Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 30 de abril de 2018

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 1265 SEGUNDA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2018

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 1265
SEGUNDA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2018.
FORTALEZA
CEARÁ
NORDESTE
BRASIL
Colaboradores: Fernando de Alencar, Maria Freitas, Celina Freitas, João Vieira, Jovino Nunes de Alencar,  Ângelo Osmiro Barreto, Silvio dos Santos Filho e Antônio de Alencar.

O BRASIL ACIMA DE TUDO!

8 DE AGOSTO
Ceará - Terra da Luz - Desenvolvendo a cultura será o mais importante evento, em nossa terra, no segundo Semestre. trata-se de um Fórum, um Simpósio, um Seminário, promoção do Colégio de Presidentes de Academias e outras Entidades Culturais, que será promovido às 19 horas, do dia 8 de Agosto, no Teatro José de Alencar.

40 ENTIDADES
Um número em torno de 40 entidades Culturais, congregando desde a 
Academia Cearense de Letras (a mais antiga do Brasil) até as mais novas, criadas há pouco tempo - até mesmo este ano - com a Presidência do Acadêmico e Coordenação deste colunista estarão presentes ao evento.

Todas as entidades estão se reunindo, mês a mês, tratando de assuntos de importância concernentes a promoção. O objetivo maior, entre outros, é mostrar às Autoridades do município, do Estado e do País que, a Cultura Brasileira, particularmente a Cearense que não pode continuar sendo tratado da maneira errônea, como atualmente, sem o apoio necessário para desenvolver-se, ainda mais. 

ANTONIO SALES
A Academia Cearense de Cultura e Arte-ACCA e a Academia Cearense de Poesia, em conjunto, promoverão sessão especial, em Junho vindouro. No dia 13 daquele mês comemorar-se-á o Sesquicentenário
de nascimento do Escritor e poeta cearense Antonio Sales, fato ocorrido em 13 de Junho, de 1868, na localidade de Parazinho, Alto 
Alegre, município de Paracuru.

Sua obra mais comentada foi Aves de Arribação, mas, escreveu, também, Minha Terra, O Babaquara, Retratos e Lembranças, Trovas do Norte e Águas Passadas, entre outras. Jornalista brilhante, atuou na
Imprensa do Rio de Janeiro, foi um dos co-fundadores da notável Padaria Espiritual, em Fortaleza, o primeiro grande movimento modernista do Brasil, em 1892, trinta anos antes da Semana de 22 em São Paulo.

7 ANOS
A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo - ACLJ completará 7 anos de fundada, neste 4 de Maio (sexta-feira). tendo como Presidente Emérito Rui Martinho, é presidida por Reginaldo Vasconcelos, com Secretaria Geral de Vicente Alencar.

A Sessão Solene de aniversário sera cumprida na Academia Cearense de Letras, a partir das 19h30min. haverá uma homenagem a Memória de Miguel Dias de Souza, Benemérito da entidfade. José Carlos Bardawil receberá o título de Sócio Honorário, face a colaboração do seu Grupo de Comunicação com a Cultura cearense, de uma maneira geral.

GINCANA EM JUNHO
A III Gincana da Melhor Idade, uma promoção da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade no Ceará, que é coordenada por Tânia Gurgel, escritora e musicista, será realizada dia 20 de Junho, no Náutico
Atlético Cearense.

O evento prosseguirá até o dia seguinte, pois, a movimentação é enorme. Pelo menos, 15 associações já estão inscritas e 250 pessoas tomarão parte. A Cultura entre as pessoas da terceira Idade, na área de Prosa e poesia é um dos destaques.

FESTIVAL JUNINO
Numa promoção da Associação dos Rádio Ouvintes do Ceará-AOUVIR,
em combinação com a Casa de Juvenal Galeno, Rádio Pitaguary, de Maracanau e Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte, na Rádio Assunção Cearense AM 620, será realizado dia 15 de julho o
Festival Junino da Canção.

As inscrições estarão abertas de 01 de Maio a 01 de Julho. Embora, 
seja Junino o evento será em Julho, para que a programação do mês de São João prossiga, mais um pouco. Compositores e Cantores que desejarem participar devem procurar, no horário comercial, o Senhor Parente, na Casa de Juvenal Galeno, Rua General Sampaio, 1128, no Centro.

TERÇA-FEIRA
A reunião lítero-musical Terça-Feira em Prosa e Verso, do mês de Maio, será realizada dia 8, às 9h30min, na Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, 1, Centro. Poetas, Escritores, Professores, Estudantes e Artistas cearenses.

ACEMES NO IPU
Um grande número de Membros da Academia Cearenser de Médicos Escritores-ACEMES, presidida pelo Acadêmico José Maria Chaves estará dia 25 de Maio no município de Ipu, para uma Sessão Especial
no dia seguinte na sede da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes. Reunião para troca de experiências com os colegas das Academias de Camocim, Tianguá e Crateus.

AUTORES CEARENSES
Leia e Prestigie os Autores Cearenses: A Invenção do Discurso Ambiental (Eduardo Campos), entre a Boca da noite e a Madrugada (Milton Dias), Roteiro Biográfico das Ruas do Crato (J. Lindemberg de Aquino), Sombras na Parede (Margarida Alencar), Doce de Pimenta (Mozart Cardoso de Alencar), Alzira - Caprichos de um Destino (José Maria Chaves), As Mãos e o Natal (Ciro Colares).

PROGRAMA
Vicente Alencar - Educação - Cultura - Esporte de 2a a 6a feira das 22 às 23 horas pela Rádio Assunção Cearense AM 620. Conto com sua audiência. Entre em contato conosco: vicentealencar25@yahoo.com.br



Nenhum comentário: