Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Ideias - Opinião - Diário do Nordeste - Gonzaga Mota

Política

O objetivo da política deve ser o bem comum e não a vantagem de uma minoria ou de alguns que estão temporariamente no governo.
Convém lembrar Rousseau, no "Contrato Social", quando preconizou a submissão do governo, até então dominado pelo absolutismo monárquico, a uma vontade geral e de Thomas Paine, no Direitos do Homem, ao reclamar do regime que colocava os idosos em asilos e a juventude na forca, exigindo uma assistência especial aos destituídos de bens, com recursos extraídos dos exageros fiscais da Coroa e dos privilégios concedidos aos aristocratas.
Como podemos observar tanto Rousseau como Paine condenaram o autoritarismo e as desigualdades, no campo das ideias e não no das ilusões pragmáticas. O embate e os jogos dos contrários constituem a essência dos sistemas democráticos. Mas uma regra se impõe: as democracias não podem ser ameaçadas pelas estratégias de emboscadas e conluios, bem como por atitudes aéticas e amorais, muito comuns em regimes fragilizados pela baixa institucionalização de sua vida política.
Norberto Bobbio, defensor da democracia, dos direitos individuais e da lei, ao analisar o "liberal-socialismo", destaca ideias compatíveis com a liberdade, a igualdade de oportunidades e a justiça social.
A desejada independência dos poderes constituídos, a liberdade de imprensa, a autoestima e a consciência dos direitos e obrigações das pessoas são pontos básicos para a consolidação da democracia.
Em consequência disso, a certeza de uma melhor qualidade de vida.

Gonzaga Mota
Professor e escritor

Nenhum comentário: