Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 12 de julho de 2012

VICENTE ALENCAR INFORMA: Nº 251


VICENTE ALENCAR INFORMA: Nº 251.
QUINTA-FEIRA, 12 DE JULHO DE 2012.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL.


Programa sobre analgesia de parto da MEAC é premiado

O Programa de Analgesia de Parto, implantado em 2011 na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da Universidade Federal do Ceará, foi vice-campeão do Prêmio Galba Araújo de Obstetrícia, atribuído durante o II Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, realizado em Fortaleza no final de junho. O trabalho, cujo título é “Construção e implantação de um programa de analgesia de parto em uma Maternidade-Escola no Ceará”, foi desenvolvido pela Supervisora da Residência em Anestesiologia do Complexo Hospitalar da UFC, Profª Cláudia Regina Fernandes. Também foi concedida ao projeto menção honrosa por sua relevância social.

O objetivo do programa é estimular o ensino da técnica e a vivência de uma assistência ao parto sem dor pelos médicos residentes de Obstetrícia e estudantes dos últimos anos de graduação em Medicina, em período de Internato. Os organizadores do projeto veem esses esforços como determinantes para a articulação de estratégias de implantação de um programa sólido de analgesia de parto na MEAC. A visão dos envolvidos é de que o alívio da dor é parte fundamental do contexto da humanização da assistência ao parto. O artigo premiado pode ser lido na íntegra no endereço http://www.huwc.ufc.br/arquivos/biblioteca_cientifica/File/DIM/artigopremiogalba.pdf.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing do Complexo Hospitalar da UFC - (fone: 85 3366 8183 / 8116 5042)

Resultados parciais do Programa Ciência Sem Fronteiras na UFC

A coordenação do programa Ciência Sem Fronteiras na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (Prograd/UFC) informa que 172 alunos já foram contemplados com bolsa de graduação sanduíche (Capes/CNPq) no exterior. A relação dos alunos selecionados está disponível na página da Prograd/UFC (http://www.prograd.ufc.br/csf/).

Há mais 305 alunos aguardando o resultado da seleção para os seguintes países: Reino Unido (15), Bélgica (11), Portugal (67) e Espanha (212).

Fonte: Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, Coordenador Geral de Programas Acadêmicos de Graduação da UFC e Coordenador do Programa Ciência Sem Fronteiras na UFC – (fone: 85 3366 9496)

Abertas inscrições para I Encontro sobre Gramática

Estão abertas, até 23 de agosto, as inscrições para o I Encontro sobre Gramática: Saberes e Fazeres, que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro. Promovido pelo Grupo de Estudos em Modalidade Deôntica, do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará, as atividades do evento serão realizadas no Centro de Humanidade I da UFC (Av. da Universidade, 2683 - Benfica) e na sede da ADUFC (Av. da Universidade, 2346).

Reunindo pesquisadores do Nordeste e de outras regiões do País, o Encontro traz a Fortaleza a Profª Maria Helena de Moura, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Estadual Paulista (Unesp), para ministrar a conferência magna de abertura. A pesquisadora é especialista renomada em estudos sobre gramática e autora dos livros “Gramática de uso do Português” e “Texto e Gramática”.

O “I Encontro sobre Gramática: Saberes e Fazeres” tem por objetivos debater pesquisas em gramática em instituições de Ensino Superior, impulsionar novas pesquisas e contribuir com o aperfeiçoamento dos professores de Línguas. Estudantes, professores e demais interessados em participar do encontro podem inscrever trabalhos em três modalidades: sessão de comunicações (individuais ou coordenadas), pôsteres e oficinas.

A submissão dos trabalhos deve ser feita pelo site www.gramaticaufc.blogspot.com.br. Após o preenchimento de ficha on-line, o interessado enviará o formulário para o e-mail gramaticaufc@yahoo.com.br, anexando o comprovante de pagamento de inscrição. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 60,00 e devem ser depositadas na conta do evento no Banco do Brasil (AG: 3653-6 e CC: 37.222-6). O pagamento da inscrição é obrigatório para todos os participantes e ouvintes. A programação completa e outras informaçõesestão na página eletrônica do encontro.

Fonte: Profª Maria Fabíola Vasconcelos Lopes, do Departamento de Letras Estrangeira da UFC – (fone: 85 3366 7611)

Curso de Medicina de Sobral seleciona professor auxiliar

Até 8 de agosto, estão abertas, na Universidade Federal do Ceará, inscrições de concurso público para professor auxiliar. É oferecida uma vaga em regime de 20h semanais no Curso de Medicina em Sobral, setor de estudo Imunologia Médica. O candidato deve possuir diploma de graduação em Medicina.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou por procuração na secretaria do Curso de Medicina em Sobral (Rua Comandante Maurocélio Rocha Ponte, 100 – Bairro Derby), das 8h às 11h e das 14h às 17h. Outra possibilidade é fazer a inscrição via Correios, enviando a documentação necessária por Sedex. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no Edital Nº 292/2012, disponível no site da Superintendência de Recursos Humanos (www.srh.ufc.br).

Fonte: Superintendência de Recursos Humanos da UFC - (85 3366 7407)


Peça comemora 40 anos de carreira de Ricardo Guilherme

Para comemorar os 40 anos de carreira do ator, diretor e dramaturgo Ricardo Guilherme, também professor do Curso de Teatro da Universidade Federal do Ceará, o espetáculo “A Lição” está sendo remontado com novidades estéticas e fica em cartaz, no mês de julho, no Theatro José de Alencar.

Referência no teatro no Ceará, Ricardo Guilherme faz nova encenação do clássico de Eugène Ionesco a partir de projeto da atriz Maria Vitória. A estreia aconteceu no dia 07 de julho e a peça segue em cartaz nos dias 11, 12, 21 e 22, sempre às 19h30min. O enredo trata da relação entre um professor e sua aluna prestes a fazer doutorado na área de Ciências Exatas e Filosofia. Surgem alguns percalços em função não apenas do comportamento da aluna, que demonstra inaptidão para uma série de operações de raciocínio, como também pela reação do professor, que toma medidas extremas.

Fonte: Curso de Teatro da UFC - (fone: 85 3252 2041)


UFC empossa servidora para cargo de Intérprete de Libras

A Universidade Federal do Ceará empossou, na última sexta-feira (6), a primeira servidora técnico-administrativa para o cargo de intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras) de seu quadro funcional. Mariana Farias Lima é ouvinte, graduanda em Letras na modalidade Bacharelado em Tradução e Interpretação de Libras – Português (curso a distância oferecido em parceria da UFC e Universidade Federal de Santa Catarina) e intérprete vinculada à Associação de Profissionais Intérpretes de Libras do Ceará (Apilce).

Possui ainda certificação em ensino e tradução/interpretação de Libras pelo Exame Nacional de Proficiência em Libras do Ministério da Educação. Ela será lotada na Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, instância que dá suporte a ações e políticas de inclusão de pessoas com deficiência na Instituição.

Fonte: Profª Vanda Magalhães Leitão, Diretora da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – 85 3366.7660 / 3366.7681)

Nenhum comentário: