estabilizadores serão soldadas para o outro lado do navio.
Uma vez que o navio estiver em pé, os flutuantes extras devem fazê-lo flutuar.
O navio vai ser içado no próximo verão.
Uma vez que o processo se inicia, não há qualquer maneira de parar com isso, mesmo se algo der errado.
Outro plano reserva é de desmontá-lo onde ele se encontra, a um custo enorme para o meio ambiente local.
Se tudo correr bem, o “Costa Concordia” será cortado para sucata, longe de Giglio. Ele é tão grande, que o processo vai demorar 2 anos.

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Fonte:  60 minutes

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