Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

domingo, 1 de abril de 2018

Uma síntese do significado dos atos da Semana Santa

Uma síntese do significado dos atos da Semana Santa, que começam no Domingo de Ramos e terminam no Domingo da Ressurreição. Preparemos--nos para celebrarmos este grande mistério da nossa Salvação.
.DOMINGO 25/3 - BÊNÇÃOS DOS RAMOS E PROCISSÃO
Domingo de Ramos assim é chamado porque o povo cortou ramos de árvores e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde Jesus passaria montado em um jegue. E o início da Semana que mistura os gritos de "Hosana" com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; Hosana nas alturas”. Hosana quer dizer “nos salva!". Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que ela é desvalorizada e espezinhada.
O sentido da Procissão de Ramos para mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rapidamente. Mostra-nos ainda que a nossa pátria não seja neste mundo, mas na eternidade, que aqui nós vivemos apenas em um rápido exílio em demanda pela casa do Pai.
Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Santa Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.
QUINTA FEIRA 29/3 - MISSA DA CEIA DO SENHOR - LAVA PÉS –
Neste dia celebra-se Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual. Nesta celebração não se tem intenções particulares. O Tríduo Pascal se inicia com a Missa da Ceia do Senhor e do Lava-pés. No coração dessa celebração eucarística está o hino "Ubi caritas". O hino "Ubi caritas" traz também a ideia da oblação, da oferta. Por isso, na celebração desta Quinta-feira Santa deixemos que o nosso coração arda de amor pelo Cristo que se doa. E, ao olharmos para a sua doação no Santíssimo Sacramento no altar, queiramos também nós nos doar e em procissão, cantar "Ubi caritas". Ainda hoje o Senhor nos diz: "Ficai aqui e vigiai comigo". E vemos como também nós, discípulos de hoje, com frequência dormimos. Aquele foi para Jesus o momento do abandono e da solidão, ao qual seguiu, no coração da noite, o aprisionamento e o início do doloroso caminho para o Calvário.
O LAVA-PÉS é um rito realizado durante esta celebração e recorda a ação do Senhor Jesus que lavou os pés dos seus discípulos e demonstra seu amor por cada um.. O bispo ou o padre lava os pés de algumas pessoas, repetindo o gesto de Cristo.
SEXTA FEIRA 30/3- CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR-
Neste dia Igreja contempla o mistério do amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe em silêncio, na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Nesse dia em que não se celebra missa, tem-se a adoração à Santa Cruz. Tradicionalmente, durante a adoração cantam-se os chamados "impropérios". A palavra "improperia" quer dizer repreensões, reprimendas. É Jesus quem exorta os homens pela falta de amor. É o próprio Cristo que diz: "Eu te dei o amor e recebi de volta o desamor", este é o mistério que se celebra na Sexta-feira Santa.
A Cruz de Cristo escreve no século Vo Papa São Leão Magno, "é fonte de todas as bênçãos, e causa de todas as graças" (Discurso 8 sobre a paixão do Senhor, 6-8; PL 54, 340-342). Todos nós somos convidados a fazer também uma recordação da própria vida, da própria existência, vendo o quanto Deus cuidou de cada um de nós desde a mais tenra idade.
SÁBADO 31/3- VIGÍLIA PASCAL - É dia de luto, silêncio e oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando o mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição.
A Igreja, unindo-se espiritualmente a Maria, permanece em oração junto do sepulcro, onde o corpo do Filho de Deus jaz inerte como numa condição de repouso depois da obra criadora da redenção, realizada com a sua morte (cf. Hb 4, 1-13). Quando a noite já estiver avançada se inicia a solene Vigília pascal, durante a qual em todas as Igrejas o cântico jubiloso do Gloria e da Aleluia pascal se elevará do coração dos novos batizados e de toda a comunidade cristã, feliz porque Cristo ressuscitou e venceu a morte. É ainda o dia em que toda a Igreja pronuncia um canto de louvor que se entoa diante do Círio Pascal. Liturgicamente, esta vela representa o sacrifício de Cristo, portanto, é o agradecimento pelo sacrífico que não é somente uma 'morte', mas um sacrifício vivificante, pois produz a vida. A Páscoa é isso: a leitura, a narração e a proclamação das maravilhas de Deus na história de cada um, para assim, poder enxergar o dom invisível de Deus no nosso hoje, no hoje da Sua Santa Igreja e no hoje das nossas próprias vidas.
DOMINGO 1/4 - SOLENIDADE DE PÁSCOA –
DOMINGO da Ressurreição, dia primeiro de Abril, é o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, foi sepultado e ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. A data da Páscoa é móvel. E estabelecido que a Páscoa devesse ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que segue o Equinócio da Primavera no Hemisfério Norte (21 de março). Se esse dia ocorrer depois de 21 de abril, a Páscoa será celebrada no domingo anterior. Se, porém, a lua cheia acontecer a 21 de março, sendo domingo, será dia 25 de abril.
Que a nossa Páscoa seja de paz, amor, gratidão e muita fé! Que não esqueçamos jamais que Jesus deu a sua vida por nós e precisamos retribuí-lo com boas ações... Mais amor, Mais gentileza, Mais doação, Mais irmandade, Mais respeito, Mais união com o nosso próximo... Jesus foi o nosso melhor presente! Sejamos eternamente gratos a Deus por ter enviado seu filho único como prova do seu Infindo Amor por nós.
FELIZ PASCOA
Chico e Nicinha

Nenhum comentário: