Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Filho de Fidel Castro pratica esporte banido de Cuba pelo pai

Filho de Fidel Castro pratica esporte banido de Cuba pelo pai

Antonio Castro Soto del Valle joga golfe, esporte que vem ganhando cada vez mais espaço na ilha

Gazeta Press – 10 horas atrás
Antonio Castro, filho de Fidel Castro, ironicamente é praticante do golfe, …
O golfe, considerado um esporte elitista e burguês por Fidel Castro, foi praticamente banido de Cuba durante os anos 1960. Ironicamente, Antonio Castro Soto del Valle, um dos filho do líder revolucionário, é praticante da modalidade que ganha cada vez mais espaço na ilha na tentativa de alavancar o crescimento do turismo.

Antonio Castro é médico ortopedista e esteve no Brasil com a delegação cubana durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro-2007. O filho de Fidel permanece ligado ao esporte e, atualmente, além de jogar golfe, é um dos vice-presidentes da Federação Internacional de Beisebol.
O cubano participou da tentativa de recolocar o beisebol no programa dos Jogos e esteve em Buenos Aires durante o encontro promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no começo de setembro. A entidade sediada na Suíça, contudo, privilegiou a luta olímpica.
O golfe, por sua vez, tem presença garantida nos Jogos do Rio de Janeiro-2016. Os registros de uma partida entre Fidel Castro e Ernesto ‘Che’ Guevara, vestidos com trajes militares, estão entre as mais famosas imagens do fotógrafo Alberto Korda, autor do célebre retrato do guerrilheiro (e médico) argentino.Existem diferentes explicações para a inusitada incursão dos revolucionários pelo golfe, já que a data da partida é imprecisa. Há quem diga que o líder cubano quis caçoar do então presidente norte-americano Dwight Eisenhower, mas outros garantem que a exibição foi um gesto de simpatia pouco depois da Crise dos Mísseis, já na gestão de John Kennedy.
"Um dia, o presidente Eisenhower saiu na capa do New York Times depois de fazer um hole in one(acertou o buraco em uma tacada). Para tirar sarro, Fidel pediu ao Che para ensiná-lo a jogar. O Che jogou golfe durante sua infância na Argentina. O Fidel me pediu para fazer alguns retratos", explicou o fotógrafo, falecido em 2001, no livro "Cuba por Korda".
A brincadeira entre os dois amigos, altamente competitivos, virou uma disputa acirrada, vencida por Guevara, que já tinha algum conhecimento do esporte. O jornalista Lorenzo Fuentes, autor de uma reportagem sobre a derrota do líder cubano, teria deixado o país em seguida.Fato é que uma das providências de Castro após assumir o poder foi acabar com os campos de golfe, com exceção de um de nove buracos. Investindo em esportes considerados populares, como atletismo e boxe, ele fez com que a pequena ilha chegasse a rivalizar com as principais potências olímpicas.
Oficialmente afastado do poder desde 2008, quando empossou o irmão Raul como presidente, Fidel vê Cuba abrir mão de algumas de suas convicções durante os últimos anos. Atualmente, o turismo é a principal fonte de receita da frágil economia da ilha.
Na tentativa de atrair mais visitantes e eventos, Cuba, em associação com britânicos e chineses, promete construir resorts com campos de golfe nos próximos anos. A iniciativa é respaldada por Antonio Castro Soto del Valle, filho do homem que baniu a modalidade.

Nenhum comentário: