Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 30 de agosto de 2014

OS CONDICIONANTES DA VIDA LONGA COM QUALIDADE

 OS CONDICIONANTES DA VIDA LONGA COM QUALIDADE
Desde há alguns anos famosos pesquisadores, de importantes organizações do mundo civilizado, estudam e desenvolvem projetos sobre os elementos fundamentais e determinantes de uma vida longa com qualidade. Tenho já citado vários desses estudos em artigos anteriores.
Temos procurado simplificar e detalhar, para os nossos leitores, uma maneira mais prática de gravá-los e usá-los com a freqüência necessária. Para isso, temos  denominado os mesmos de: Condicionantes. Durante esses passados anos, alguns indicadores ganharam mais relevo e importância pelos achados de pesquisas e prática efetiva. Assim sendo, creio que os selecionados por nós, também possam ser modificados e alterados com a passagem dos tempos.
Um leitor assíduo e amigo escreveu perguntando sobre quais são os condicionantes fundamentais, dos vários que temos destacado.
Amigo Ignácio, para nós, os Condicionantes Fundamentais, são: 1. ter uma alimentação saudável; 2. realizar atividade física constante; 3. manter um peso saudável; 4. planejar a vida do ano; 5. realizar medidas preventivas de saúde; 6. viver em um ambiente saudável; 7. evitar o estresse; 8. evitar o álcool; 9. não fumar e 10. não usar drogas que levem ao hábito.
          Agora, os mais importantes pela nossa longevidade com qualidade (70% a 80%), são de nossa própria responsabilidade, e não é suficiente somente aceitar esta classificação, é necessária a sua utilização e mais, devemos também ensinar e agir para que a nossa família também pratique. 
          E, como na Promoção da Saúde, de uma maneira geral, o fundamental é a sua comunicação para a população. Que os nossos profissionais e especialistas nas diferentes áreas da saúde, comuniquem para os seus pacientes, amigos e familiares e que, também muito importante,  pratiquem esses conhecimentos tão necessários para nossa vida.
          Felizmente, nos últimos anos, temos visto uma completa mudança de comportamento de muitas pessoas e uma divulgação muito maior desses conhecimentos em revistas, jornais, rádio, televisão e outros órgãos de comunicação. Como exemplo, os nossos Programas de Rádio: Novas Dimensões (Rádio AM do Povo), Novas Idades e Novas Dimensões (Rádio FM- Universitária), durante 15 anos, têm comunicado com destaque e ajuda dos seus componentes e muitos especialistas convidados, o valor desses Condicionantes. E que eles possam ser utilizados como verdadeiros responsáveis de uma vida longa com saúde e qualidade. Que possam até ser chamados de “Mandamentos”.
          E, mais ainda, que os nossos leitores os aceitem e pratiquem, numa grande Campanha para a Vida Longa e Saudável, pois assim tem que ser, numa igualdade desejada para com as crianças, jovens e adultos, de uma maneira em geral. Que os nossos políticos e gestores, neste momento tão importante de nossa vida, também saibam disso, pratiquem e ajudem à população brasileira a viver mais, de uma maneira sadia com qualidade.
Não vai ser fácil, sabemos disso, mas podemos chegar lá. 
Antero Coelho Neto
Médico e Professor
 

Nenhum comentário: