Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Ciência e bumba meu boi

Detalhe do cartaz de divulgação da 64ª Reunião Anual da SBPC, que acontece de 22 a 27 de julho na Universidade Federal do Maranhão. (foto: divulgação)

Embalada pelo ritmo da zabumba, a 64ª Reunião Anual da SBPC acontece esta semana em São Luís do Maranhão. A CH On-line acompanha de perto o evento, que vai dar ênfase ao papel da ciência e da cultura na inclusão social.

O combate à pobreza e a valorização dos saberes tradicionais são os grandes temas destacados na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que começou ontem (22/7) em São Luís, no Maranhão. A equipe da Ciência Hoje On-line está presente no encontro, é claro, e vai cobrir suas principais atividades, movida a reggae e semente de babaçu.

O evento promove um bumba meu boi científico e fora de época até 27 de julho, na Universidade Federal do Maranhão, e tem como tema ‘Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza’.

Em tempos de Rio+20, a sustentabilidade também marca presença no encontro. Com o intuito de economizar materiais como papel e plástico, foi abolida a ditadura do ‘cara-crachá’ – só os palestrantes e o pessoal da organização do evento receberão a identificação este ano – e os livretos com informações sobre a programação, mapas e guia de serviço foram unificados e reduzidos, para facilitar a consulta e evitar o desperdício.

Com um público estimado de mais de 10 mil pessoas, a reunião contará com a presença de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, pesquisadores, professores e alunos de todo o Brasil, além dos demais interessados em participar das atividades programadas. Uma das participações mais especiais deste ano será a do químico israelense Dan Shechtman, ganhador do prêmio Nobel da área em 2011.

A programação científica, composta por conferências, simpósios e mesas-redondas e diversas outras atividades, aborda temas como o programa espacial brasileiro, as populações quilombolas, medicina tropical, economia do babaçu, comunidades ribeirinhas e fontes alternativas de energia, além de educação e divulgação científica, entre muitos outros assuntos.

Seguindo a tradição, haverá ainda diversos eventos paralelos: a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (atividades artísticas regionais) e a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico e profissionalizante).

http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/reuniao-anual-da-sbpc-2012/ciencia-e-bumba-meu-boi

Nenhum comentário: