Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

"PORQUE EXISTE O HORÁRIO ELEITORAL E O FUNDO PARTIDÁRIO NACIONAL...

"PORQUE EXISTE O HORÁRIO ELEITORAL E O FUNDO PARTIDÁRIO NACIONAL

As explicações sobre os porquês destas atividades são formalmente conhecidas , contudo, insuficientes. Há sempre a alegação do “aperfeiçoamento democrático”, mas o que se vê, por exemplo, no horário eleitoral gratuito é um espetáculo paupérrimo em que uma sequência de personagens patéticos fazem afirmações quase ininteligíveis.
O fundo partidário é uma prebenda dada aos partidos para que eles se viabilizem administrativamente cumprindo uma função política pífia de servirem de filtro para a participação dos eleitores nas escolhas dos candidatos.
A verdade é que isto tudo se tornou necessário para garantir duas coisas:
1º. A idéia de que existem partidos no Brasil legitimados democraticamente pela população;
2º. A idéia de que a disputa eleitoral foi publica e amplamente discutida com a população.
Quanto mais a qualidade dos partidos e da propaganda eleitoral é mantida em níveis absurdamente inadequados mais o povo desmerece a política e se afasta dessa militância deixando queo espaço seja ocupado pelo fechado clube dos partidos oficiais e seus zumbis. Há a possibilidade remotíssima que algum grupo politicamente organizado filie-se em massa a um partido e o use como instrumento de mudança social. Para isso a lei eleitoral garante que a direção dos partidos pode vetar a inscrição em massa de eleitores que pareçam visar assumir o comando da agremiação.
Assim, assistimos esta gincana de auditório onde se pode ouvir ao fundo o brado: “Vai para o trono ou não vai?”"

Nenhum comentário: