Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Estudantes reivindicam estações de compartilhamento de bicicletas no Campus do Pici


Estudantes reivindicam estações de compartilhamento de bicicletas no Campus do Pici

Um grupo de estudantes, formado por representantes de Centros Acadêmicos e do Grupo Interação, foi recebido em audiência pelo Reitor Jesualdo Farias, na tarde desta segunda-feira (25), quando solicitou o empenho da UFC para que seja implantado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra o sistema de compartilhamento simultâneo de bicicletas, programa que faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), da Prefeitura de Fortaleza. Os estudantes querem a instalação de três estações.

O Prof. Jesualdo Farias acatou a proposta do grupo e, de imediato, delegou ao Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Ciro Nogueira, presente ao encontro, que encaminhasse ofício ao responsável pelo PAITT na Prefeitura, apresentando a proposta. O Reitor informou que já está prevista uma estação de bicicletas na Av. Humberto Monte, bem próximo à entrada no campus, mas que fará gestões – acatando a solicitação do grupo – para que sejam instalados os bicicletários na área do campus.

A aluna Sarah Hannahe, do Curso de Engenharia de Pesca e integrante do Grupo Interação, observou que as estações dentro do campus serão uma alternativa para os que estudam e trabalham no Pici, "principalmente na hora do pico, quando os ônibus não estão atendendo à demanda". Eduardo Brasileiro, também aluno da Engenharia de Pesca, ressaltou que na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) o sistema já funciona com sucesso.

Do Plano de Urbanização do Campus do Pici, que começará a ser executado em 2015, constam ciclovias, adiantou o Reitor, destacando que, além dessas três estações solicitadas, a UFC instalará suas próprias estações. Disse ainda, na ocasião, que somente em programas de acessibilidade, notadamente para atender cadeirantes, estão sendo investidos quase R$ 7 milhões.

PEDIDOS – Aproveitando o encontro com o Reitor, os estudantes fizeram reivindicações variadas, dentre as quais o apoio da Instituição à Mediaweek, evento do Curso de Sistema de Mídias Digitais que acontece de 3 a 7 de novembro deste ano; ao Festival de Tecnologia, em 2015, e pendências do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção. Participaram do encontro Sarah Hannahe, Bárbara Estevão, Juliano Holanda, Eduardo Brasileiro, Francisco Jr., Felipe Mesquita e Iago Cavalcante.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332

==============

Professor do Departamento de Geografia é nomeado coordenador de área da Capes

O Prof. Eustógio Wanderley Correia Dantas, do Departamento de Geografia da UFC, é o novo coordenador nacional da área de Geografia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A nomeação, assinada pelo presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, foi publicada na edição do dia 18 de agosto do Diário Oficial da União (DOU).

O docente foi escolhido após integrar uma lista tríplice aprovada anteriormente pelo Conselho Superior da Capes. O mandato é de três anos (2014-2016). Junto com o Prof. Eustógio, foram nomeados 43 coordenadores de área. A lista completa está disponível no site da Capes (http://is.gd/Ckx1ax).

"Isso representa maior visibilidade e também um reconhecimento, não só para mim, mas para a pós-graduação e para a Universidade como um todo", disse o Prof. Eustógio. Segundo ele, com a nomeação a UFC ganha em nível de participação na definição das estratégias e projetos com vistas ao aperfeiçoamento da pós-graduação no País.

ATRIBUIÇÕES – Os coordenadores de área são responsáveis, entre outras tarefas, por coordenar, planejar e executar as atividades das respectivas áreas junto à Capes, incluindo questões relativas à avaliação de programas de pós-graduação. Para ocupar o cargo, exige-se reconhecida experiência em ensino e orientação de pós-graduação. Para se tornarem coordenadores, os docentes passam, primeiramente, por uma lista tríplice feita pelo Conselho Superior, com base em nomes "advindos de ampla consulta feita aos cursos ou programas de pós-graduação e às associações e sociedades científicas e de pós-graduação", segundo a Capes.

SOBRE O PROF. EUSTÓGIO – Eustógio Dantas é doutor em Geografia e Planejamento pela Universidade de Paris IV – Sorbonne (Institute de Géographie), de onde foi professor visitante. É Professor Titular da UFC e, atualmente, coordena trabalhos na Pós-Graduação em Geografia e no Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFC.

O pesquisador edita três revistas científicas: a Mercator, a Revista da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege) e a Coleção Estudos Geográficos da UFC. Em 2013, assumiu cadeira no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV

Nenhum comentário: