Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Noite de Gala


 Uma parcela de Fortaleza, e por que não dizer toda a cidade, viveu, no dia 25 deste mês de setembro, uma noite memorável: a comemoração dos trinta anos de fundação da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE.                                               
            Ela nasceu no dia 9 de setembro de 1983 com o nome de Academia Municipalista do Brasil – seção do Ceará - capitaneada pela escritora Maria Santiago Galeno cujo hipocorístico, como ficou conhecida na história literária do Ceará, é Nenzinha  Galeno.
Com seu passamento dessa dimensão para a outra, seu trabalho foi continuado por Alayde de Sousa Lima, Meton Maia e Silva, Agostinho  Cardoso Neto, Francisco Paiva Lima e Francisco Lima Freitas que se tornaram, na História da Academia, seus corifeus.
A partir do ano de 1994, este Silogeu passou a ser denominado Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará.
 De então por diante, esta Arcádia desenvolve um trabalho hercúleo na difusão das atividades artísticas e culturais e na salvaguarda das tradições dos municípios cearenses.                     
Para comemorar suas Bodas de Pérola, foi levada a efeito uma grande programação, culminando com uma sessão solene realizada na sede da Academia Cearense de Letras.
 Como abertura da solenidade, o Presidente do Sodalício, Francisco Lima Freitas, relatou a história da entidade em favor do desenvolvimento cultural dos municípios do Ceará, concluindo com a afirmação de que o trabalho à frente da Academia, nestes dezessete anos foi dantesco, mas os frutos colhidos com a participação dos acadêmicos entrincheirados no Tabernáculo Sacrossanto da Academia foram maravilhosos e deliciosos.
 Na saudação à aniversariante, o Presidente da Academia de Retórica do Ceará, Maurício Benevides, afirmou que podemos considerar a Academia um paradigma de perseverante trabalho e de inabalável fidelidade a seus objetivos basilares.
               Nessa oportunidade, a Academia, de acordo com seu Estatuto, outorgou diplomas de Sócio Emérito às personalidades: José J. Diógenes Tavares, Rosimir Espíndola Sampaio e Francisco de Assis Clementino Ferreira; de Acadêmico Honorário, a Manuel Casqueiro e José Cajuaz Filho;  de Sócio Honorário, a Erwin Schrader e Públio Pinheiro Milhome e de Mérito Cultural, aos Colégios Maria Ester e Dáulia Bringel .
              Os agraciados foram saudados pelo Acadêmico Neuzemar Gomes de Morais que disse de sua alegria em contar a Academia com novos membros.
             Ao final, em poucas palavras, o novel acadêmico honorário, José Cajuaz Filho, agradeceu,sensibilizado,em nome de todos os agraciados,ao Presidente Lima Freitas a honrosa distinção que lhes foi outorgada e disse parodiando o Hino à Alegria de Beethoven que “ os corações dos agraciados  estão abertos ao calor da ALMECE. Em seguida foi servido um  gostoso coquetel.
            No coroamento da solenidade, foi lançada a X Coletânea da ALMECE.
            Foi de fato uma noite de grande gala, a comemoração dos trinta anos de fundação da Academia de Letras dos Municípios do Ceará.
           Parabéns ao Presidente Francisco Lima Freitas e a todos os seus acadêmicos e a nós agraciados.
           José Cajuaz Filho, acadêmico honorário.


Nenhum comentário: