Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 28 de março de 2013

COLUNA DO VICENTE ALENCAR: Nº 372


COLUNA DO VICENTE ALENCAR:
Nº 372. 27.03.2013. 4a FEIRA. 
FORTALEZA - CEARÁ- BRASIL.
radioculturadefortaleza.com.br

Bom dia para os amigos de Angola, Lisboa, Copenhague e Moscou.

1 - LÍNGUA PORTUGUESA PROMOVE PALESTRA
Será hoje, às 4 da tarde, no Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1 - sede da Academia Cearense de Letras, a palestra do professor Rogério Bessa, subordinada ao tema NOVAS TENDÊNCIAS DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL E, EM ESPECIAL, NO CEARÁ. A promoção é da Academia Cearense da Língua Portugesa, ondeo professor é o ocupante da cadeira nº 40.

2 - LIVRO DE JOÃO DE DEUS PEREIRA DA SILVA
O médico e escritor João de Deus Pereira da Silva pertence aos quadros da ALMECE e da AJEB, e está com um novo livro pronto.O título do seu novo trabalho já está definido: Fantasias, Sonhos e Desejos (Em Prosa e Verso). A data do lançamento está sendo estudada.

3 - O LIVRO DE J. CIRO SARAIVA
O Jornalista J. Ciro Saraiva, em seu livro ANTES DOS CORONÉIS, apresenta uma gama de informações e comentários, dos mais importantes, para aqueles que gostam de acompanhar, de perto, a política. Vamos aos títulos de alguns capítulos:

- Raul Barbosa:O "arranca-toco" com Pekim e a Praga de Chico Monte.
- Da sala do cafezinho da Assembléia -Bilhete Azul.
- Olavo Oliveira, o Senador que "deitou e rolou" e ficou sem nada.
- O Governo de Sarasate.

4 - CENTRO CULTURAL JORNALISTA JÁDER DE CARVALHO
A programação que será colocada em prática pelo CC Jornalista Jáder de Carvalho, na Praia do Náutico, em Fortaleza, já está sendo elaborada. O "Mago" Clélio Cavalcante e o professor Parente de Albuquerque Junior já trabalham a "agenda" do mês,. A divulgação oficial nos próximos dias.

5 - LITERATURA CEARENSE
Estou lendo HISTÓRIA E ESTÓRIAS DE CATARINA, livro do escritor cearense Iran Paes de Andrade, que não conheço e que nasceu naquela Cidade do interior cearense. É mais uma obra que fala sobre um município alencarino.. Como tenho interesse em todos eles, estou lendo, com atenção.

6 - A AUSÊNCIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA DO CEARÁ
É profundamente lamentável o desconhecimento de muita gente, sobre a História e os fatos do Estado do Ceará. Lamentavelmente, a disciplina HISTÓRIA DO CEARÁ não está na "grade" da maioria dos nossos estabelecimentos. Veja, você crescer sem conhecer a história de sua terra, é muito triste. Lembro isso porque muita gente nos perguntou qual a razão do feriado de 25 de março, último.

7 - ÁLCOOL - A porta de entrada das outras drogas existentes  no Brasil e no mundo.

8 -  CRISTO REI REFORMADO ERRONEAMENTE
Não sei quem foi nem de onde partiu a ideia, o certo é que o obelicso existente na Praça do Seminário da Prainha (inaugurado em 24 de dezembro de 1922), em frente ao antigo Círculo Operário, hoje Teatro São José, foi reformado e pintado, com erro.

9 - Pintaram de branco, inclusive, a imagem. A Cruz, alí existente, tinha uma haste bem maior que a atual, agora colocada, passando, é lógico, depois de segura, pela altura da imagem. Colocaram uma nova cruz, sem respeitar o modelo original (Pensaram talvez que nenhum Jornalista interessado na vida da Cidade fosse prestar atenção ao pequeno detalhe), com a haste da mesma altura da imagem. Atenção senhores: está  errado, façam uma pesquisa e refaçam a originalidade da obra. Fortaleza tem que aprender queé uma cidade (a quinta Capital do Brasil) e não uma Vila.

10  - ACADEMIA CEARENSE DE LITERATURA E JORNALISMO
O professor Rui Martinho presidente da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, confirma que aquela Casa de Cultura concederá o título de Sócio Benemérito ao Chanceler Aírton Queiroz da Universidade de Fortaleza. O diploma será entregue à noite, no dia 4 de maio, em solenidade na ACI.

11 - PALESTRA DE CÁSSIO BORGES SOBRE SÊCA
Foi brilhante, o engenheiro e professor Cássio Borges, em sua explanação,ontem à tarde, na Sociedade Cearense de Geografia e História.  Ele proferiu palestra sobre A SECA E O CEARÁ, enfocando dados que muitos notícias não mostram, A reunião foi realizada no 
Palácio da Luz, e foi dirigida por Eustóquio Wanderley,  presidente da entidade.

                                                                                                     Palácio da luz, efoi dirigido pelo professor Eustáquio Wanderleym,presidente da entidade.

Nenhum comentário: