Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 20 de julho de 2012

ROTA DO SOL: O POR DO SOL FICA MAIS BONITO SE VISTO DA PONTE

ROTA DO SOL: O POR DO SOL FICA MAIS BONITO SE VISTO DA PONTE:

Localizada em um dos pontos de maior vocação turística de Fortaleza, na Praia de Iracema, a Ponte dos Ingleses desde o último dia 13 está à disposição do público. Uma programação especial marcou o reinicio de local tão bonito e estratégico para que a população volte a se deliciar no entardecer com o festival do por do sol, 
O local é ponto, também, de observação de golfinhos e agradável nas tardes e noites para passeio e contemplação da paisagem que vai até o Porto do Mucuripe.  O investimento, no valor de R$ 371.622,47, recursos do Tesouro Estadual justifica o resgate de ponto turístico tão valorizado.
AS OBRAS - A recuperação das instalações da Ponte dos Ingleses teve como objetivo oferecer melhor conforto e segurança aos visitantes, no que se refere à infraestrutura de acesso e conservação do local. Dentre outros serviços, foram realizados tratamentos e aplicação de hidrofugante onde há estrutura onde existe o concreto armado. Onde há tábuas danificadas, o piso foi trocado e recebeu uma aplicação de cupinicida e verniz naval. A pintura existente foi removida e promovido tratamento contra insetos e cupins. Ao todo, a Ponte dos Ingleses possui 120 metros de comprimento, incluindo muretas de proteção e piso de madeira.
A última recuperação do equipamento ocorreu no ano 1994, quando a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou projeto determinando sua recuperação, por ação tomada pela Secretaria da Cultura do Estado na época. Nas obras, a estrutura para uso público foi recuperada a e a urbanização para uso de lazer foi concluída.
PINCELADAS HISTÓRICAS - Contam que,  em razão de premente necessidade de um local para a chegada de pessoas e mercadorias a Fortaleza, foi construído em frente à cidade  um trapiche,  datado dezembro de 1804. Outros vieram. No primeiro quartel do século passado, Em 1902, foram iniciadas as obras de uma ponte, principalmente para embarque e desembarque de passageiros. Inicialmente construída de ferro e lastro de madeira.  Depois, o piso passou a ser de aço, dando ensejo a que a população a chamasse  de  Ponte Metálica, mas seu nome original era Viaduto Moreira da Rocha.  Mais tarde,   em  dezembro de 1920,  foi aprovado o famoso projeto oferecendo significativa extensão do cais .Em 1921, a firma inglesa Norton Griffths & Company Limited foi contratada para a realizações destas obras portuárias. As construções ficaram a cargo o engenheiro J. H. Kirwood, assessorado por George Ivan Copo, Robert Bleaby e Sebastião Flageli. Como os engenheiros eram ingleses, a obra passou a ser conhecida com 'Ponte dos Ingleses'.
A construção da Ponte dos Ingleses ocorreu em março de 1923, com uma solenidade na qual estiveram presentes, entre outros, Justiniano de Serpa (na época Presidente do Estado).
Em 1953, a Ponte Metálica transferriu totalmente suas funçõesa para o novo cais de Mucuripe, sendo o navio Bahia a ser o primeiro  que ali atracou.

Nenhum comentário: