Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

TROVIA novembro

Inesquecíveis

Xepeiro, de olhos tristonhos,
à noite, exausto e sozinho,
cato no chão dos meus sonhos
a xepa do teu carinho.
Antonio Roberto

As folhas já vão caindo
uma a uma pelo chão...
Antes assim fossem indo
as mágoas do coração !
Astério de Campos

Esquecer-te, prometi;
não te ver, com fé jurei;
mas no dia em que te vi
as juras todas neguei.
Heloisa Cid

Nos momentos de tristeza
o silêncio é tão intenso
que a solidão, com certeza,
escuta tudo o que eu penso...
Izo Goldman

Senhora, partem tão tristes
meus olhos por vós, meu bem,
que nunca tão tristes vistes
outros nenhuns, por ninguém.
João Roiz de Castel-Branco

Já não há mais discordância
no que diz esta verdade:
–  Quem inventou a distância
nem se lembrou da saudade!
Miguel Russowsky

Brincantes
A etiqueta ensina à gente
que das gafes a mais feia
é estar permanentemente
apontando a gafe alheia...
Ernesto Machado

Mulher nova me apetece,
cinco ou seis... nunca é demais.
Se mais saúde eu tivesse,
mentiria muito mais!
Héron Patrício – SP

Depois de fazer a ronda,
o galo ficou danado:
a galinha, tão redonda,
quis botar ovo quadrado!
Luiz Carlos Abritta – MG

No boteco o aviso: –  “Vem,
e ao sair tem que pagar!”
E o bêbado: –  “Ainda bem,
eu só quero mesmo é entrar!...”
Maria Lúcia Daloce – PR

Nas capelas, a candura
das esposas, nas novenas.
Fora delas, a aventura
dos maridos “noutras” cenas...
Olga Agulhon – PR

Os cães, de casa ou mundanos,
protestam contra a “humanada”:
– "Nos comparar com humanos
é uma baita cachorrada".
Olympio Coutinho – MG

Quando a bota bota barro,
eu barro a bota no berro:
não é por birra que eu barro,
mas é por birra que eu berro!
Sérgio Ferreira da Silva – SP

Pra aumentar a renda, apela
a velhinha moralista:
– Cobra aluguel da janela
que dá pro Clube Nudista!
Therezinha Brisolla – SP


Líricas e filosóficas

Criado por Deus, o rio
nasce limpo e, como nós,
traz consigo o desafio
de limpo chegar à foz.
A. A. de Assis – PR

O tempo, quando perdido,
determina reflexão;
é regra que faz sentido
buscando a motivação.
Agostinho Rodrigues – RJ

A noite inteira acordado
e a inspiração não chegou.
Um poeta amargurado,
foi somente o que restou.
Alberto Paco – PR

Nosso amor só necessita
de alguns metros de coragem,
porque a fronteira limita,
mas não impede a passagem.
Almerinda Liporage – RJ

Que bom chegando aos setenta,
saber, revendo os meus passos,
que é o bom Deus que me sustenta
e me carrega em seus braços ...
Almir Pinto de Azevedo – RJ

Quero ser seu alimento,
provisão de cada dia;
ser o seu pão, seu sustento...
ser sua noite de orgia.
A.M.A. Sardenberg – RJ

Repare que nossa alma
rende-se sempre bem mais
por um olhar que se espalma
que por ouvir tristes ais.
Amilton Monteiro – SP

Todo dia de manhã,
ao escutar o sabiá,
lembro da cunha porã
do meu tempo de piá
Andréa Motta – PR

Meus amigos valem ouro,
seus laços eu estreitei;
amizade é meu tesouro,
sou tão rico quanto um rei.
Ari Santos de Campos – SC

A vida é cheia de ardis,
toda esperança é frustrada,
e a busca de ser feliz
é busca apenas... mais nada.
Conceição de Assis – MG

O luar de meus amores
torna-se, às vezes, nublado:
são pequenos dissabores
que fazem o céu fechado.
Antonio Seixas – RJ

Tal e qual meu pé de rosa,
que ao ser podado floresce,
esta saudade teimosa,
quanto mais podo, mais cresce!...
Carolina Ramos – SP

O céu cobre e o mar aclama
o amor que é feito ao relento;
na varanda, acesa a chama,
não cabe arrependimento.
Cida Vilhena – PB

Por te amar a vida inteira
e assumir esta postura,
o meu amor é fronteira
entre a razão e a loucura!...
Clênio Borges – RS

Dos olhos seca-se o pranto,
a dor se torna esperança...
Tudo pode o mago encanto
do teu sorriso, criança!
Conceição de Assis – MG

Ontem falara às estrelas,
e sussurros seus ouvia.
Foi difícil entendê-las!...
Novo dia em cantoria.
Cônego Telles – PR

Adopta el amor de un niño,
ese amor nunca traiciona;
ves en sus ojos cariño,
pues de corazón perdona.
Cristina Olivera Chávez – USA

Na porteira envelhecida,
o "X" que a mantém em pé
parece os braços da vida
sustentando a nossa fé.
Dáguima Verônica – MG

Anunciou a partida,
dizendo: “É melhor, assim!”,
e saiu de minha vida,
levando o melhor de mim...
Darly Barros – SP

Saudade – eterna pontada
que a gente sente e não diz;
uma lembrança apagada
do tempo em que foi feliz!
Diamantino Ferreira – RJ

A trova quando é sentida
viaja em nossa emoção;
nos faz fiéis toda a vida,
une os povos, faz irmãos.
Dinair Leite – PR

Esta gota de umidade
sobre a rosa, no arrebol,
é a lágrima da saudade
que a lua enviou ao sol!
Domitilla Borges Beltrame – SP

Pela estrada se afastando,
teu vulto, em grácil leveza,
quanto menor vai ficando,
maior me deixa a tristeza.
Dorothy Jasson Moretti – SP

Vou somando os desalentos
com tristeza e nostalgia:
misturo cores, pigmentos,
transformo tudo em poesia.
Eliana Jimenez – SC

Quatro fases diferentes
tem a lua num mês só;
pois até os sorridentes
têm seus momentos-jiló...
Eliana Palma – PR

Bebo lembranças em tragos,
ao ponto da embriaguez,
para curar os estragos
que a sua ausência me fez!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Felicidade é acordar
e me sentir produtiva;
olhar o mundo e exclamar:
Graças a Deus estou viva!
Ercy Marques de Faria – SP

Como quem consola o pranto,
cego e preso na gaiola,
o sabiá solta um canto
e o canto triste o consola!
Francisco Garcia – RN

Pelo glamour, pelo brilho,
que a mulher tem, e me atrai,
é fácil fazer um filho...
difícil mesmo é ser pai!
Francisco Pessoa – CE

O progresso traz mudanças,
cria fábricas e usinas,
mas se esquece das crianças
que dormem pelas esquinas!
Gerson César Souza – PR

Nosso romance de amor
começou bem diferente... 
Foi nosso computador
que aproximou mais a gente!
Gislaine Canales – RS

Arrefece esse teu passo,
sê feliz na sozinhez,
e caminha no compasso
de um passo de cada vez…
J.B. Xavier – SP

Oxalá flores nascentes
em vergéis adormecidos
despertem as novas mentes
aos caminhos coloridos!
João B. X. Oliveira – SP

Enquanto na natureza
há um verde que encanta e acalma,
num tempo de madureza
faz primavera em minh’alma.
Jeanette De Cnop – PR

Bela filha da floresta,
Maringá é uma lição:
nela o trabalho é uma festa
e o progresso é uma canção.
Jorge Fregadolli – PR

Nossos puros sentimentos
são comparados, na vida,
a afinados instrumentos
numa orquestra bem regida.
Jessé Nascimento – RJ

Quando à noite nos deitamos,
acho Deus de nós sorri:
é que juntinhos rezamos:
"Pai Nosso, que estais aqui"...
José Fabiano – MG

Qualquer que seja o motivo
pelo qual me abandonou,
em meu coração cativo
o pranto ainda não secou.
José Feldman – PR

O trabalho me norteia
e dele eu não me despeço,
pois quero meu grão de areia
na construção do progresso.
José Lucas de Barros – RN

Tempo difícil vivemos!
Quem nele tiver firmeza
alcança dois bens extremos:
a lucidez e a grandeza.
José Marins – PR

Se tenho o amor que mereço,
se gozo a paz que sonhei,
a vida cobrou-me um preço
e é certo que já paguei.
José Ouverney – SP

No bem-querer eu sou crente
quando o sofrer me descora...
Que importa estar no poente
se trago as crenças da aurora?
José Valdez – SP

Dos livros todos da vida,
o enredo que me envolveu
foi ver o amor sem medida
de quem por todos morreu.
Lília Souza – PR

Família, laço afetivo,
motivo para viver,
pois viver sem ter motivo
só nos leva ao desprazer.
Lucília Decarli – PR

No olhar triste de um boêmio,
o aspecto de dissabor
traz tênue seu maior prêmio:
viver morrendo de amor.
Manoel Cavalcante – RN

Nenhum prêmio vale a pena,
quando a vida, num tropeço,
vira lacuna pequena
a troco de qualquer preço.
Mara Melinni Garcia – RN

Será o sonho um aviso?
Acho bom esclarecer.
Eu sonhei com o paraíso,
nem assim quero morrer...
Mª Lúcia Fernandes Rocha – RJ

Quando o verso é costurado
com sentimento e magia,
parece vir cravejado
de ternura e de poesia!
Mª Luiza Walendowsky – SC

Tudo o poeta recria:
de um areal com talento,
faz as dunas de poesia,
que entrega nas mãos do vento.
Mª Thereza Cavalheiro – SP

Se pareço diferente
por querer bondade pura,
é o meu jeito de ser gente,
mas, talvez seja loucura!
Mário Zamataro–PR

Tenho, por certo, em verdade,
bem vivo, embora pungente,
que a mais pungente saudade
é aquela de alguém... presente!
Maurício Friedrich – PR

É uma sublime atitude
o saber pedir perdão.
Bem mais nobre é a virtude
de perdoar sem restrição.
Neiva Fernandes – RJ

Fibra e fé trago comigo
e, enquanto a noite não cai,
nas mesmas trilhas eu sigo
as botinas do meu pai.
Olga Agulhon – PR

Vivo exilado em mim mesmo
por culpa de uma paixão
que me fez vagar a esmo
depois de tirar-me o chão.
Renato Alves – RJ

Ao enfrentar preconceitos
as crianças seminuas
são sombras dos sem direitos
que a fome lança nas ruas.
Rita Mourão – SP

Eu não troco o meu feitiço
por um feitiço qualquer;
meu charme eu não desperdiço:
meu feitiço é ser mulher!
Roza de Oliveira – PR

Saudade, algema de amor,
que ao coração se derrama;
tem sempre o mesmo fulgor
no silêncio de quem ama.
Sarah Rodrigues – PA

No amor minha aprendizagem
com tantos erros se fez,
que não tenho mais coragem
de aprender tudo outra vez.
Sebas Sundfeld – SP

Amor de perdas e danos,
triste contabilidade:
resgate dos desenganos,
sobras de caixa-saudade!
Selma Patti Spinelli – SP

A verdade só proclama
quem pouco sabe, de fato.
O mundo é um grande anagrama:
movem-se as letras e os atos.
Sinclair Casemiro – PR

Das cordas de minha lira
ouço uma bela canção
que na saudade suspira
qual prece de uma oração!...
Sônia Ditzel Martelo – PR

No barco de teus abraços
fui timoneiro risonho.
E agora junto os pedaços
do naufrágio do meu sonho
Thalma Tavares – SP

Se o motivo me balança,
deixo de lado a quimera;
faço do amor esperança
onde a razão desespera.
Vanda Alves da Silva – PR

Chora o nenê. Fico olhando
e me enlevo, a refletir:
a sua emoção chorando
faz minha emoção sorrir.
Vanda Fagundes Queiroz – PR

===========================
Visite:
=================================

Nenhum comentário: