Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 28 de setembro de 2013

Departamento de Saúde Comunitária na UFC tem 7 pesquisas sobre o SUS financiadas pela Funcap

Departamento de Saúde Comunitária na UFC tem 7 pesquisas sobre o SUS financiadas pela Funcap

O Departamento de Saúde Comunitária da UFC conquistou 20% de todos os projetos aprovados pela Universidade na chamada Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). Dentre os 57 projetos aprovados pelo PPSUS, 35 (61,4%) são coordenados por professores da UFC e, destes, sete (20%) têm professores do Departamento de Saúde Comunitária como proponentes ou coordenadores.

O edital foi lançado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com o Ministério da Saúde, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

O objetivo é apoiar a execução de projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Estado do Ceará no contexto do SUS.

Nos dois editais do PPSUS vigentes (nº 03/2012 e nº 07/2013), foram submetidos 191 projetos de pesquisa de diferentes instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos. Destes, 57 foram aprovados e financiados.

Confira a lista dos professores do Departamento de Saúde Comunitária contemplados: Ligia Regina Franco S. Kerr, Luciano Lima Correia, Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti, Maria Lúcia Magalhães Bosi, Monica Cardoso Façanha, Ricardo José Soares Pontes e Roberto da Justa Pires Neto.

Leia mais: UFC tem 17 propostas aprovadas pelo programa Pesquisa para o SUS (is.gd/W1DtRa). 

Fonte: Departamento de Saúde Comunitária da UFC – fone: 85 3366 8044
=================

MAUC abre exposição “A Enfermagem e as Artes Plásticas” 

Os conceitos que circundam a história da enfermagem ao longo dos séculos, da caridade ao cuidado profissional, estão expressos em pinturas e ilustrações de artistas europeus e norte-americanos no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC – Avenida da Universidade, 2854, Benfica).

Até 17 de outubro, está aberta ao público a exposição “A Enfermagem e as Artes Plásticas: do século XVI ao XX”, com 26 obras para apreciação. Os trabalhos já passaram por exposições em vários países da Europa e dos Estados Unidos (veja lista de obras da mostra em www.ufc.br).

Os conceitos de saúde, compromisso, disciplina, ternura, ciência, espírito e tantos outros são retratados em quadros como "Cena de hospital", "A enfermeira atenciosa", "O cavaleiro ferido", "O conforto da cruz vermelha" e o "O toque humano".

A exposição tem curadoria de Maria Patricia Donahue, do Lutter College (Iowa, Estados Unidos).
"Realizamos uma pesquisa documental, a partir de consultas às obras de Donahue, das quais selecionamos apenas a publicação de 1989, de que constam 26 telas que foram interpretadas pela autora. Organizamos em ordem cronológica para, em seguida, discutirmos as diferentes nuanças da enfermagem, reveladas nas pinturas", explica a equipe diretora da mostra.

Como poderá ser observado na exposição, o cuidado está presente do século XVI ao século XX como essência da enfermagem, mesmo antes de ser constituída como profissão. As obras também relacionam a enfermagem à higiene, às guerras, ao hospital, à religião, à visita domiciliar, ao cuidado de enfermagem e à profissional enfermeira.

A exposição no MAUC tem direção e pesquisa de Maria Dalva Santos Alves, Mônica Oliveira Batista Oriá, Maria Suêuda Costa e Eugênio Santana Franco. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Instituições interessadas em agendar visitas nos fins de semana precisam fazer contato prévio com o Museu.

Fonte: Profª Dalva Santos Alves, do Departamento de Enfermagem da UFC – fones: 3366 8455 / 3366 8451

=====================

Instituto de Educação Física e Esportes da UFC promove o I Colóquio de Pedagogia do Desporto

Nos dias 3 e 4 de outubro, será realizado o I Colóquio de Pedagogia do Desporto, no Auditório da Seara da Ciência, da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici. A programação conta com mesa-redonda, palestra e lançamento do livro do professor catedrático da Universidade do Porto (Portugal), Jorge Olímpio Bento.

O colóquio é realizado pelo Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) e as inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no dia e local do evento, limitadas à capacidade do auditório.

Jorge Olímpio Bento concentra sua área de ensino principalmente em assuntos relacionados à pedagogia do desporto. É um dos maiores defensores do desporto com base em pensamentos filosóficos sobre ideais, princípios e valores.

O I Colóquio de Pedagogia do Desporto terá ainda a participação de Eliane Bahruth, coordenadora geral dos Grupos Temáticos das Olímpiadas, do Ministério dos Esportes, que falará sobre a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no Brasil. Participam ainda Antonio Barroso Lima, diretor do Iefes, e os professores do IEFES Ricardo Hugo González e Francisco Silva Cavalcante Júnior, também do Instituto.

O evento terá início às 9h e será aberto a profissionais, a estudantes de Educação Física e Esportes e aos demais interessados. Mais informações: iefes@ufc.br.

Fonte: Instituto de Educação Física e Esportes – fones: 85 3366 9533 / 3366 9534

==================

Mestrado em Psicologia recebe inscrições até 11 de outubro

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará abre seleção para a turma 2014 de seu mestrado acadêmico, que oferta 22 vagas. Os interessados podem se inscrever de 30 de setembro a 11 de outubro. O programa contempla as linhas de pesquisa "Psicanálise e Práticas Clínicas", "Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea" e "Processos Psicossociais e Vulnerabilidades Sociais".

Primeiro, é preciso preencher o formulário eletrônico disponível no sistema Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no endereço is.gd/sN77aP, aba "Processos seletivos stricto sensu".

Também é necessário entregar pessoalmente, por procuração ou via Correios (Sedex), a documentação exigida no edital na secretaria do programa (Av. da Universidade, 2762, Benfica, bloco didático Ícaro Moreira, 1º Andar).

Os documentos são: comprovante impresso emitido pelo sistema SIGAA; formulário de inscrição (anexo ao edital) preenchido e com uma fotografia 3x4 recente, cópia autenticada do diploma de graduação (ou declaração de conclusão); cópia autenticada da carteira de identidade ou do passaporte (apenas para candidatos estrangeiros); cópia autenticada do histórico escolar emitido pela coordenação da graduação; planilha de pontuação do curriculum vitae devidamente preenchida.

A seleção constará de quatro etapas: prova escrita de conhecimentos específicos, arguição oral, prova escrita de proficiência em língua estrangeira e análise de currículo. As duas primeiras são eliminatórias, enquanto as demais, classificatórias.

A publicação do resultado final do processo está prevista para 28 de novembro. Mais informações podem ser encontradas no site do programa (www.pospsi.ufc.br). Já o edital pode ser baixado no endereço is.gd/AHUZ2N.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC – fone: 85 3366 7661

---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV


Nenhum comentário: