Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CONCURSO NACIONAL /INTERNACIONAL UBT SP

CONCURSO NACIONAL /INTERNACIONAL

Tema: SAL
Âmbito Nacional: VENCEDORES

A vida é drama brutal                            Numa lágrima salgada
para a criança sem nome,                    eis a vida resumida,
em que a lágrima de sal                       nas emoções da chegada
tempera o prato da fome!                     e nas dores da partida!
Adilson Maia  Niterói  RJ

O rancor é um sal barato
que ao longo do tempo oxida
todas as faces do prato
no qual provamos a vida!
Antonio de Oliveira  Rio Claro - SP

Por um contraste cruel,
de razões mal explicadas,
dos teus olhos cor de mel
descem lágrimas salgadas!
Arlindo Tadeu Hagen  Belo Horizonte - MG

Seria oposto e fatal
porém tão bom se assim fosse:
teu amor... um mar de sal
e o meu... um riacho doce!
Clenir Neves Ribeiro  Nova Friburgo - RJ

Por maior que seja o mal,
sê persistente na sina.
Uma montanha de sal
não resiste à chuva fina.
Dulcídio B. M. Sobrinho  Juiz de Fora - MG

Na festa plena de encanto
um brinde, um beijo, um anel...
E em vez de sal, no meu pranto
impera o gosto do mel!
Elen de Novais Felix  Niterói - RJ

Numa paixão imortal,
minhas tristezas eu venço,
beijando o sabor de sal
que deixaste no meu lenço!
Hermoclydes S. Franco  Rio de Janeiro - RJ

Por minha culpa partiste;
e o sal do pranto, sem dó,
agora, torna mais triste
o triste viver de um só...
José Tavares de Lima Juiz de Fora - MG

Deixei-te... Agora eu lamento
a decisão da partida,
pois vi que o arrependimento
põe gosto de sal na vida!
Thereza Costa Val  Belo Horizonte  MG

Depois de tua partida                           Mar agitado e bravio
por desavença banal,                           foi teu amor sem ternura,
o que foi a doce vida                            só me deixando um vazio
hoje é uma vida sem sal!                     e as salinas da amargura.
Wanda de Paula Mourthé  Belo Horizonte  MG

Tema: SAL
Âmbito Internacional: VENCEDORES

No auge duma tormenta
com teu corpo divinal,
no teu olhar há pimenta
e os beijos sabem a sal.
António José Barradas Barroso  Parede  Portugal

O teu riso é o sal da vida
que tempera as emoções.
Traz de volta a fé perdida
e do pranto faz canções.
Domingos Freire Cardoso  Ílhavo - Portugal

Se o ciúme é o sal do amor
como muita gente diz...
Só provoca dissabor
e não faz ninguém feliz.
Emilia Peñalba de Almeida Esteves  Porto - Portugal

Lábios doces e dourados
que a sul o sol faz tostar,
regalam beijos salgados
com vento vindo do mar.
Victor Manuel Capela Batista  Barreiro - Portugal

CONCURSO ASSINANTES DO “INFORMATIVO”

Tema: DUNA
Âmbito Nacional: VENCEDORES

As minhas mãos, em desvelos,
vão surfando, sem receios,
nas ondas dos teus cabelos
rumo às dunas dos teus seios.
Arlindo Tadeu Hagen – Belo Horizonte - MG

Paciência e lentidão
constroem coisas perfeitas.
Reparem: de grão em grão
aquelas dunas são feitas!
Célia Guimarães Santana – Sete Lagoas - MG

Durante o sono do Sol,                            Ondulantes areais,
enquanto a Lua desperta,                        ao sabor do vento incerto,
tomo a duna por lençol                            as dunas são sensuais
e as estrelas por coberta...                      odaliscas do deserto...
Élbea Priscila de Sousa e Silva  Caçapava  SP

Brincando, o vento travesso                    O mar num longo suspiro
pelas areias se espraia,                           inveja a serenidade
enquanto muda o endereço                     da brisa que faz seu giro
das brancas dunas da praia!                    pelas dunas da saudade.
Elen de Novais Felix -  Niterói - RJ

As dunas que, à beira-mar,                      No deserto desta vida,
tanto encantam nossa vista,                    sozinho e de amor sedento,
por certo, querem provar                         sou triste duna esquecida,
que o vento é também artista...               que espera o afago de um vento!...
José Tavares de Lima – Juiz de Fora - MG

Já na planície, alquebrada,
transcendo tempo e distância:
procuro a duna encantada
dos sonhos da minha infância!
José Valdez de Castro Moura – Pindamonhangaba-SP

Paixões – eu digo e sustento −
pela inconstância da forma
são dunas de sentimento
que o tempo varre e transforma!...
Maria Helena de O.  Costa – Ponta Grossa - PR

Sob a luz da lua cheia,                           Às vezes, grandes fortunas
as dunas fazem lembrar                         têm uma vida fugaz:
lençóis corando na areia                        são semelhantes a dunas,
que o vento enruga ao passar!              que o vento faz... e desfaz!...

No deserto, eu penso, absorto
ante as dunas em cadeia:
são as ondas de um mar morto,
que o vento esculpe na areia!!!
Maria Madalena Ferreira – Magé - RJ

Nas miragens de um deserto
em que vivo, hoje, os meus dias,
sei que os sonhos que acoberto
são dunas de fantasias...
Thereza Costa Val  Belo Horizonte - MG

 Aquela duna imponente,
que na paisagem se alteia,
tem na origem, certamente,
minúsculos grãos de areia.
Vanda Fagundes Queiroz  Curitiba - PR

Teu amor, em nossa história,
inconstante, me atormenta,
feito duna migratória
que o vento não sedimenta...
Wanda de Paula Mourthé  Belo Horizonte - MG

Tema: DUNA
Assinante Internacional

Minha vida é um grão de areia
em duna perto do mar
enfrentando a maré cheia
que consigo a quer levar...
Domingos Freire Cardoso  Ílhavo  Portugal

CONCURSO ASSOCIADOS DA SEÇÃO SÃO PAULO - SP

Tema: FORNALHA
Âmbito: VETERANOS

Tua carícia não falha
e ao fogo de amor me induz,
pois tua mão é fornalha
que me esquenta à meia luz.
Analice Feitoza de Lima

Deserto, paisagens tortas,
fornalha de inferno e frágua,
as dunas são ondas mortas,
neste mar que não tem água.
Campos Sales

O sol parece fornalha
queimando tudo o que existe.
O chão, seco, a fome espalha...
mas, nordestino, resiste!
Héron Patrício

Eu vi queimar os encantos
dos sonhos deste menino
e transformá-los em prantos
na fornalha do destino.
José Gilberto Gaspar

O teu adeus é um castigo,
mas, me acalma esta verdade:
a esperança é o meu abrigo
na fornalha da saudade!...
Marilucia Rezende

O sol que vai se deitando,                        Tu foste embora e, ao partir,
neste ocaso que me alcança,                  me deixaste só, sem dono,
é uma fornalha queimando                      com minha alma a se extinguir
os meus sonhos de esperança.               na fornalha do abandono...
Marina Bruna

Uma fornalha é meu leito
e, ao amar-te sem pudor,
embora ele seja estreito,
estreita mais nosso amor!..
Marisa Rodrigues Fontalva

Quando a paixão é marcada                      Na fornalha deste amor,
por possessão, se resume                         fiz um cristal se quebrar,
numa rosa incinerada                                ao derramar meu calor
na fornalha do ciúme...                              no gelo do teu olhar...
Renata Paccola

A vida é um fogo de palha
e o tempo se mostra algoz,
mais parece uma fornalha
onde a palha...  somos nós! ...
Roberto Tchepelentyky

Na fornalha, em que me abraso,
 você finge que não vê
seu desprezo não faz caso
do meu amor... por você!
Therezinha Dieguez Brisolla

Tema: FORNALHA
Âmbito: NOVOS TROVADORES

Se for teste, meu Senhor,
o viver nesta fornalha,
tu verás que a fé e o amor
de um nordestino não falha!
J.B. Xavier

Eu lembro a roça, a fornalha,                      Joguei rosas na fornalha
coisa comum no sertão:                              e o vento, por brincadeira,
água bebida na talha                                  vendo as cinzas, as espalha
e a fornalha assando o pão                        perfumando a praça inteira!
Waldir Gerson Granzotti

Tendo fé, não sou ruim,
na caridade eu me esforço,
pois quem é mau tem por fim
a fornalha do remorso!
Yedda Ramos Maia Patrício

CONCURSO HUMORÍSTICO ASSOCIADOS DA SEÇÃO SÃO PAULO

Tema: FORRÓ
Âmbito: VETERANOS E NOVOS TROVADORES

A Raimunda, minha prima,                    Fazê forró? Dexo não.
lá no forró faz sucesso;                         - Dotô, meu povo é pacato.
é que o povo adora a rima                    - E se tivé confusão?
que a prima tem em excesso.               - Si tivé, dexa que eu mato.
Campos Sales

No forró, cachaça à mão,
a morena, dando trela
e o sanfoneiro, doidão,
atrás do molejo dela...
Darly O. Barros

O forró, diz meu amigo,                           O forró ia animado;
me esbraseia e deixa quente:                  de briga, nenhum perigo...
o esfrega-esfrega de umbigo                   - Gostoso, que só pecado:
é um perfeito antecedente.                       ra umbigo contra umbigo!...
Héron Patrício

- Quando saiu... a maninha                   Severino tem oitenta!
foi com  mãinha ou foi só?                     Raimundinha, vinte e dois!
- Sei não! Mas voltou mãinha,               Mas, quando o velhinho esquenta,
quando chegou do forró!                        fica o forró pra depois!...
Jaime Pina da Silveira

No forró do bate-fundo,
Manezinho cai na dança
e, naquele fim de mundo,
enche o mundo de criança...!
Maria de Lourdes Paiva Reis

Com sensual rebolado,
a morena, vejam só,
faz o forró assanhado
virar um forrobodó!!!
Marilucia Rezende

No forró, tanto dançava
a decotada senhora
que o que dentro antes pulava
pulou pro lado de fora.
Marina Bruna

No forró dança sozinho
aquele gordo, e se queixa
que não dança agarradinho
porque a barriga não deixa!
Marta Maria Paes de Barros

Falhou, marcando o compasso                 São dois, no espaço de um só
do forró... mas, se esforçou                      de agarradinhos que estão...
e quando acertou seu passo,                    e a moça, após o forró,
seu marca-passo... falhou!!!                      teve direito à pensão!
Therezinha Dieguez Brisolla

CONCURSO INTERSEDES DA UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES

Seção Vencedora em 2010  São Paulo  SP
Trovadora: Marina Bruna
Tema: JURA

VENCEDORA

De mim... tu juras que gostas...
- Mas, tal cinismo realças,
que eu juro - até de mãos postas! -
que as tuas juras são falsas!!!
Maria Madalena Ferreira  Rio de Janeiro  - RJ

MENÇÕES HONROSAS

Erra feio quem calcula
na equação da vida a dois,
que uma mentira se anula
quando há uma jura depois!
Antonio de Oliveira - Rio Claro - SP

Puseste-me na clausura!
E hoje, em sonhos sem sentido,
eu me alimento da jura
que murmuras noutro ouvido...
Manoel Cavalcante de Souza Castro -Natal - RN

Na igreja, em rito divino,
nossa jura faz supor
que as badaladas do sino
são de aplauso ao nosso amor!
Wanda de Paula Mourthé - Belo  Horizonte - MG

Nenhum comentário: