Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ministro da Integração Nacional cancela participação em evento no Campus do Pici





Ministro da Integração Nacional cancela participação em evento no Campus do Pici

O ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, cancelou a visita que faria ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, na próxima segunda-feira (20). Na ocasião, o ministro daria palestra sobre desenvolvimento regional de recursos hídricos no Nordeste, durante a abertura do Fórum Natureza e Sociedade.

O ministro informou aos organizadores do evento que sua presença foi impossibilitada devido às demandas que terá de cumprir na próxima segunda-feira, referentes ao Ministério. Teixeira, porém, vai gravar uma palestra em vídeo que será exibido no evento de abertura do Fórum, confirmado para esta segunda-feira.

O Fórum Natureza e Sociedade é uma iniciativa conjunta de professores do Departamento de Engenharia Hidráulica e dos cursos de Direito e Ciências Econômicas da UFC, e visa promover encontros quinzenais para debater alternativas de desenvolvimento sustentável, como o fortalecimento econômico regional. Segundo o organizador do Fórum, Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, serão analisadas as consequências ambientais do desenvolvimento econômico global, como as mudanças climáticas.

As discussões ocorridas no âmbito do Fórum serão documentadas em um livro a ser publicado ao final do ciclo de reflexões, em novembro de 2015. O Fórum terá a duração de um ano e culminará na realização de um Seminário Internacional em novembro de 2015. Quem comparecer ao evento de abertura receberá certificado de participação emitido pelo Projeto CASa (Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa), programa de formação docente da UFC.

Fonte: Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental – fone: 85 3366 9774

-----------------

Representantes da UFC participam de Assembleia Geral e Seminário do GCUB, em Recife

Segue até esta sexta-feira (17), em Recife (PE), a VII Assembleia Geral e o VI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) – organização que congrega mais de 50 Instituições de Ensino Superior (IES). A UFC, que integra o GCUB, é representada no evento pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino, e pelo Coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. Tito Lívio Romão.

Nesta edição, o evento tem como tema "Universidade Internacional: modelos e estratégias", realizando uma série de atividades sobre um tema fundamental para a UFC – a internacionalização do ensino superior no Brasil e no mundo. Cerca de 40 países estarão representados no encontro.

Os professores que representam a UFC coordenam, no âmbito do GCUB, o Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC) – que nasceu de uma parceria entre o GCUB e a Organização dos Estados Americanos (OEA). Por meio do PAEC, estudantes de 34 países americanos podem realizar estudos de mestrado e/ou doutorado em programas de IES brasileiras participantes do GCUB e que aderiram à parceria com a OEA. A atual seleção de estudantes está em andamento e a UFC oferta vagas e bolsas para 17 cursos, entre mestrados e doutorados.

Além disso, o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), atualmente gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), teve origem no GCUB. Através desse programa, alguns alunos do Curso de Letras – Francês da UFC participam atualmente de um PLI em uma universidade da França. Mais informações no site do GCUB (http://is.gd/l7RLyD).

SOBRE O GCUB – O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários em 2008, durante solenidade acadêmica na Reitoria da Universidade de Coimbra. O GCUB é composto por universidades nacionais – federais, estaduais, confessionais e comunitárias – que reconhecem a Universidade de Coimbra (a mais antiga dos países lusófonos) como sua "universidade mãe". A missão do grupo é "promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras", conforme consta no site da organização.

Fonte: Prof. Tito Lívio Romão, Coordenador de Assuntos Internacionais – fone: 85 3366 7333


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV

Nenhum comentário: