Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Globo pressiona, e CBF cria regras no padrão Fifa para campos nacionais

Globo pressiona, e CBF cria regras no padrão Fifa para campos nacionais

rodrigomattos
09/09/2014 14:38
Compartilhe131256
 Imprimir Comunicar erro
Em palestra durante a Copa do Mundo, o executivo da TV Globo Marcelo Campos Pinto pedia que um dos legados da competição fosse adotar o padrão da Fifa nos procedimentos nos campos de jogo. Em resumo, queria menos jornalistas em campo, privilégios para a emissora detentora dos direitos e fim dos atrasos. O objetivo era um gramado mais limpo, e mais organização.
A CBF atendeu a parceira neste início de setembro com novas normas para os jogos do Brasileiro e da Copa do Brasil, válidas a partir da próxima rodada, nesta quarta-feira. Foi limitado o contingente de imprensa, foram estabelecidas regras de comportamento para técnicos, jogadores e repórteres.
“É uma linha da Copa do Mundo. Foi tratado e desenvolvido (com a Globo). Eles mostraram a experiência que viveram no Mundial'', contou o diretor de competições da CBF, Virgílio Elíseo, ao blog. Ele não soube precisar quantas pessoas terão acesso ao campo em cada jogo. “Depende. Vamos ver, a experiência começa amanhã (quarta).''
Os treinadores, por exemplo, serão obrigados a dar a escalação com 60 minutos antes do jogo. Está proibida a comunicação entre jornalistas e técnicos e jogadores sobre lances polêmicos. Teoricamente, essa medida tinha como objetivo impedir que a arbitragem fosse pressionada após um time saber que foi prejudicado.
Mas a CBF negou a intenção. “É uma ordenação no comportamento'', contou Elíseo.
O número de repórteres de rádio não detentores de direitos da competição foi limitado a 30, com 30 fotógrafos. Não serão mais permitidos técnicos de som. A exceção é para a Globo e Sportv, que compraram o Brasileiro e a Copa do Brasil.
“Eles queriam estabelecer 16 como limite, mas negociamos porque era muito pouco e fixamos em 30″, contou o presidente da Abace (Associação Esportiva de Cronistas Esportivos do Brasil), Eraldo Leite. “Haverá regras para entrevistas do intervalo também porque alegaram que atrapalhava o reinício de jogo.''
Os atrasos de jogos representam uma das maiores reclamações da Globo porque prejudica sua transmissão. Clubes já têm sido multados pela Justiça Desportiva por esse motivo.
A Globo terá prioridade nas entrevistas, que fará sem interferência de outros veículos. Os procedimentos aproximam o Brasil do padrão Fifa, mas não completamente já que repórteres não detentores de direitos não são permitidos nos campos de jogo na Copa.
Outra medida adotada pela CBF foi a obrigação de se tocar o hino nacional cinco minutos antes de todas as partidas. Antes, só ocorria em Estados onde a lei exigia.

Nenhum comentário: