Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 19 de abril de 2018

FOLHETIM UBE RJ ABRIL

EDITORIAL



"O tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que temem, muito longo para os que sofrem, muito curto para os que se alegram, mas, para aqueles que amam, o tempo é eterno."
Henry Van Dyke

A nossa UBE RJ estará fazendo 60 anos de dedicação à Literatura e à Língua Portuguesa, em 2018.

Celebrar é preciso! Para tanto, nossa Presidente, Juçara Valverde, criou comissões que organizarão os eventos da comemoração.

O lançamento dos festejos foI iniciado na primeira reunião deste ano, no dia 21 de março, quando a nossa Diretora para Assuntos Internacionais, Dyandreia Portugal, apresentou as comissões que irão planejar e elaborar a realização das seguintes propostas: Livro Memória 60 anos UBE RJ; Edição da Revista RenovArte 10 anos; Lançamento Livro de Memórias 60 anos da UBE (agosto); Seminário Internacional Encontro das Américas (agosto), com a participação das UBEs de cada estado; Noite Dançante (agosto); Medalha Gilberto Freire (agosto); Troféu Rio, Troféu Rosa de Píndaro, Troféu Excelência Cultural; Prêmios da Diretoria; Mérito Cultural; Concurso Internacional de Literatura (adulto e infanto-juvenil), livros publicados e Concurso Interno.

Ainda em nossa primeira reunião, tivemos a presença da professora, escritora e pesquisadora, Dra. Luiza Lobo, que proferiu a palestra “Maria Firmino dos Reis, a primeira escritora Brasileira”, oferecendo a todos os presentes o resultado de um estudo minucioso e necessário para auxiliar na inclusão do nome de Maria Firmino dos Reis como uma escritora valorosa, nos anais da História da Literatura Brasileira. Muito agradecemos à Dra. Luiza Lobo, por sua exposição profícua e talentosa.

Após a reunião, a nossa ilustre palestrante autografou obras de sua autoria, para o deleite dos presentes.

As autoras Angela Guerra, Lydia Simonato, Juçara Valverde e Eliana Calixto, todas Ubeanas, lançaram seus títulos de literatura infantil na mesma data.

A Comitiva AJEB RJ e UBE RJ, Porto Alegre/ Rio Grande do Sul, participou, de 9 a 13 de abril de 2018, da Programação dos eventos da AJEB Nacional: Encontro da Presidente Nacional com a Presidente, Dyandreia Portugal, e Diretoras AJEB RJ: Angela Guerra, Ana Maria Tourinho e Juçara Valverde; XX Assembleia Geral Nacional Ordinária AJEB Nacional; Posse Solene da Presidência da AJEB Nacional e dos eventos comemorativos dos 75 anos da Academia Literária Feminina/ RS, Vernissage e Sarau Poético, que contou com a participação da Associação Poemas à Flor da Pele.



Comissão de Redação 

Nenhum comentário: