Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 8 de setembro de 2012

106 ANOS DE SINHÁ D’AMORA


No próximo 1 de setembro serão passados 106 anos do nascimento de Siná D’Amora, uma das grandes damas das artes plásticas em nosso Estado. Em 2008, a Fundação Demócrito Rocha publicou o livro que, aí vemos a capa. Com texto de Túlio Monteiro, a seu respeito. Sinha D’Amora, na verdade, Fideralina Corrêa Lima, nasceu em Sítio Olho D’água, às margens do rio Salgado, em lavras da Magabeira. Em 1923, quando estudava em Fortaleza, no colégio Nossa Senhora das Dorotéias, foi gozar férias em Lavras da Mangabeira, onde conheceu o poeta e advogado Raimundo Amora Maciel, com quem se casaria no seu aniversário de 20 anos. Sinhá D’amora nasceu em 1º de setembro de 1906. Em 4 de fevereiro de 2002 inalgura pessoalmente o memorial Sinhá D’amora, nas dependências que antes pertenciam ao Mercado Central de Fortaleza, na Rua Conde D’eu, 560, numa iniciativa da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza, quando esta era dirigida pelo escritor Barros Pinho.

2 comentários:

Brunex92 disse...

Caro Vicente,
muito me lisonjeou ser lembrado ao lado de Sinhá D´Amora em seu blog. É sempre bom recordar uma das nossas primeiras defensoras do feminismo tão necessário sempre quando a igualdade urge entre os sexos.
Entretanto, algumas correções devem ser feitas com certa urgência: Seu nome completo era Fideralina Correia Lima de Amora Maciel (isso depois de casada com Amora Maciel, advogado do TCU,no Rio de Janeiro, que a conheceu em Fortaleza - e não em Lavras - como afirma seu excelente artigo.
Outro detalhe foi o livro editado pela FDR: Ele foi lançado em 2002/2003, logo depois da morte de Sinhá, no Rio de Janeiro em 1 de dezembro de 2002. à época eu era diretor da Galeria Antônio Bandeira e o saudoso Barros Pinho Presidente da FUNCET - Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza.
Lembro que posto esse breve recado através de Facebook de meu filho Bruno Monteiro e desde já agradeço pela atenção. Grande abraço.

Unknown disse...

Ola! Gostaria muito de saber se posso entrar em contato com Tulio Monteiro. Meu e-mail é joanagurgel@gmail.com