Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 10 de abril de 2018

A biologia celular no Brasil: passado, presente e futuro


EVENTOS DA ABC
A biologia celular no Brasil: passado, presente e futuro
O Simpósio promovido pela ABC junto com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fez uma retrospectiva da área, mostrou o que está em evidência e apontou perspectivas.
EVENTOS DA ABC
Biologia celular: inúmeras aplicações
Na segunda rodada de debates do Simpósio "Biologia celular no Brasil: passado, presente e futuro", especialistas de diferentes áreas mostraram o quanto a aplicação desta área da ciência é interdisciplinar e serve a diferentes vertentes de estudo.
EVENTOS DA ABC
A biologia celular e seu caráter interdisciplinar
No último bloco de palestras do Simpósio "Biologia celular no Brasil: passado, presente e futuro", especialistas de diversas áreas mostraram como a área se conecta a diferentes temas no avanço da pesquisa da científica.

POLÍTICA DE C,T&I
Câmara fará semana de votação de projetos da área de Ciência & Tecnologia
Articulação junto ao Congresso Nacional, feita por ABC, SBPC e outras entidades científicas e acadêmicas, possibilita a votação de projetos de lei relativos à CT&I até o final de maio.
CIÊNCIA BRASILEIRA
Acadêmicos participam de audiência pública no Senado
Isaac Roitman e Sérgio Mascarenhas de Oliveira foram os convidados da sessão, que discutiu o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. O encontro aconteceu no dia 26 de março.
CIÊNCIA BRASILEIRA
Coppe sedia exposição sobre transição energética sustentável da Alemanha
A inauguração acontece na quarta-feira, 11 de abril, às 10 horas. A solenidade de abertura conta com a presença do Acadêmico e diretor da Coppe, Edson Hirokazu Watanabe .
CIÊNCIA BRASILEIRA
Sergio Machado Rezende: cientista e gestor de ciência
Descoberta recente do grupo de pesquisa do ex-ministro e Acadêmico Sergio Machado Rezende é destacada no contexto de sua história, pelo Acadêmico Sérgio Mascarenhas de Oliveira .
CIÊNCIA BRASILEIRA
Novas conquistas no contexto da Lei da Biodiversidade
No âmbito das comemorações dos 70 anos da SBPC, foi realizado em Brasília, em 6 de abril, o seminário "Lei da Biodiversidade / SisGen: o impacto na pesquisa". Evento contou com a participação da Acadêmica Mercedes Maria da Cunha Bustamante .
CIÊNCIA NA MÍDIA
Em estreia, TV Ciência Aberta debate epidemia de obesidade
Programa produzido por Fapesp e Folha de S. Paulo contou com a participação dos Acadêmicos Carlos Augusto Monteiro e Licio Augusto Velloso .
CIÊNCIA NA MÍDIA
A matemática está por trás do GPS e da navegação moderna
Em coluna na Folha de S. Paulo, o Acadêmico e diretor do Impa, Marcelo Viana, fala sobre as dificuldades de se calcular a longitude.
CIÊNCIA NA MÍDIA
'Geoengenharia climática' pode causar desastre e pobres serão mais afetados, dizem especialistas
Em artigo na Nature, 12 cientistas alertam que só países ricos estão envolvidos nas controversas pesquisas para combater mudanças do clima a partir de intervenções em grande escala no meio ambiente. O Acadêmico Paulo Artaxo assina o documento.
CIÊNCIA NA MÍDIA
Fóssil de brasileira de 11 mil anos é mantido em gaveta do Museu Nacional
Luzia, ser humano mais antigo já encontrado no Brasil, foi apresentada a cientistas 20 anos atrás. Hoje o fóssil está guardado, para evitar que as trepidações, provocadas pelos passos dos visitantes do museu, danifiquem o crânio.
OPINIÃO
O ensino médio que se almeja precisa da mobilização maciça da sociedade
Acadêmica Vanderlan da Silva Bolzani , professora titular do IQ-Unesp e vice-presidente da SBPC, publica artigo no Jornal da Ciência sobre a administração da educação no país e a gravidade das consequências de mudanças no sistema de Ensino Médio.
OPORTUNIDADE
Fiocruz e INCT-CPCT lançam primeiro Hackaton de divulgação científica em saúde
Em parceria com o Instituto D’Or e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a iniciativa pretende reunir diferentes profissionais, estudantes e interessados na maratona de elaboração de projetos em divulgação científica em saúde.
FALECIMENTO
Morre aos 92 anos Chaim Samuel Hönig
Membro titular da ABC, Chaim foi professor titular aposentado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP).
 

Acompanhe os próximos eventos da ABC
ABRIL
MAIO
Reunião Magna 2018
8 a 10 de maio | Museu do Amanhã
JUNHO
 
 
 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

cancelar assinatura |

 

Nenhum comentário: