Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 9 de agosto de 2014

Revista Entrevista nº 31 será lançada quarta-feira (13), nos jardins da Reitoria


Revista Entrevista nº 31 será lançada quarta-feira (13), nos jardins da Reitoria

Será na próxima quarta-feira (13), a partir das 18h, o lançamento da 31ª edição da Revista Entrevista, produção dos alunos da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso, do Curso de Jornalismo da UFC. O evento acontece nos jardins da Reitoria da Instituição (Av. da Universidade, 2853 – Campus do Benfica).

Nesta edição, foram entrevistados a Profª Júlia Miranda, pesquisadora de religião; Flávio Paiva, jornalista, compositor e escritor; Pingo de Fortaleza, músico, compositor e um dos fundadores do Maracatu Solar; Melquíades Júnior, jornalista e repórter especial do jornal Diário do Nordeste, e Joaquim de Melo Neto, criador do Banco Palmas e um dos principais líderes comunitários do Conjunto Palmeiras, bairro da zona sul de Fortaleza.

Com abordagem diferenciada, a Revista Entrevista busca captar a sensibilidade e a história de vida de personalidades, onde entrevistadores e entrevistados partem em busca do diálogo possível, do olhar diferenciado e sensível. A publicação existe desde 1992 e já entrevistou cerca de 150 personalidades do cenário político, econômico e cultural do Ceará e do Brasil, tais como o poeta Patativa do Assaré, a escritora Rachel de Queiroz, o jornalista Caco Barcellos e o cantor Ney Matogrosso.

A Revista Entrevista n° 31 é uma produção dos alunos Analu Morais, Andressa Souza, Bárbara Rocha, Camila Aguiar, Jéssica Maria Viana, Joyce Lopes, Luana Barros, Paulo Jefferson Barreto, Raíssa Veloso, Roberta Souza e William Santos, sob a orientação do Prof. Ronaldo Salgado, idealizador da publicação. Mais informações pelos telefones (85) 8706 3109 e 9902 9256.

Fonte: Curso de Jornalismo da UFC – fones: 85 3366 7708 e 3366 7718

===========

Mestrado em Economia Rural publica livro sobre sustentabilidade no semiárido nordestino

Foi publicado, no site do Mestrado em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (MAER – www.economiarural.ufc.br), o livro Desafios da sustentabilidade no semiárido nordestino (Editora RDS, 2014, 229p.), produzido a partir de estudos discutidos durante o II Simpósio em Economia Rural, realizado de 23 a 25 de abril deste ano.

Organizado pelos professores Jair Araujo e Newton Reis, do MAER, o livro é gratuito e, com ele, espera-se que "as análises e informações proporcionadas possam subsidiar o planejamento público, constituindo-se em fonte de informação relevante para qualificar as tomadas de decisões dos gestores públicos", visando à promoção do desenvolvimento socioeconômico e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida da população, diz a apresentação da obra. 

Ao todo, são 12 artigos que discutem, entre outros temas, o impacto do Programa Bolsa Família na pobreza do País, a tecnologia usada numa cooperativa de produtores de leite no município de Quixeramobim, os preços da fruticultura irrigada no Ceará no período de 2002 a 2012, a modernização agrícola no Piauí e o custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Rio Grande do Norte. 

Fonte: Prof. Jair Araujo, um dos organizadores do livro e docente do Mestrado em Economia Rural da UFC – fone: 85 3366 9716

=========

Abertas inscrições para o III Seminário Internacional de Informação para a Saúde

Será realizado em Fortaleza, de 16 a 19 de setembro, o III Seminário Internacional de Informação para a Saúde (Sinforgeds), cujo tema será "Ciência da Informação e Proteção da Documentação Sanitária na Sociedade Contemporânea". O evento, coordenado pelos professores Virginia Bentes e Henry de Holanda Campos, da UFC, objetiva promover discussões e ações que permitam aos participantes conhecerem e se apropriarem das tecnologias eletrônicas e digitais de informação e de comunicação, com vistas à promoção da saúde coletiva.

Também propiciará oportunidades e mecanismos de capacitação para que os participantes conheçam o processo de produção, organização, padronização, representação, disseminação e recuperação da informação nas organizações de saúde.

Durante todo o dia 16 de setembro, será realizado o credenciamento dos participantes e feita a entrega de material, no Departamento de Ciências da Informação da UFC (Av. da Universidade, 2762, bloco Ícaro de Sousa Moreira, Campus do Benfica). A abertura do Seminário se dará às 18h, no auditório da Reitoria, com conferência de representante do Ministério da Saúde.

Entre os palestrantes e debatedores que confirmaram presença estão Ana Maria Malik, da Fundação Getúlio Vargas; Jorge Nagaensberg Lubinsky, da Universidade de Barcelona (Espanha); Marta Sorribas Vivas, da Escola de Formação Profissional Sanitária, de Barcelona; Zeny Duarte Miranda, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes, da Fiocruz; Ricardo Ataíde Dias, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Ricardo César Sant’Ana, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp de Marília-SP).

Estão convidados a participar pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas de Ciência da Informação, Saúde, Direito, Informática e Gestão, bem como demais interessados. Mais informações podem ser obtidas no site do evento (www.sinforgeds.com), onde estão abertas inscrições e os participantes poderão submeter seus trabalhos.

Fontes: Prof. Henry de Holanda Campos e Profª Virginia Bentes, coordenadores do III Sinforgeds – fones: 85 3366 7317 e 3366 7316



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV

Nenhum comentário: