Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

FALANDO PARA MULHERES

ENTRANHAS ABERTAS

Juçara Valverde
(Da Academia Brasileira de Médicos Escritores)


Quando abro minhas entranhas
liberto além do amor
o fogo, a água e a ventania.
Como a mãe natureza
derramo meus humores.
Espirro petróleo e trago o passado
para alimentar o presente.
Minhas lavas são jogadas
domino por onde passo.
Canto nas fontes d’água
corro por onde caminho.
Mato a sede.
Sou semeadura por meus filhos
Educo meus frutos
vou além do meu tempo.
Escrevo, converso com o mundo.
Tenho os pés na terra.
Percebo o brilho das estrelas.
Sonho no deslizar da lua por novos mundos.
Ah! Sou mulher.
Amo sem interrupção

(Dia Internacional da Mulher - 8 de março de 2010)




TEMPO DAS GAIVOTAS

Juçara Valverde
(Da Academia Brasileira de Médicos Escritores)


Agora já não sinto mais medo.
Meus caminhos, no meu compasso.
Aconchego amigos ao meu redor.
Refaço o momento sem grilhões.
É o tempo das gaivotas
Marulhos e por do sol.
E embalo a vida sem preconceitos
Unido o doce e o amargo.
Janelas abertas para o amanhecer
Esqueço a fadiga e aqueço a vida
Insisto na linha do horizonte
T enho um tesouro por lá
O uro no brilho do sol
Diamantes nos sorrisos amigos
Estrelas no brilho do olhar
Veludo nas palavras carinhosas
Início e fim da tantos devaneios
Vou recarregar baterias
Entre o mar, o sol, a lua que nasce
Renasço a cada dia, sou mulher.


(Dia Internacional da Mulher - 8 de março de 2011)


VOO LIVRE

Juçara Valverde
(Da Academia Brasileira de Médicos Escritores)



No  meu Equinócio
o instante em que o Sol cruza a Linha do Equador
remexem o meus desejos eclípticos
dos dias e noites em igualdade
no dilúculo e no crepúsculo.
Preciso do mesmo tempo
para o sonho e a realidade
e que se faça presente no amor e na paz.
Que os meses de março
do início da primavera no norte ou do outono no sul.
superem as diferenças humanas.
Que ultrapassem os setembros outonais do norte
e das primaveras do sul pela justiça e a ética.
Em suas datas variadas, ano após ano
que nos trópicos haja
generosidade e solidariedade entre os povos.
Que os atrasos da vida
superem os dos 29 de fevereiro.
Que os Equinócios ocorrendo cada vez mais cedo
não acelerem nossa partida.
E no Periélio
seu aquecimento não queime nossas asas
para que possamos voar
na liberdade do hoje.


Dia Internacional da Mulher - 8 de março de 2012


Nenhum comentário: