Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 24 de setembro de 2013

UFC oferta três vagas em concurso para professor visitante


UFC oferta três vagas em concurso para professor visitante

Para valorizar o intercâmbio docente e a troca interinstitucional de saberes, a Universidade Federal do Ceará oferta três vagas para professor visitante na Faculdade de Medicina, no Centro de Ciências e no Instituto de Ciências do Mar.

Na primeira, a seleção é para o Programa de Pós-Graduação em Cirurgia, setor de estudo "Metabolismo em situações de estresse". Trata-se de uma única vaga, na categoria "pleno" (com título de doutor há pelo menos 10 anos e nível de produção científica equivalente à de pesquisador 1C ou 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq).

No caso do Centro de Ciências, a seleção é destinada ao Programa de Pós-Graduação em Física, no setor de estudo "Física do Petróleo". A única vaga disponível é para a categoria "sênior" (com título de doutor há pelo menos 10 anos e nível de produção científica equivalente à de pesquisador 1A ou 1B do CNPq).

Já a vaga do Labomar, também para a categoria "sênior", destina-se ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas e Tropicais e concentra-se no setor de estudo "Deposição sedimentar em ecossistemas de manguezais na costa brasileira como proxy de oscilação local do nível do mar e acumulação de carbono orgânico (blue carbon) nos últimos cem anos".

A inscrição pode ser feita de forma presencial ou por procuração nas secretarias dos referidos programas (cujos endereços constam de anexos ao Edital nº 345/2013). Também são aceitas inscrições via Correios, mediante Sedex. A taxa a ser paga é de R$ 336,00 para a categoria "pleno" e de R$ 344,00 para a categoria "sênior".

O edital completo e mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC (www.progep.ufc.br).

Fonte: Divisão de Planejamento e Movimentação de Pessoal da Progep – fone: 85 3366 7407 

==============

Workshop da Pós em Linguística explora temas relacionados à Língua Portuguesa

Como parte das comemorações do 20º aniversário do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará, será realizado, de 25 a 27 de setembro, pela manhã e à tarde, o Workshop Política Linguística no Espaço da Lusofonia: Identidade, Variação e Ensino. O tema foi escolhido com base em uma das linhas de pesquisa mais abordadas no PPGL, que trata sobre o ensino do português como língua materna, segunda língua e língua estrangeira.

Um dos destaques é o minicurso “Políticas linguísticas para surdos”, com a professora da Universidade de Brasília (UnB) Enilde Faulstich. Também haverá conferências e mesas-redondas sobre políticas e planejamento linguístico, bilinguismo, internacionalização da língua portuguesa, dentre outros, sem contar com apresentação dos grupos de performance poética Verso de Boca e Dedo de Prosa.

Além de professores da UFC, estarão presentes como conferencistas pesquisadores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – incluindo a Reitora, Profª Nilma Lino Gomes –, da Universidade de Brasília e das federais da Paraíba e Fluminense.

As inscrições poderão ser feitas até o dia do evento, pelo site do Workshop (is.gd/akU3vQ), onde também estão disponíveis outros detalhes da programação.

Fonte: Profª Áurea Zavam – fone: 85 3366 7626 / aurea.ufc@gmail.com 



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV


Nenhum comentário: